Jornal 1ª Primeira Página - Jornal 1ª Primeira Página - Notícias https://www.jornalpp.com.br Sun, 19 Aug 2018 02:39:05 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Cuca discorda da diretoria do Santos e elogia árbitro https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131352-cuca-discorda-da-diretoria-do-santos-e-elogia-arbitro https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131352-cuca-discorda-da-diretoria-do-santos-e-elogia-arbitro Cuca discorda da diretoria do Santos e elogia árbitro

O técnico Cuca, do Santos, concedeu entrevista coletiva ontem (17) e discordou da decisão da diretoria do clube, que enviou ofício para a CBF no dia anterior pedindo que o árbitro Rodolpho Toski Marques não apite mais o jogo da equipe.

O treinador elogiou o juiz que apitou o duelo contra o Cruzeiro, na última quarta-feira (15), pelas quartas de final da Copa do Brasil. "Não posso acreditar que teve má fé. Foi uma infelicidade que ele teve. Deve apitar jogo nosso na sequência. Ele é um bom árbitro. Não podemos colocar um rótulo nele. A diretoria está representando essa dor de todos os torcedores. Mas ele é bom árbitro, vai seguir e vai passar por cima desse erro", afirmou.

A indignação dos santistas após a partida e da diretoria no dia seguinte foi porque o árbitro encerrou a partida quando Gabriel arrancava em um contra-ataque que poderia garantir a classificação do time alvinegro. O jogo terminou com vitória do Santos por 2 a 1. Mas, como o Cruzeiro havia vencido o primeiro duelo por 1 a 0, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Fábio, então, pegou as três cobranças santistas e garantiu a equipe mineira nas semifinais da competição.

"Fosse um Campeonato Brasileiro era tudo o que a gente queria. Teve o lance fatídico, mas isso já é passado. Boa sorte para o Cruzeiro na competição. Para nós fica o sabor da primeira vitória, tira um peso, nos dá um ânimo novo", disse Cuca.

A vitória no tempo regulamentar encerrou uma sequência de dois meses sem triunfos do Santos. Para o treinador, o resultado deve ao menos dar moral para uma reação no Brasileirão. Atualmente, o Santos está na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 18 pontos. Hoje (18), às 16h, a equipe recebe o Sport na Vila Belmiro.

"Conversei com o elenco, já que não houve tempo para treinar. Guardamos energia e vamos ver como utilizar o grupo. Se os jogadores que estiveram em Minas (contra o Cruzeiro) estiverem em condições ideais, vão para o jogo. Se não, vão entrar outros que possam jogar em condição ideal. É jogo de força por causa do clima e confronto direto, com adversário que está na nossa frente e podemos encostar em caso de vitória", disse Cuca.

Para a partida, o Santos não contará com o zagueiro Luiz Felipe por conta de lesão na coxa esquerda e Yuri, com dores no pé direito. Em compensação, terá os retornos de Eduardo Sasha, recuperado de lesão na coxa esquerda, e dos estrangeiros Bryan Ruiz, Carlos Sánchez e Derlis González, que não foram inscritos na Copa do Brasil.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jeferson Vieira) Esporte Sat, 18 Aug 2018 11:25:16 -0300
Tite convoca Pedro, Paquetá e Arthur como novidades https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131351-tite-convoca-pedro-paqueta-e-arthur-como-novidades https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131351-tite-convoca-pedro-paqueta-e-arthur-como-novidades Tite convoca Pedro, Paquetá e Arthur como novidades

Em sua primeira lista de convocados após o fracasso na Copa do Mundo da Rússia, onde o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Bélgica, o técnico Tite chamou, ontem (17), 24 jogadores para os amistosos de setembro contra os Estados Unidos e El Salvador, ambos em solo norte-americano. O treinador convocou 13 jogadores que disputaram o Mundial, emte eles Neymar, e trouxe como principais novidades o atacante Pedro, do Fluminense, o meia Lucas Paquetá, do Flamengo, e o volante Arthur, do Barcelona, além do zagueiro Dedé, do Cruzeiro. O treinador olhou com mais carinho para o futebol nacional.

A seleção brasileira enfrentará no dia 7 de setembro, uma sexta-feira, a equipe dos EUA, às 21h05 (de Brasília), em New Jersey. Quatro dias depois, no dia 11, uma terça, os adversários do time nacional serão os salvadorenhos, às 21h30 (também no horário de Brasília), em Washington. Serão os dois primeiros testes do time em sua nova fase para o ciclo até a Copa do Catar, em 2022.

Já entre as novidades, além de Pedro, Paquetá e Arthur, figuram os zagueiros Dedé, do Cruzeiro, e Felipe, do Porto e ex-Corinthians, o meia Andreas Pereira, do Manchester United, e o atacante Everton, do Grêmio. Além disso, o goleiro Hugo, do time sub-20 do Flamengo, foi chamado como um 24º nome para ganhar experiência neste início de ciclo da seleção.

Antes da convocação de Tite, o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar, informou que o goleiro Ederson, do Manchester City, seria convocado, mas alegou problemas pessoais para ficar fora desta lista. O dirigente também revelou que as duas próximas convocações do time nacional serão nos dias 21 de setembro e 16 de outubro, assim como que o chefe de delegação brasileira nestes amistosos nos Estados Unidos será Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol.

