25 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 28/04/2012

Torpedos – 28/04/2012

28/04/2012 12h20 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 28/04/2012

Kalunga

São Carlos deve ganhar, nas próximas semanas, uma loja da Kalunga que comercializa produtos de informática, material escolar e materiais para escritórios. A unidade vai gerar até 50 empregos e deve funcionar no local onde existia a Auto Peças Karwagen, do nosso amigo Doca.

 

Na Globo 1

Na última sexta-feira começaram ir ao ar as chamadas “pílulas” do PSDB. Na Rede Globo, em horário nobre, entre às 19h e 21h30, estão sendo divulgadas as inserções dos tucanos.

 

Na Globo 2

Quem aparece na publicidade é o pré-candidato do PSDB, Paulo Altomani, acompanhado por ninguém menos que o governador do Estado, Geraldo Alckmin.

 

Na Globo 3

Na próxima semana, as “pílulas” tucanas voltam a ser exibidas na segunda-feira (30), na quarta (2 de maio) e na sexta (4 de maio).

 

Catharino

Quem está de volta ao front após alguns dias de repouso para cuidar da saúde é o nosso amigo vereador Antonio Carlos Catharino (PTB). Por conta deste probleminha, ele não pôde participar da última sessão da Câmara Municipal, onde fatalmente destacaria o sucesso da Parada das Flores.

 

PTB

Por falar em Catharino, hoje é dia de convenção do Partido Trabalhista Brasileiro, dos nossos amigos Aldomiro Pedrino, Marcos Martinelli, Cathá e também Nilson Liberato e Márcio Cinti.

 

PPL vice???

O Partido Pátria Livre (PPL) não aceita menos do que o cargo de vice-prefeito para apoiar a candidatura de Oswaldo Barba à reeleição. Pelo jeito, Barba terá que adotar em São Carlos o Estatuto da Fiesp no qual existem “N” vices.

 

Freire

O vereador Freire, imaginem só, está agora oferecendo um prêmio para quem apontar obras do governo estadual em São Carlos. Pelo jeito, Freire, um ex-tucano, quer se tornar a mosca na sopa da oposição nas eleições de 2012.

 

Deonísio da Silva

Depois de um longo período de ausência, quem esteve em São Carlos na última sexta-feira foi o escritor, vice-reitor da Universidade Estácio e colunista do Primeira Página, Deonísio da Silva.

 

Elicio

Para trazer o ilustre escritor a São Carlos foi necessária uma homenagem a seu grande amigo, Elicio de Cresci Sobrinho, que foi laureado na sede do Poder Judiciário, juntamente com o promotor aposentado Abrahão Burhian. A iniciativa da homenagem foi do vereador Marquinho Amaral (PSDB).

 

Emprego garantido 1

A formação nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) garante emprego para 80% dos alunos. A cada cinco pessoas que completam os cursos, quatro saem empregadas.

 

Emprego garantido 2

Além disso, de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das 50 melhores escolas estaduais, 37 pertencem ao Centro Paula Souza, que administra as Etecs e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

 

Inscrições

As inscrições do Vestibulinho das ETECs para o segundo semestre de 2012 estão abertas e seguem até às 15h do dia 17 de maio. O acesso é feito pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa é de R$ 25.

 

Vagas

Ao todo, são oferecidas 63.678 vagas em 79 cursos técnicos. Neste semestre, os candidatos podem indicar uma segunda opção de curso ou período no ato da inscrição, desde que sejam oferecidos na mesma unidade. O exame será no dia 17 de junho.

 

Cotas 1

Levantamento feito pelo G1 mostra que, das 59 universidades federais do país, 36 oferecem algum tipo de ação afirmativa de reserva de vagas no processo seletivo. Destas, 25 têm algum tipo de cota racial para negros, pardos e/ou índios. O número corresponde a 42,3% do total das instituições.

 

Cotas 2

Nesta quinta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional a adoção de políticas de reserva de vagas para garantir o acesso de negros e índios a instituições de ensino superior em todo o país.

 

Cotas 3

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação, cada instituição federal tem autonomia para decidir se vai ou não adotar uma política de ação afirmativa. As cotas podem ser raciais (para negros, pardos e índios), sociais (para oriundos de escolas públicas e deficientes físicos) ou uma combinação dos dois modelos, ou seja, dentro da cota de vagas para estudantes vindos de escolas públicas são reservadas vagas para negros, pardos e índios. Em geral, para entrar nesta cota, basta que o estudante se autodeclare negro ou pardo.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x