25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 30/09/2012

Torpedos – 30/09/2012

29/09/2012 12h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 30/09/2012

A uma semana

Para um dos seis prefeituráveis, a uma semana das eleições, ele está “A Dois Passos do Paraíso” (se é que pegar um abacaxi como governar qualquer cidade pode ser isso)., outros estarão na “ante-sala do inferno” e outros continuarão da mesma forma que entraram no processo eleitoral.

 

Fim da novela

O importante é que em sete dias terminará a novela das eleições municipais, que, diga-se de passagem: ninguém agüenta mais! Para alguns o final será feliz, para outros, uma verdadeira tragédia.

 

Aprendizes da vida

Para quem ganhar resta manter os planos de se melhorar os serviços públicos da cidade e buscar governar com gente competente e sem arrogância, sem tripudiar sobre os adversários derrotados.

 

Lições

Para quem perder, fica o aprendizado, a identificação dos erros e o know how adquirido durante a luta política. Com diz o aprendizado popular, o jeito é juntar os cacos e se preparar para os próximos embates. Afinal, a vida é uma guerra cheia de batalhas. Se nesta não foi possível ganhar, na próxima tudo pode ser diferente.

 

Choque de gestão petista

A candidata à prefeita de Araraquara, Márcia Lia, falou ontem, durante o debate da EPTV, realizado manhã de ontem,  falou que vai promover um choque de gestão na Empresa de Transportes. Pelo jeito, esta não é uma proposta exclusiva do PSDB de São Carlos.

 

DBC e Intersom FM

Um atento leitor da coluna notouq ue ontem confundimos o prefixo das emissoras de rádio DBC FM e Intersom FM. O prefixo 103,9 MHZ é da Intersom FM. O da DBC FM é o 106,3 MHZ.

 

Investimento indiano 1

A vasta produção de cana-de-açúcar na região, principal matéria-prima para a fabricação de garrafas pet que emitem menos dióxido de carbono, foi um dos principais motivos para atrair a empresa JBF a Araraquara, afirmou o diretor da fábrica sediada na Índia, Rohit Maindwal.

 

Investimento indiano 2

Ele e executivos da da Coca-Cola se reuniram no município nesta sexta-feira (28) para confirmarem o investimento de R$ 1 bilhão na construção de uma fábrica na cidade.

 

Investimento indiano 3

A empresa, que vai ser construída este ano, vai gerar 125 empregos diretos e mais de 1500 indiretos. A fábrica contará com uma tecnologia feita parcialmente de origem vegetal, que substitui parte do petróleo por componentes extraídos da cana-de-açúcar.

 

Obras

As obras da fábrica em Araraquara terão início ainda este ano, em um terreno na estrada vicinal de acesso à Usina Zanin, no lado oposto da empresa Sachs.

 

2014

A produção está prevista para o segundo semestre de 2014. Com a nova unidade, o Brasil se tornará o maior produtor e exportador de BioMEG do mundo, com capacidade de produção estimada em 500 mil toneladas/ano.

 

10,4% a mais

Nas eleições municipais de 2012, serão eleitos 10,4% mais vereadores que em 2008. O aumento no número de vagas nas câmaras de Vereadores se deve à Emenda Constitucional 58, aprovada pelo Congresso Nacional, e que resultou em 5.390 novas cadeiras nos legislativos municipais.

 

Fórmula

A emenda modificou a fórmula de cálculo da quantidade de vagas nos legislativos municipais e estabeleceu que, agora, elas variam de nove cadeiras para cidades com até 15 mil habitantes até 55 cadeiras para municípios com mais de 8 milhões de pessoas.

 

Novo cálculo

Pelo novo cálculo, apenas cinco municípios tiveram reduzido o número de vereadores que serão eleitos, enquanto 1.695 aumentaram o número de cadeiras. De acordo com o Censo 2010, o país tem 5.564 municípios.

 

Mais vagas

Proporcionalmente, os estados com municípios que mais criaram vagas foram o Pará (24,5%), Ceará (23,8%) e Maranhão (18,6%). Já os municípios do Tocantins foram os que menos criaram vagas, com aumento de apenas 2,7%.

 

432.867 candidatos

De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), disputam as 57.434 vagas de vereador, em todo o país, 432.867 candidatos. As mulheres ainda são minoria entre eles, somando 31,5% das candidaturas. Ao todo, 296.810 homens disputam as câmaras municipais, enquanto 136.057 mulheres são candidatas.

 

Mais mulheres

O partido que mais tem mulheres disputando uma vaga em câmaras de vereadores é o PSTU, com 42%. O PCO, com 38,5%; o PCB, com 27,1%; e o PSD, com 29,9% são os que têm menos mulheres concorrendo. Os dois últimos partidos não estão atendendo às obrigações da legislação eleitoral, que estabelece cotas mínimas de 30% para um dos sexos.

 

SP lidera

Em números absolutos, São Paulo é o estado com mais candidatos a vereadores: são 75.160 ao todo. Minas Gerais segue em segundo lugar com 67.865. Já Roraima é o estado com menos candidatos em seus municípios, com 1.508 pessoas concorrendo às câmaras municipais nas eleições que ocorrerão em 7 de outubro.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x