Para não prejudicar os times do Brasil que estão em retas decisivas de competições nacionais, a CBF também optou por chamar no máximo um jogador por clube. E foram apenas seis nomes de atletas que hoje atuam no País convocados, sendo que um deles é o goleiro Hugo.

Tite renovou o seu contrato com a seleção brasileira para iniciar um novo ciclo que visa principalmente a Copa do Mundo do Catar, em 2022, e teve o seu trabalho à frente do time nacional valorizado depois de ter realizado grande campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas e também obtido bons resultados em quase todos os amistosos desde quando assumiu o comando da equipe, em junho de 2016 - são 20 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas em 26 partidas como treinador da seleção.

Mas fracassou na Copa da Rússia, não soube lidar com alguns jogadores, como Neymar, e foi acusado de não ter feito substituições nas horas certas. O Brasil teve dificuldades em quase todas as partidas e não brilhou. Perdeu para a Bélgica por 2 a 1 e fez as malas de volta para casa.

A próxima competição oficial do Brasil será a Copa América de 2019, que ocorrerá entre 14 de junho e 7 de julho, em solo brasileiro.

 

 CONFIRA OS 24 CONVOCADOS

 

Goleiros

 

Alisson (Liverpool-ING), Hugo (Flamengo) e Neto (Valencia-ESP);

 

Laterais

 

Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP), Alex Sandro (Juventus-ITA), Fagner (Corinthians) e Fabinho (Monaco-FRA);

 

Zagueiros

 

Dedé (Cruzeiro), Felipe (Porto-POR), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA);

 

Meio-campistas

 

Andreas Pereira (Manchester United-ING), Arthur (Barcelona-ESP), Casemiro (Real Madrid-ESP), Fred (Manchester United-ING), Lucas Paquetá (Flamengo), Philippe Coutinho (Barcelona-ESP) e Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN);

 

Atacantes

 

Douglas Costa (Juventus-ITA), Everton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Neymar (Paris Saint-Germain), Pedro (Fluminense) e Willian (Chelsea).

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Esporte Sat, 18 Aug 2018 11:22:49 -0300
Morador denuncia falta de segurança no bairro https://www.jornalpp.com.br/policia/item/131350-morador-denuncia-falta-de-seguranca-no-bairro https://www.jornalpp.com.br/policia/item/131350-morador-denuncia-falta-de-seguranca-no-bairro Morador denuncia falta de segurança no bairro

Um morador da rua Eliza Gonzales Rabelo, no Jardim Hikari, em São Carlos, denunciou que na esquina de sua casa, perto das ruas José Calijuri e João Tonissi, existe uma praça que é ligada por uma travessia sobre o Córrego Santa Maria do Leme e que o local está servindo para pessoas más intencionadas cometerem alguns delitos, o que passa a sensação de insegurança.

Segundo o morador, que preferiu não se identificar por medo de represálias, o local se tornou um perigo para a vizinhança. “As luzes de um dos lados do córrego estão queimadas há mais de 12 meses, o que ocasiona escuridão e insegurança para os moradores que utilizam a travessia, pois é a única ligação entre os bairros”, disse.

Para piorar a situação, o morador relatou que a segurança da área não existe. “Temos percebido a presença de usuários de drogas nos bancos da praça e vandalismo, além da falta de iluminação que tem facilitado o tráfico na área. Por várias vezes já acionei a Polícia Militar para fazer ronda na região para afugentar os usuários de drogas”, ressaltou.

O munícipe explicou com a escuridão e falta de zelo na praça, a violência e a insegurança explodiram no bairro. “Também já tivemos várias ocorrências de furtos e roubos as casas do bairro Jardim Hikari, e a falta de iluminação aumenta a insegurança do bairro ainda mais”, diz.

Ele cobra a Prefeitura para que tome uma providência com relação ao caso, afinal de contas não é possível que estejam esperando algo ainda mais grave acontecer para que uma atitude seja praticada no local.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sat, 18 Aug 2018 11:20:22 -0300
Reunião discute o sistema de água do balneário https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131349-reuniao-discute-o-sistema-de-agua-do-balneario https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131349-reuniao-discute-o-sistema-de-agua-do-balneario Reunião discute o sistema de água do balneário

Nesta semana, o prefeito de Itirapina, José Maria Cândido (MDB), foi até a sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) para discutir sobre o sistema de água do Balneário Santo Antônio, conhecido como Represa do Broa.

Na ocasião, Zé Maria foi recebido pelo presidente da FUNASA, Ricardo Gomes, juntamente com o seu colaborador Petrik Pinhas e a engenheira Magda. Uma equipe técnica da Prefeitura de Itirapina, formada por Alípio Marques Júnior, coordenador de projetos e convênios; Maraisa Leite, assessora de projetos e convênio; e a engenheira civil, Isabela Zulini, também participou da reunião, que tratou sobre a planilha de preços do sistema de água da Represa do Broa, cujo convênio foi firmado em 2014.

De acordo com Zé Maria, a empresa contratada para essas obras, do sistema de água do Broa, executou a construção de poço tubular profundo e a rede adutora de água dele até o reservatório elevado existente. “Porém, falta ainda a construção de dois reservatórios metálicos, sendo um apoiado de 750 mil litros e outro elevado de 90 mil litros, além de painéis, interligações e sistema de drenagem desses reservatórios”, comentou o prefeito.

