18 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 5/7/2013

Torpedos – 5/7/2013

04/07/2013 22h17 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 5/7/2013

Cidinha na Festa Junina

 

Quem se destacou muito na Festa Junina do Arraiá do Santo Antônio Zaccarin, realizada no Parque Itaipu, foi a vereadora Cidinha do Oncológico (PHS). Vestida de “caipirinha”, ela esteve no local durante todo o tempo, ajudou na entrega de docinhos e posou para as fotos ao lado do prefeito Paulo Altomani (PSDB).

 

Festa lotada

Mais de mil pessoas compareceram à festa para desespero de Santo Antônio Zaccarin, da loja Toninho Calçados. Devido à popularidade de Toninho, todas as emissoras de rádio divulgaram o evento, que tomou caráter de “festa municipal”.

 

Filosofia de Luppi

E aí muita gente de São Carlos tomou o “caminho da roça” como se fala nestas ocasiões. Como diria o filósofo contemporâneo Luis Donizete Luppi: “Pênalti e boca livre só perde quem é trouxa”

 

Encontro

Na noite da última quarta-feira, o prefeito Paulo Altomani recebeu uma comissão de representantes dos manifestantes que realizaram, naquele dia, um novo protesto. O encontro também contou com a participação do vice-prefeito Claudio Di Salvo, do presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, dos secretários de Governo, Julio Soldado, de Comunicação, Luciano Arantes e assessores.

 

Apoio

Altomani ratificou o seu apoio ao movimento e, após receber uma pauta de reivindicações, assumiu o compromisso de responder por escrito a cada uma delas. Também se agendou para a próxima sexta-feira (12) uma segunda reunião envolvendo Executivo, Câmara Municipal, Secretaria de Transporte e Trânsito, Movimento Transporte Justo e empresa Athenas, para que a discussão ocorra de forma mais ampla.

 

Federalização

O conselho universitário da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) defendeu na última segunda-feira (1º) a federalização do hospital-escola da cidade e a regularização de repasses do município para a instituição.

 

Resposta

O manifesto é uma resposta à proposta do prefeito de São Carlos, Paulo Altomani (PSDB), que deu a entender que pretende municipalizar a gestão do hospital e construir um AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

 

Politizando?

O reitor da universidade e presidente do conselho, Targino de Araújo Filho, diz que o prefeito está politizando “de uma forma extrema” a instalação do ambulatório na instituição. “Eu acho que ele quer colocar o carimbo dele no hospital”, afirma.

 

AME

A instalação de AMEs é uma estratégia do governo de SP para ampliação da saúde estadual. Altomani é do mesmo partido do governador Geraldo Alckmin (PSDB). No último sábado, Altomani divulgou uma entrevista feita por sua própria assessoria na qual defende a municipalização do hospital.

 

OS

Atualmente, é gerido pela OS (Organização Social) Sahudes. O tucano é contra o aditamento do contrato, feito no fim da gestão passada, prorrogando o contrato por mais três anos, a um custo de R$ 1.129.140,50 por mês.

 

Repasses

Na carta, além de rejeitar o AME no local, o conselho universitário pede que a prefeitura regularize os repasses para o hospital e formalize pedido de aumento de subsídios federais à instituição

 

Fim da briga?

Ontem, o prefeito Altomani afirmou que o presidente do Sahudes, Sebastião Cury, concordou em passar o comando da OS para pessoas ligadas ao atual governo, deixando de dirigir a entidade. Parece que chega ao fim mais uma briga entre PT e PSDB.

 

Epidemia

Até terça-feira (2) fora da faixa epidêmica, Tambaú  agora é mais uma cidade a entrar em epidemia de dengue. Com 71 casos confirmados da doença na quarta-feira (3), o município é o 16º da região central a ter um número elevado de doentes neste ano.

 

Região

A região central da cidade foi a que registrou mais casos. Nas 16 cidades em epidemia são 11.440 casos. Na terça-feira (2), a 15ª cidade a dar o alerta de epidemia foi Araraquara, com 646 casos de dengue confirmados só neste ano. Os bairros com mais incidências são a Vila Xavier e o Vale do Sol. Segundo a Prefeitura, o trabalho preventivo e de orientação à população é feito de casa em casa.

 

Leme

Até agora, o maior número de casos registrados foi em Leme. Desde o dia 1º de janeiro deste ano foram 4.481 pessoas contaminadas pela doença. Em seguida, Rio Claro com a marca de 1.010 confirmações da dengue.

 

Mortes

Segundo a Vigilância Epidemiológica, em maio duas mortes foram confirmadas na região: no dia 17 em Araras e outra no dia 27 em Rio Claro.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x