25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos

Torpedos

Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos (SP) e região

11/03/2021 06h01 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Torpedos

Mais leitos 1

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (10) a implantação de mais 338 leitos no decorrer de março para atender casos graves de COVID-19 em diferentes regiões do Estado. O número contabiliza 171 leitos de enfermaria e 167 de Terapia Intensiva em hospitais estaduais, municipais e vinculados ao SUS, como Santas Casas e serviços filantrópicos.

Mais leitos 2

A região de Araraquara (DRS-3) será contemplada com novos leitos. Resta saber se o governo do estado irá instalá-los aqui em São Carlos ou privilegiará a cidade vizinha na melhoria do sistema de saúde. A conferir…

Polêmica

A rejeição do Projeto de Lei que dava o nome de Marielle Franco, ex-vereadora do PSOL do Rio de Janeiro assassinada em 2018, a uma rua de São Carlos segue repercutindo nas redes sociais. A discussão sobre o projeto reacendeu o clima de polarização política na cidade.

Mais polêmica

Outros dois projetos, propostos pelo vereador Djalma Nery (PSOL), devem causar polêmica nas próximas semanas. Um deles inclui no Calendário Oficial do Município de São Carlos o “Dia Marielle Franco” a ser comemorado anualmente no dia 14 de março. Já outro, institui o programa de atenção humanizada ao aborto legal e juridicamente autorizado na cidade.

Números

O número de mortes por Covid-19 aumentou 16% na última semana. O índice de isolamento social na cidade foi de 43% na última terça-feira. Ou seja, os dados mostram que os cuidados devem ser redobrados neste momento.

Viagem

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de São Carlos, Carneirinho Pires, esteve ontem e anteontem em Brasília para participar de várias reuniões. Já passou da hora de ele retornar à cidade com a mala cheia de recursos e não apenas com promessas. Vamos aguardar…

Falando nisso

Estamos no terceiro Secretário de Obras Públicas nesse ano e até agora não temos notícias oficiais sobre a aprovação ou não pelo Governo do Estado do projeto de combate às enchentes na cidade e posterior liberação de verbas para a execução das obras.

Vírus

Após estudos científicos mostrarem que a vacina do Butantan é eficaz contra a nova cepa do Coranavírus, a Saúde conseguiu enviar amostras para verificar se a nova cepa contaminou alguma pessoa em São Carlos, depois de quase um mês em que ela foi detectada em Araraquara. Que fase!

Recomendação

O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, recomendou ao governador do Estado de São Paulo conforme o Aviso 135/21 para suspensão da realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo e de eventos esportivos de qualquer espécie, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo.

Polêmica

A suspensão das missas e cultos deve ser o principal assunto da reunião do Comitê Emergencial de Crise de hoje. O Governo do Estado ainda não definiu sobre a suspensão total das atividades.

Comparação

O Governo do Estado está investindo cada mais vez em ferramentas de acesso aos munícipes no Poupatempo. Já passou da hora do SIM Municipal ter um local amplo e em condições para que a população seja bem atendida e realize todos os serviços.

Força

A coluna e demais colaboradores e direção do Jornal Primeira Página desejam toda a força do mundo e a pronta recuperação do chefe de gabinete da Prefeitura de Ibaté, Paulo Melo, que precisou ser internado devido às complicações da Covid-19.

Dados 1

O Estado de São Paulo gera mais de 13 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, o que representa 20% do total coletado no país e a maior taxa nacional. Cada habitante da Capital paulista produz, em média, 867 gramas por dia de resíduos sólidos, enquanto a média per capita no interior, no litoral e na Região Metropolitana é de 912 gramas diários.

Dados 2

Apesar de liderar o ranking dos maiores produtores de resíduos sólidos no Brasil, o Estado de São Paulo tem 99,7% da população atendida pelo serviço de coleta urbano, o que o coloca em um cenário muito próximo à universalização do atendimento. O levantamento foi feito pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x