O preço atualizado para conclusão das obras do referido convênio está estimada em R$ 2,2 milhões, cabendo ao município de Itirapina entrar com contrapartida de aproximadamente R$ 900 mil. “Em razão de problemas técnicos na formulação da planilha de preços atualizada, houve essa reunião para alinhamento e esclarecimento dos dados a serem adotados para finalização da planilha e lançamento de nova concorrência na praça”, comentou Zé Maria.

O prefeito observa que dentro de 60 dias a nova licitação deverá ser publicada, com prazo de 45 dias para as empresas apresentarem seus preços. “Com isso, finalmente essa importante obra do sistema de água potável do Broa será concluída”, disse.

A Prefeitura também está em busca de outros convênios com a FUNASA, buscando melhorias para cidade. “Também há chances de o município conseguir pela FUNASA novos convênios relacionados com equipamentos e caminhões para a Cooperativa de Reciclagem, bem como um trecho de 400 metros de emissário de esgoto ao longo do acesso ao Jardim Vale Verde”, revelou Zé Maria.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sat, 18 Aug 2018 10:41:49 -0300
Dia D da vacinação de poliomielite e sarampo é hoje https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131348-dia-d-da-vacinacao-de-poliomielite-e-sarampo-e-hoje https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131348-dia-d-da-vacinacao-de-poliomielite-e-sarampo-e-hoje Dia D da vacinação de poliomielite e sarampo é hoje

Hoje (18), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Paralisia Infantil. Em Ibaté, todas as unidades de saúde estarão abertas para que os pais possam levar as crianças para imunização e também atualização da carteira.

As unidades de saúde de Ibaté estarão abertas das 8h às 17h para que os pais que trabalham durante a semana possam levar os seus filhos, com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, para se imunizarem.

Os pais podem procurar uma das unidades mais próxima de sua casa, como: os Programas Saúde da Família (PSF’s) dos Jardins Icaraí, Mariana, Esfer e Popular, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Santa Terezinha e Cruzado.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Paralisia Infantil teve início no último dia 4 de agosto e segue até o dia 31 de agosto. A meta é atingir 95% das crianças da cidade.

Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica da cidade, já foram imunizadas contra a poliomielite 475 crianças, entre seis meses e cinco anos incompletos, correspondendo 24,87%.

Já com relação à vacina contra o sarampo, já foram dadas 450 doses para crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias, atingindo 24,94% de cobertura. A estimativa da Secretaria de Saúde é de que haja mais de 1847 crianças em Ibaté nessa faixa etária.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Paralisia Infantil vai até o dia 28 e os pais devem levar as crianças a qualquer posto de saúde mais próximo de sua casa com a carteirinha de vacinação da criança em mãos. “Os pais podem levar as crianças durante a semana, porém quem não tem tempo porque trabalha, por aproveitar o Dia D, onde as unidades de saúde dos bairros estarão abertas para atender a população”, destacou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).

O prefeito lembra que quem quiser levar as crianças para atualizar a Carteira de Vacinação também pode. “Caso algum pai tenha dúvida se a criança tomou ou não alguma vacina, basta estar com a Carteira de Vacinação em mãos que os atendentes irão verificar se a criança não tomou todas as vacinas necessário, podendo assim realizar a atualização”, apontou Zé Parrella.

 

Sarampo

 

A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

 

Pólio

 

Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sat, 18 Aug 2018 10:39:48 -0300
PIPAS: CPFL Paulista registra 64,6 mil clientes sem energia na região https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131347-pipas-cpfl-paulista-registra-64-6-mil-clientes-sem-energia-na-regiao https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131347-pipas-cpfl-paulista-registra-64-6-mil-clientes-sem-energia-na-regiao PIPAS: CPFL Paulista registra 64,6 mil clientes sem energia na região

 

A CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia que atende 4,4 milhões de clientes em 234 municípios do interior paulista, contabilizou 64,6 mil clientes sem energia por conta de interrupções provocadas por pipas entre janeiro e julho de 2018 na região de Araraquara. O número é 41,1% maior em relação ao mesmo período de 2017, quando 45,7 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido por conta das pipas.

 

Dados apurados pela área operacional da CPFL Paulista mostram que, entre janeiro e julho deste ano, foram registradas 195 ocorrências por conta das pipas nos municípios de Araraquara, São Carlos e Matão. Em média, cada interrupção deixou 331 clientes sem energia por 2h27. Os números são consideravelmente maiores na comparação com o mesmo período de 2017, quando foram registradas 179 ocorrências, deixando 255 consumidores, em média, por 2h02 com o fornecimento de energia elétrica interrompido.

 

As estatísticas mostram que São Carlos lidera o ranking de ocorrências na região, com 88 interrupções entre janeiro e julho de 2018. Em segundo lugar vem Araraquara, com 56 ocorrências relacionadas à pipa. São Carlos também registro um crescimento de 57,1% no número de ocorrências na comparação com igual intervalo de 2017. Somadas todas as ocorrências, o uso de pipa provocou 495 horas acumuladas de falta de energia em 2018.

