23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Rodrigo Mello expõe obras inéditas em mostra individual

Rodrigo Mello expõe obras inéditas em mostra individual

22/08/2014 21h09 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Rodrigo Mello expõe obras inéditas em mostra individual
Hever Costa Lima
O artista plástico fala sobre a mostra ‘O Cavaleiro Azul em Marcha’ que está em exposição no Álvaro Guião.

 

O artista plástico são-carlense Rodrigo Mello abre neste sábado, 23, uma nova exposição com quadros inéditos que trazem imagens abstracionistas produzidas este ano. Com o título ‘O Cavaleiro Azul em Marcha’, a mostra fica aberta até 6 de outubro no hall de entrada da escola estadual Álvaro Guião. A abertura do evento traz uma série de atividades a partir das 9 horas como: sarau de poesia e feira de livro até ao meio dia. 

A artista irá apresentar nessa mostra o quadro ‘Prelúdio em Outono’ que traz, segundo ele, uma nova reflexão sobre a filosofia do grupo de artistas Cavaleiro Azul, que no início do século passado, liderado pelo artista plástico Wassily Kandinsky, propôs um rompimento do figurativo para o abstracionismo.

Mello começou a trabalhar com artes plásticas em 2000, após um rompimento com a carreira de administrador de empresa, e um trágico acontecimento no Rio de Janeiro, no qual ele ficou refém de assaltantes por várias horas.

O artista após esse episódio optou em viver novamente em São Carlos e através das terapias descobriu a pintura. “Uma amiga, naquele momento me fez descobrir que o artista tem de trabalhar o desapego ao material e sintonizar o pensamento no que é divino”.

Mello diz que vem criando seu acervo nessas décadas, ora com tinta sobre madeira, ora em esculturas. “Para essa nova mostra serão três quadros inéditos e outros mais antigos”.

Kandinsky escreveu o “Almanaque do Cavaleiro Azul”, que serviu tanto como defesa e promoção da arte abstrata, como uma prova de que todas as formas de arte eram igualmente capazes de alcançar o nível da espiritualidade.

Nesse contexto, Mello disse que foca nas questões da espiritualidade e energia na arte. “Meu principal objetivo é fazer com que o público possa despertar um novo olhar para a questão das artes plásticas visuais em um Brasil contemporâneo. Quero que as pessoas reflitam até que ponto é importante para elas terem acesso a outras manifestações artísticas além da dança, música e teatro. A ideia é que conheçam as artes plásticas contemporâneas que estão sendo desenvolvidas e reconhecidas na cidade e no país”, disse.

Mello também traz uma nova proposta no lançamento da mostra que é um abaixo-assinado pedindo a criação de uma lei que obrigue toda escola pública a ter um centro cultural e verba para difundir a cultura não só entre os alunos, mas ampliando à sociedade.

“É preciso que os governos ajudem os artistas a apresentar sua arte e estimulem os alunos a conhecer as várias formas de expressão da cultura”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x