24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Rede Municipal de Ensino realiza comemorações alusivas ao Folclore

Rede Municipal de Ensino realiza comemorações alusivas ao Folclore

23/08/2014 14h47 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Rede Municipal de Ensino realiza comemorações alusivas ao Folclore
Divulgação
Ana Campos mostra os personagens de fantoches da sua apresentação.

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Itirapina promoveram uma programação especial para celebrar o mês de folclore. A programação encerra-se no próximo dia 26 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “José Cruz”. 

Com diversas atividades culturais como, por exemplo. caminhadas, teatro, pintura, danças, teatro de fantoches e contação de histórias.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Ana Aparecida Campos, a apresentação na escola José Cruz difere das demais escolas, pois contará com a presença de professores de outras unidades escolares, apresentando-se e contando histórias, como a de Ana Maria Machado: ‘Menina Bonita do laço de fita’. Conta ainda com a presença da primeira dama, pedagoga e vereadora Mari Leila Bacciotti Candido (PMDB), que apresentará com fantoches a música ‘Sapo jururu’. Além da presença da própria secretária da pasta, apresentando ‘A jibóia do Padre Zezinho’. 

Ana Campos, explica, ainda, que a ação tem como objetivos promover momentos de lazer e descontração, fomentar ainda mais o hábito da leitura, transmitir elementos da cultura regional e do folclore brasileiro para as crianças, além de mostrar toda a riqueza de possibilidades de uma contação de história.

O Dia do Folclore foi comemorado na última sexta-feira, 22, mas a programação acontecerá durante toda a manhã, 25, e terça-feira, 26. 

 

FOLCLORE

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.

A palavra tem origem do inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).

O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

Os costumes são o produto da cultura de um país e por isso cada um tem elementos únicos de folclore. O folclore japonês, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, conhecidas como Yokai ou Youkai (aparições misteriosas).

 

FOLCLORE BRASILEIRO

O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Alguns exemplos são as festas populares, Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino; Lendas e Mitos, Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá; Música e Dança, Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha; e Cantigas de roda, Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x