 

A interrupção do fornecimento de energia por conta das pipas pode ocorrer por diversas formas. Além do risco de rompimento dos cabos pelo uso de cerol, as linhas que ficam enroscadas nas redes elétricas provocam desgastes nos fios, podendo levar a curtos-circuitos e derretimento. Em 2017, a companhia investiu R$ 5,8 milhões em melhoramentos e reforço da rede elétrica de Araraquara e região, contribuindo para minimizar o impacto das pipas. Para detalhes sobre o efeito das pipas no fornecimento de energia, ver tabela abaixo:

 

 

Uso de cerol ou linha chilena é considerado crime

 

O uso de cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da "linha chilena" é considerado crime penal, capitulado nos artigos 129, 132 e 278, do Código Penal Brasileiro, e no artigo 37, da Lei das Contravenções Penais. Além disso, a formulação destas linhas, por conterem limalha de ferro, provoca curtos-circuitos e choques, além de ser um risco para ciclistas, motociclistas e a população em geral, podendo causar graves ferimentos.

 

Para que crianças e adolescentes possam brincar de empinar sem abrir mão da segurança, a Campanha Chega de Choque da CPFL Energia compartilha 10 dicas de segurança:

 

1.empine pipas longe de rede elétrica, em locais livres onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

 

2.dê preferência a espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo. Evite também soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;

 

3.Evite a utilização de "rabiolas", pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques, muitas vezes fatais;

 

4.Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum. Nunca use cerol ou a linha "chilena", elas são proibidas por lei;

 

5.não utilize papel alumínio na confecção da pipa. Isso é perigoso, pois este material, em contato com os fios, provoca curtos-circuitos;

 

6.caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. A tentativa de recuperá-lo traz sérios riscos. Evite remover a pipa com canos ou bambus;

 

7.não é indicado soltar pipas na chuva. Ela funciona como para-raios, conduzindo energia;

 

8.não é indicado subir nas lajes das casas para empinar pipa.  Qualquer distração pode causar uma queda;

 

9.tenha cuidado com ciclistas e motociclistas. Em velocidade, linhas podem não ser vistas e, com isso, causar graves acidentes, sobretudo se tiverem cerol ou se a linha for a chilena;

 

10.É aconselhável ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sat, 18 Aug 2018 10:36:30 -0300
Indústria paulista abre 1.000 vagas em julho https://www.jornalpp.com.br/economia/item/131346-industria-paulista-abre-1-000-vagas-em-julho https://www.jornalpp.com.br/economia/item/131346-industria-paulista-abre-1-000-vagas-em-julho Indústria paulista abre 1.000 vagas em julho

A Pesquisa de Nível de Emprego, levantamento feito pela Fiesp e pelo Ciesp divulgado nesta sexta-feira (17 de agosto), mostra abertura de 1.000 vagas na indústria de transformação paulista em julho, em relação a junho. A variação (0,04% sem ajuste sazonal e -0,1% na taxa ajustada) configura estabilidade e é o melhor resultado para o mês de julho desde 2013.

No ano, ainda é positiva a geração de postos de trabalho, com 17.000 novas vagas, mas esse total é inferior à média histórica de contratações no período de janeiro a julho (43.000 postos criados por ano). E como o segundo semestre de cada ano costuma ter número de demissões que ultrapassa o de contratações no início do ano, pode se frustrar a expectativa de criação líquida de vagas em 2018.

“Não há fato novo que faça prever melhora do emprego até o final do ano”, afirma José Ricardo Roriz, presidente em exercício da Fiesp e do Ciesp. “Nos últimos dez anos, somente em um deles, 2010, houve criação de empregos”, destaca. “Isso é muito ruim, porque a indústria sempre foi a mola propulsora do desenvolvimento de São Paulo. Passar esse longo tempo sem gerar mais empregos, com baixo investimento, é muito preocupante.”

O ritmo abaixo do esperado da recuperação da economia, ao lado da repercussão da greve dos caminhoneiros, ajuda a explicar o menor número de vagas criadas. Há cautela entre os empresários, provocada pela incerteza em relação ao custo do frete rodoviário e à eleição de outubro.

 

Setores

 

Dos 22 setores industriais acompanhados pela pesquisa, 11 contrataram mais do que demitiram, 3 ficaram estáveis e 8 cortaram vagas. O destaque foi o setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, com saldo de 1.585 vagas em julho. Em máquinas e equipamentos foram criados 1.311 postos de trabalho, e em produtos diversos 1.252.

Houve o fechamento de 2.738 vagas em confecção de artigos do vestuário e acessórios, e em produtos alimentícios houve redução de 664 postos de trabalho.

 

Regiões

 

A análise por região do Estado, que segue a divisão das diretorias regionais do Ciesp, mostra resultados positivos em relação ao emprego em 16 delas, negativos em 13 e estabilidade em 7. É desde 2012 o mês de julho com mais regionais com saldo positivo de vagas. Araçatuba teve crescimento de 2,06% no Nível de Emprego, e Matão, 1,44%.

Santa Barbara D’Oeste foi a região com o comportamento mais negativo, com redução de 5,51% no nível de emprego, seguida por Bauru (-1,6%) e Presidente Prudente (-1,54%).

