26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Lançamento do livro “Empreendedorismo” foi um sucesso na Unicep

Lançamento do livro “Empreendedorismo” foi um sucesso na Unicep

22/08/2014 15h09 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Lançamento do livro “Empreendedorismo” foi um sucesso na Unicep

Divulgação

Na última quinta-feira, 21, a Unicep realizou o lançamento do livro “Empreendedorismo – Conceitos e Prática. A experiência de um navegador solitário pelo Atlântico Sul.”, dos autores Carlos Ernesto Blanco Fernandez e Sergio Perussi Filho. Participaram do evento os alunos de Administração, Enfermagem e Fisioterapia.

Carlos é do Departamento de Engenharia Industrial da Faculdade de Engenharia de Olavarria (FIO/UNICEN), Buenos Aires, Argentina e Consultor empresarial. Sergio é docente da UNICEP, membro da Agência USP de Inovação, do CePOF (Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica) e Consultor empresarial.

Durante o lançamento, os autores explicaram um pouco o tema do livro, empreendedorismo. De acordo com Sergio Perussi, a concepção do livro foi muito interessante. “Quando dou aulas sobre empreendedorismo e sobre administração, costumo comparar uma empresa com um barco navegando no mar. Assim, como a empresa enfrenta e explora o mercado, o navegante também enfrenta e explora aquilo que é positivo no mar, como os ventos, as ondas, principalmente a que ele veleja, eu já costumava fazer um pouco isso e ao conversar com o Carlos, que é o coautor, nós percebemos que dava pra fazermos uma comparação do empreendedorismo da administração com uma navegação, que ele estava prestes a realizar com um veleiro.”.

Carlos Ernesto Blanco Fernandez saiu de Buenos Aires e foi até Salvador. “Nós unimos essas duas visões do processo de empreender e de administrar para explicar, no livro, que é possível imaginar um empreendimento como se fosse uma navegação. Acreditamos que é um livro que vai ser prazeroso de ler, porque não é muito denso de teoria e está baseado em uma história vivida”, explicou Perussi.

“Fui empreendedor durante toda a minha vida, tenho 40 anos de empresa. Quando estava sozinho no mar, encontrava muitas coincidências, as quais estão refletidas no livro. Acho que os jovens irão se entreter muito durante a leitura. Basicamente, o que eu faço é comparar os quatro passos da administração clássica e adaptar esses passos à experiência que eu tive no meio do mar”, contou Carlos.

“Na minha idade, quando você toma uma decisão como essa não é fácil, porque você tem que deixar sua família e seus amores, e sair em busca de atingir uma meta. A meta era meu sonho e foram muitos anos esperando pra fazer isso, agora que eu vejo que é uma realidade, quase não posso acreditar em como sou feliz. Valeu a pena.”, declarou Carlos. 

“Isso tudo é mais ou menos o que se passa ao criar uma empresa, uma dedicação muito forte no começo, que depois mostra resultados”, completou Perussi. 

E Carlos concluiu: “É uma grande felicidade poder trabalhar com meu amigo Sergio Perussi, aprendo muito, fazemos uma aprendizagem conjunta também, tudo é positivo. Estou muito feliz”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x