24 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Senadores dos EUA pretendem impor restrições à venda de armas para os sauditas

Senadores dos EUA pretendem impor restrições à venda de armas para os sauditas

10/06/2019 07h54 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Senadores dos EUA pretendem impor restrições à venda de armas para os sauditas

O senador democrata Chris Murphy (Connecticut) e o republicano Todd Young (Indiana) vão tentar forçar uma votação no Senado dos Estados Unidos contra a venda de armas americanas para a Arábia Saudita, em um sinal de descontentamento por parte do Congresso de alguns pontos sobre a política de venda de armas do governo de Donald Trump. Neste último domingo, 09, os dois disseram que introduziriam uma manobra legislativa que poderia resultar em uma votação sobre “encerrar ou restringir a assistência de segurança” à Arábia Saudita, incluindo futuras vendas de armas.
“Este governo deu um cheque em branco aos sauditas. O Congresso precisa mudar a forma como fazemos negócios com o reino”, disse Murphy em um comunicado. O novo esforço é parte de uma disputa sobre a postura dos EUA em relação aos sauditas. Há meses, os congressistas americanos pedem por mais cautela no relacionamento entre os dois países, ao citarem a morte de civis durante a guerra dos sauditas no Iêmen e o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi. Em abril, o presidente Donald Trump vetou a legislação que pretendia acabar com a ajuda militar para o conflito no Iêmen.
De acordo com os senadores, a resolução a ser apresentada na segunda-feira vai citar a Lei de Assistência ao Exterior, de 1961. O projeto pedirá ao Departamento de Estado que informe dentro de 30 dias sobre as práticas de direitos humanos da Arábia Saudita. Com base nesse relatório, o Congresso poderia votar novamente para bloquear as vendas de armas e outras formas de assistência de segurança dos EUA, criando potencialmente outro confronto com Trump. O departamento e a embaixada dos EUA na Arábia Saudita não responderam a e-mails solicitando comentários.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x