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Economia Sat, 18 Aug 2018 10:33:48 -0300
Ong Supera realizará Feijoada Solidária https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131345-ong-supera-realizara-feijoada-solidaria https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131345-ong-supera-realizara-feijoada-solidaria Ong Supera realizará Feijoada Solidária

Acontecerá amanhã (19), a partir das 12h, no Garbuio Eventos, espaço localizado na avenida Dr. Aurélio Catani, 60, no bairro Maria Stella Faga, a primeira Feijoada Solidária da ONG SUPERA, evento que tem como apoiador a Comissão Paixão Sertaneja e visa angariar fundos para a manutenção da entidade.

O SUPERA Reabilitação, reside em São Carlos, é filantrópico, conta com uma equipe multiprofissional, oferecendo diversos atendimentos com custos reduzidos. “Nosso trabalho e fundação é recente e atendemos muitas pessoas carentes no segmento de fisioterapia e reabilitação, muitas pessoas não conhecem a Ong e idealizamos este evento para que a população saiba quem somos e o que realizamos, além de angariar fundos para nosso custeio diário”, disse Lilian, representando a Ong.

A Comissão Paixão Sertaneja, que já recebeu apoio da ONG SUPERA na III Cavalgada Solidária, agora apoiará a Feijoada Solidária. “A vida é uma via de mão dupla e assim como eles nos ajudaram, estamos engajados em ajudar neste evento, a comida é de qualidade e o objetivo honesto, Deus abençoará para tudo dar certo”, apontou Ubirajara Teixeira, o Bira.

O SUPERA Reabilitação é uma instituição que realiza diversos atendimentos para a população na área da saúde, gratuito e também a custo reduzido.

Além destes serviços, tem o objetivo de realizar ações que visem o bem estar da população. Está localizada na rua Desembargador Júlio de Faria (Travessa 7), 895, na Vila Prado.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sat, 18 Aug 2018 10:32:28 -0300
Quebrando o Silêncio: São Carlos recebe a 5ª edição https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131344-quebrando-o-silencio-sao-carlos-recebe-a-5-edicao https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131344-quebrando-o-silencio-sao-carlos-recebe-a-5-edicao Quebrando o Silêncio: São Carlos recebe a 5ª edição

Acontece amanhã (18), a partir das 8h30, o evento “Quebrando o Silêncio”, projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai).

Em São Carlos já é o quinto ano que desenvolvemos esse projeto. No ano passado, o público estimado foi de três mil pessoas mais público flutuante, a presença da cantora Laura Morena abrilhantou o evento.

O evento também teve um cunho social onde forma atendidas mais de mil pessoas com aferição de pressão, troca de maça por um cigarro assim incentivando a pessoa deixar esse vício, corte de cabelos gratuitos, orientação psicológica, orientações dos oito remédios da natureza para a pessoa viver melhor e nesse ano pretendemos dobrar o número de atendimentos.

A campanha se desenvolve durante todo o ano, mas uma das suas principais ações ocorre no mês de agosto. Este é o “Dia de ênfase contra o abuso e a violência”, quando ocorrem passeatas, fóruns, escola de pais, eventos de educação contra a violência e manifestações na América do Sul.

A campanha promove passeatas para distribuição de folhetos e revistas visando à informação e a conscientização da comunidade. Também são ministradas palestras em colégios para pais professores e alunos com o intuito de alertar os mesmos a importância de quebrar o silêncio.

Também acontecem ações comunitárias com apresentações musicais, teatrais e seminários são realizadas em praças, auditórios, shoppings e estádios.

 

Confira a programação do evento

 

8:30 concentração Rua: Luiz Pedro Bianchini, 511

(Iasd Santa Felícia) com saída de uma carreata com vários carros e motos, inclusive acompanhada da Guarda municipal, Amarelinhos, Polícia Militar e Carro de Som. (previsão 100 carros e motos)

             Essa carreata segue pela Avenida Bruno Rugiero, Trancredo Neves em direção a UPA da Vila Prado, passa pelo Savegnago da Praça Itália onde estarão concentrados os ciclistas que se juntarão a carreata, (por volta de 9:00Hs) depois segue até a praça Santa Cruz, nesse local todos deverão estacionar seus veículos para se juntar a passeata.

9:10 concentração na praça Santa Cruz para saída da passeata.

9:35 saída da passeata em direção a praça do Mercado Municipal (previsão 500 pessoas)

10:00 começa o “Quebrando o Silêncio” na praça do mercado municipal.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sat, 18 Aug 2018 10:31:28 -0300
Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131343-secretaria-de-trabalho-emprego-e-renda-e-senac-abrem-vagas-para-curso https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131343-secretaria-de-trabalho-emprego-e-renda-e-senac-abrem-vagas-para-curso Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e SENAC abrem vagas para curso

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o SENAC São Carlos, vai oferecer a partir do mês de setembro, 30 vagas para capacitação como camareira/camareiro em meios de hospedagem.

Os interessados podem fazer a inscrição na Casa do Trabalhador, na avenida São Carlos, n.º 1.800, nos dias 20 e 21 de agosto das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Para participar do curso é necessário ter idade mínima de 18 anos e o ensino médio completo.

Com carga horária de 160 horas o curso é destinado para pessoas interessadas em atuar como camareira (o) em meios de hospedagem ou que já atuam nessa função e necessitam de capacitação específica.

O curso será realizado de 4 de setembro a 5 de novembro de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, no prédio do Banco do Povo, na rua José Bonifácio, nº 889, no Centro.

