19 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > E fomos pescar!!!

E fomos pescar!!!

13/12/2011 11h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
E fomos pescar!!!

Aproveitamos o Defeso nas águas interiores e seguimos para uma pescaria “Al Mare”

Desta feita, acompanhamos um pequeno grupo que costuma se reunir para pescarias entre amigos. Uma sexta-feira à noite foi organizada a partida, tralha, petrechos, alegria e entusiasmos a bordo e saímos. O destino foi o litoral norte de São Paulo. Na coordenação, o senhor Eliezer.

Ficha Técnica
O local programado:
Como dito, o litoral norte de SP. Especificamente São Sebastião como porto de embarque. Região de pesca, as águas do canal entre o porto da cidade de São Sebastião e a ilha de São Sebastião, mais conhecida como Ilhabela. A proposta foi fretar uma embarcação, neste caso uma caçoneira (para pesca de cação, tipo de traineira menor, adaptada para esse fim, pescaria embarcada, por sinal neste caso, realmente pequena, porem confortável e bem equipada).

O percurso/destino:
Não tem muito a relatar, apenas a viagem rodoviária de aproximadamente de 380 km, tranquila, sem problemas.
Chegamos ao porto de São Sebastião por volta de 4h30 da madrugada. Começamos a embarcar as tralhas, equipamentos e, principalmente, a nossa vontade de pescar, que não era pouca!

Piscosidade:
Quem escreve estas linhas, tem um histórico com a região, em termos de pescaria. Lá pelo ano de 1992, foi o primeiro a fazer do seu hobby, uma atividade profissional como comandante e guia de pesca, tanto no mar costeiro como em alto mar, utilizando a experiência adquirida em outras latitudes, tanto no Brasil quanto no exterior. Enchovas, bicudas, garoupas, cação, cavalas, dourados, olhete, olho de boi, pampo, marlins, atunes, prejerebas, robalos, xaréus, xareletes, entre outros não menos importantes, faziam parte dos alvos preferidos. A região, naquela época foi muito rica em capturas. Como de costume a pesca predatória e os abusos são responsáveis pela diminuição dos cardumes. Hoje não é a mesma coisa, tem que sair e “buscar” os pontos mais afastados da região costeira da Ilhabela, ultrapassar as ilhas de Búzios e Vitória, talvez alguma tentativa no parcel da Sumítica, ou procurar fundos de pedra, cascalho.
Enfim, feito este comentário só como informações complementares, vamos ao assunto.

Até a próxima…
Saudações Matrinxã
Seu Zé da pesca

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x