20 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > UNICEP forma profissionais Multidisciplinar

UNICEP forma profissionais Multidisciplinar

14/09/2011 11h29 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
UNICEP forma profissionais Multidisciplinar

simp. BiomedicinaNos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro, aconteceu o V Simpósio de Biomedicina. Os inscritos puderam participar de palestras e mini-cursos. O tema do simpósio foi “Profissionais com visão Multidisciplinar”. O tema foi escolhido com o intuito de demonstrar ao aluno as possibilidades que a profissão possibilita para atuação do profissional e a necessidade que o mercado de trabalho apresenta de profissionais com visão multi e interdisciplinar. 

A Comissão Organizadora do evento foi composta pelas professoras Msc. Karina Ponsoni Corbi e Msc. Ana Mary R. Paiva, pelos alunos Douglas Melo Martins, Gisele Bulhões, Guilherme Henrique Gatti, Lucas Fernandes Castro, Nadia Noronha e Nelikin Gomes, e teve a assistência das funcionárias Gisele Nogueira e Karina Martins.

De acordo com a comissão, o Simpósio apresenta como objetivo principal a realização de um intercâmbio de informações. Nele, são expostos e debatidos temas atuais referentes à profissão do biomédico e também sobre as mais diversas áreas relacionadas à saúde, contando com a presença de pesquisadores de diferentes áreas acadêmicas. Neste ano, o evento contou com a presença de palestrantes doutores em Imunologia, Química, Farmácia, Física e Bioquímica.

“Os alunos devem participar do evento porque, além da importância, o Simpósio também é uma forma de reunir alunos da Biomedicina de diferentes períodos, de outros cursos e até mesmo de outras universidades ou faculdades, promovendo a interação e a troca de informações entre eles, além de possibilitar ao aluno a visão do mercado de trabalho e colocá-lo em contato com as pesquisas mais atuais”.

A aluna Larissa Simone, do 2º período do curso de Biomedicina da UNICEP, adorou participar do simpósio: “Todas as palestras foram de grande mérito para a minha vida acadêmica. A importância e a seriedade de todos os assuntos abordados foram de extrema relevância para todos os estudantes que participaram do evento”.

E completou: “Os mini-cursos tiveram temas que nós, estudantes, estamos interessados e prontos para adquirir o aprendizado e as habilidades de um grande profissional da saúde. O mini-curso de ‘Aplicação dos conhecimentos em análises clínicas para diagnóstico e pesquisa’ foi de grande importância para o meu aprendizado; mesmo eu ainda estando no segundo período, esse mini-curso estimulou minhas expectativas e me deu mais segurança sobre o curso, pois me ajudou a ter certeza que quero ser uma futura biomédica”.

O primeiro mini-curso foi ministrado pela Prof.ª Dr.ª Fernanda de Freitas Anibal, do departamento de Patologia e Morfologia da UFSCar, e o tema foi “Aplicação dos conhecimentos em Análises Clínicas para Diagnóstico e Pesquisa”.

Segundo a professora, o tema integra os conhecimentos adquiridos na habilitação de análises clínicas durante a graduação em biomedicina e as suas aplicações na clínica e na pesquisa; esse tema aborda o rompimento da fronteira que separa um aluno de graduação da vida científica.

“Mostra a eles um leque muito maior do que aquele que é conhecido durante o curso da graduação nas aulas práticas. Demonstra que essas técnicas não servem simplesmente para realizar diagnóstico de forma automática, mas para entender que, conhecendo os princípios de cada metodologia, podem-se propor novas ferramentas que irão contribuir para o futuro da ciência em nosso país em áreas diversas.{jcomments on}  

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x