A capacitação tem como objetivo formar profissionais com competência para atuar e intervir em seu campo de trabalho no desenvolvimento de competências necessárias para realizar a arrumação, limpeza e vistoria de apartamentos e áreas comuns dos meios de hospedagem.

O curso é dinâmico e estimula o participante a ter uma visão global do processo, indicando oportunidades para colher informações por meio de solicitações e conhecer melhor seu hóspede, favorecendo a prestação de um serviço personalizado.

O conteúdo programático do curso de camareira (o) em meios de hospedagem vai trabalhar orientações como os fundamentos do Turismo e hospitalidade, conceitos, abrangência de hospitalidade, diversidade cultural, relações com o outro e o bem receberem, meios de hospedagem, tipologia de empreendimentos hoteleiros, tipos e categorias de unidades habitacionais (UHs) e organograma, setor da governança (atribuições), supervisora de andar, apresentação pessoa e postura profissional, vocabulário técnico (termos técnicos do Turismo e Hotelaria), planejamento de carreira, equipamentos, utensílios, produtos de limpeza, carrinho de serviço, riscos relacionados às atividades de camareira/camareiro, segurança no trabalho, normas equipamentos de proteção individual, noções básicas de matemática, meios de comunicação em hotelaria (sistemas operacionais, radiotransmissor e telefone), ponto de apoio, entre outros conteúdos.

Para a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Rita Camargo, “o setor de hospedagem, em hotelaria, está em fase de crescimento em São Carlos e para acompanhar esse processo vamos oferecer em parceria com o SENAC o curso de camareira em meios de hospedagem, com a proposta de capacitar profissionais para atender demandas dos hotéis em nossa cidade”, ressaltou.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jeferson Vieira) Cidades Sat, 18 Aug 2018 10:29:12 -0300
Maioria da população rejeita abertura do “Calçadão” https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131342-maioria-da-populacao-rejeita-abertura-do-calcadao https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131342-maioria-da-populacao-rejeita-abertura-do-calcadao

Maioria da população rejeita abertura do “Calçadão”

 

 

 

A Câmara Municipal de São Carlos divulgou nesta sexta-feira (17) o resultado da consulta pública realizada pelo Legislativo para conhecer a percepção da população sobre o projeto que prevê a abertura do Calçadão da Rua General Osório para o trânsito de veículos. A consulta foi solicitada pelo vereador Elton Carvalho (PSB).

Solicitados a fazer uma avaliação do projeto, 82,06% dos participantes opinaram ser contra a abertura do “Calçadão” enquanto 17,94% são favoráveis. Realizada por meio do portal da Câmara na internet no período de 30 dias, a consulta registrou 340 contribuições de munícipes.

Os comentários levaram em conta os critérios de: quais os impactos benéficos ou não benéficos à mudança trarão à população; se promoverá a segurança dos pedestres, melhorias nas transações econômicas envolvendo comércio e prestação de serviços e demais aspectos.

Foram aceitas contribuições de 340 de munícipes, contemplando faixa etária e grau de instrução distinta, demonstrando de forma democrática e respeitosa sua opinião. Foi possível verificar que 46,18% do público participante possuem de 25 a 39 anos e na sua grande maioria 35,59% possuem ensino superior completo.

O teor das opiniões a respeito do Consulta Pública será disponibilizado posteriormente no site da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br) e também deverá constituir um documento que será enviado à Prefeitura e ao Ministério Público.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sat, 18 Aug 2018 10:27:51 -0300
Câmara Municipal realiza solenidade comemorativa ao Dia do Maçom https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131341-camara-municipal-realiza-solenidade-comemorativa-ao-dia-do-macom https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131341-camara-municipal-realiza-solenidade-comemorativa-ao-dia-do-macom Câmara Municipal realiza solenidade comemorativa ao Dia do Maçom

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio César, agendou para esta segunda-feira (20), uma sessão solene comemorativa ao Dia do Maçom, quando Athaide Rodrigues da Silva, da Loja Maçônica Acácia de São Carlos, receberá o “Prêmio Jesuíno de Arruda”. A premiação foi instituída pela lei municipal 14.145, de 2007, que complementou dispositivo de 2001 (lei 12.839), que regulamentou a comemoração oficial.

Athaide iniciou na maçonaria em 6 de maio de 1978 e é o maçom ativo mais antigo da cidade. A sessão solene, aberta ao público, terá início às 19h30 no Edifício Euclides da Cunha, sede do Legislativo Municipal. O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara (NET Canal 8) e pelo Portal da Câmara (www.camarasaocarlos.sp.gov.br) que pode ser acessado em computadores, tablets e celulares.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Sat, 18 Aug 2018 10:26:22 -0300
Rodson encaminha à Prefeitura lei que regulamenta o comércio ambulante https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131340-rodson-encaminha-a-prefeitura-lei-que-regulamenta-o-comercio-ambulante https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131340-rodson-encaminha-a-prefeitura-lei-que-regulamenta-o-comercio-ambulante Rodson encaminha à Prefeitura lei que regulamenta o comércio ambulante

Na tarde desta quinta-feira (16), o vereador Rodson Magno do Carmo (PSDB) esteve na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, onde foi recebido pelo secretário Marcos Toledo Barros e pelo chefe da Seção de Fiscalização, Rodolfo Tiberio, para entregar a lei nº 18.699/18, que regulamenta o comércio ambulante na cidade.

A lei nº 18.699/2018, de autoria do vereador Rodson, foi publicada no Diário Oficial do município em 21/07/18 e aprovada na sessão ordinária de 26/06/18 por unanimidade, quando 19 vereadores votaram pela regulamentação do comércio ambulante.

Rodson destacou ao secretário Marcos Toledo Barros que essa lei é fruto de um longo processo, pois durante dois anos foram realizadas uma Comissão de Estudos e audiências públicas, onde foram ouvidas as reivindicações dos ambulantes e de diversos segmentos do comércio na cidade. “A partir de agora, chegando ao Executivo, este terá o poder de normatizar a lei, tornando-a mais justa tanto àqueles que precisam trabalhar, como para o município que poderá exigir a contrapartida pelos serviços que serão prestados nas ruas e praças de nossa cidade”, afirmou.

 

O parlamentar solicitou ao secretário agilidade na elaboração do decreto, uma vez que a lei prevê um prazo de 180 dias a partir da sua publicação para a regulamentação. Rodson também já entrou em contato com o Secretário de Comunicação para que este providencie assim que o decreto estiver pronto uma cartilha com todas as informações necessárias ao bom funcionamento do comércio ambulante e para que não paire nenhuma dúvida.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Sat, 18 Aug 2018 10:25:09 -0300
Câmara fará audiência pública para discutir proposta de expansão do Distrito https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131339-camara-fara-audiencia-publica-para-discutir-proposta-de-expansao-do-distrito https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131339-camara-fara-audiencia-publica-para-discutir-proposta-de-expansao-do-distrito Câmara fará audiência pública para discutir proposta de expansão do Distrito

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, agendou para a próxima quarta-feira (22) a realização de uma audiência pública às  19h30,  no salão da igreja São Sebastião, em Santa Eudóxia. O evento será destinado a discutir a eventual expansão territorial urbana do distrito, de acordo com o solicitado pelos vereadores João Muller, Moisés Lazarine e Roselei Françoso, através do requerimento 1016/18, aprovado por unanimidade no Legislativo.

No início do mês passado, parlamentares estiveram em visita a um local de possível expansão urbana em Santa Eudóxia, acompanhados do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, representantes do CONDEMA, da UFSCar e equipes da Secretaria de Habitação e da Secretaria de Transporte e Trânsito. Pleiteia-se modificar dispositivo do plano diretor para alterar o zoneamento destinando parte da área rural para uso urbano.

“Constatamos que não há área pública institucional para novos empreendimentos de moradia, pois tratam-se de espaços pequenos, ou que já estão contemplando outros equipamentos públicos”, afirmam os vereadores no requerimento.Argumentam que o Distrito, situado a 35km da cidade, conta atualmente com cerca de 5 mil habitantes e vem recebendo novos moradores.

“Uma expansão urbana desordenada muito pode comprometer os serviços públicos municipais e essenciais prestados”, advertem.

Deverão participar da audiência pública os secretários de  Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e de Habitação e Desenvolvimento Urbano e representantes do SAAE, Ministério Público, CONDUSC e CONDEMA.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Sat, 18 Aug 2018 10:19:59 -0300
Prefeitura gasta até R$ 6 mi por ano com judicialização da Saúde https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131338-prefeitura-gasta-ate-r-6-mi-por-ano-com-judicializacao-da-saude https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131338-prefeitura-gasta-ate-r-6-mi-por-ano-com-judicializacao-da-saude Prefeitura gasta até R$ 6 mi por ano com judicialização da Saúde

Ontem, 17, a juíza Gabriela Muller Carioba Attanásio, da Vara da Fazenda Pública de São Carlos, determinou o sequestro de quase R$ 100 mil dos cofres públicos para o tratamento de uma paciente com sérios problemas cardíacos. A família vive em compasso de espera por uma vaga no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto desde o dia 9 de agosto. Sem alternativas, resolveu apelar à Justiça para o tratamento. “O estado de saúde é grave, o que também é evidenciado pelos documentos médicos juntados aos autos, nos quais o próprio auditor da Santa Casa informa que a autora precisa de constante monitoramento, que lhe estaria sendo disponibilizado. Este Juízo não tem condições técnicas para avaliar se é possível esperar a vaga solicitada pelo Estado. Assim, por precaução, determino que se cumpra, de imediato, integralmente, a decisão”, escreveu a juíza em seu despacho de sexta-feira.

Este é apenas um exemplo. A Prefeitura de São Carlos informou que emprega do Orçamento de R$ 5 milhões a R$ 6 milhões por ano para a compra de medicamentos e internações determinadas pela Justiça. Para se ter uma ideia, o emprego de recursos públicos na judicialização é o suficiente para bancar uma UPA do porte do Santa Felícia de cinco a seis meses.

O caso

Como não há vagas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, a paciente deve ser encaminhada ao Hospital do Coração de Campinas. Quem ingressou com a ação judicial determinando o sequestro de recursos para pagar o tratamento da paciente foi o advogado Augusto Fauvel de Moraes. “Há mais de 40 dias, a paciente vem esperando uma cirurgia de urgência e o município vem se furtando à sua obrigação em ampará-la”, explicou.

A paciente permaneceu em quadro de morte súbita por 10 minutos até que lhe fosse prestado o devido socorro. “Dentro deste período eterno de espera, a requerente apresentou quadro de septicemia (infecção generalizada) por infecção hospitalar, ante a omissão para o caso e, passível de acontecer novamente diante da internação prolongada, já com escaras no corpo pela demora em seu atendimento, não há como a mesma seguir esperando pelo descaso do Município e, do Estado em dar uma solução ao caso”, comentou o advogado na ação.

O secretário de Saúde, Marcos Palermo, informou que a responsabilidade pela liberação de vagas é da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross). “Respeitamos as decisões judiciais e as necessidades dos pacientes. E quando há uma decisão judicial, o dever é cumpri-la”, esclareceu.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Política Sat, 18 Aug 2018 10:18:25 -0300
Torpedos 18/08 https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/131337-torpedos-18-08 https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/131337-torpedos-18-08 Torpedos 18/08

Precinho camarada

Em Araraquara, o litro do etanol sai a R$ 1,99. Em São Carlos, o combustível sai a R$ 2,45, em média. Por que tamanha diferença? Sempre explicam, explicam, explicam, mas não explicam nada.

Parem as máquinas!

O mercado financeiro está em polvorosa. Caio Mania (Podemos) não é mais candidato a deputado federal por São Carlos. Muitos outros candidatos podiam seguir o mesmo exemplo e desistir. Certamente, evitarão um enorme vexame nas urnas.

Engajamento

Andrea Rosa deixou a presidência do Fundo Social de Solidariedade, mas está de parabéns pelo trabalho exercido. Agora, ela se dedicará exclusivamente às atividades do gabinete do prefeito Airton Garcia.

Judicialização

A judicialização da saúde preocupa. A Prefeitura gasta de R$ 5 milhões a R$ 6 milhões por ano. No balanço da administração, até julho, foram quase R$ 2 milhões.

Preocupação

Na Educação, pais estão preocupados. A informação que circula é que muitas escolas ficarão sem atividades por 15 dias em função dos Jogos Abertos do Interior.

Notificações

Até 19 de dezembro, as intimações, notificações e comunicações relativas a processos eleitorais serão publicadas no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no Mural Eletrônico. Com a redução dos prazos entre o registro de candidaturas e o pleito, previstos no calendário deste ano, a utilização do Mural visa dar celeridade ao andamento das ações durante o período.

Decisão

Os prefeitos caminham para o fim do segundo mandato e a Justiça Eleitoral se mostra vigilante apesar do tempo. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Paulínia, Dixon Ronan Carvalho (PP) e Sandro César Caprino (PRB). A decisão foi unânime.

Decisão II

O Tribunal manteve a sentença de cassação proferida em primeira instância, declarando, no entanto, ser inaplicável ao caso a pena de inelegibilidade ao prefeito Dixon Ronan Carvalho, reformando a decisão de primeiro grau exclusivamente neste ponto.

Abuso

O julgamento se fundamentou na prática de abuso de poder econômico pelo candidato a prefeito durante a campanha eleitoral de 2016.

Abuso II

De acordo com os magistrados, o abuso foi caracterizado pelo desacordo entre o valor declarado nas prestações de contas da campanha e aquele efetivamente colocado à disposição do candidato, bem como por doações irregulares dissimuladas através de negócios jurídicos imobiliários sucessivos realizados com a campanha eleitoral já em curso.

Eleições 2016

Dixon Ronan Carvalho (PP) e Sandro César Caprino (PRB) foram eleitos pela coligação Gente do Bem com 17.798 votos (34,37%). Na ocasião, venceram pela diferença de 559 votos o então prefeito José Pavan (PSDB), que concorria à reeleição. Da decisão cabe recurso ao TSE.

 

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Torpedos Sat, 18 Aug 2018 10:16:09 -0300
Morre aos 76 anos Aretha Franklin, a "rainha do soul" https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/131336-morre-aos-76-anos-aretha-franklin-a-rainha-do-soul https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/131336-morre-aos-76-anos-aretha-franklin-a-rainha-do-soul Morre aos 76 anos Aretha Franklin, a

A cantora norte-americana Aretha Franklin, de 76 anos, morreu ontem (16), em casa, em Detroit, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por Gwendolyn Quinn, empresário da artista.

Chamada de a Rainha do Soul ou Dama do Soul, Aretha Franklin virou ícone da música negra. Era apontada como referência e foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stones.

Talentosa e com uma elevada habilidade artística e vocal, Aretha Franklin também interpretou jazz, rock, blues, pop e ópera.

Nos últimos dias, a imprensa informou que Aretha, com a saúde muito debilitada devido a um câncer no pâncreas, estava em casa para ficar mais próxima dos familiares. Apesar de notícias sobre a sua doença circularem há bastante tempo, a cantora sempre foi muito discreta com o assunto e nunca confirmou o caso. Agora, se apaga uma voz eterna e incomparável, um verdadeiro símbolo americano.

Uma das artistas mais influentes da música, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade – a maior honraria civil concedida nos Estados Unidos – e a Medalha Nacional das Artes, além de receber 18 vezes o Grammy e ser a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock & Roll. Mais de quatro décadas nos palcos e mais de 40 álbuns lançados colocaram Aretha Franklin como a melhor cantora da história eleita pela revista Rolling Stone.

Nascida em 25 de março de 1942 em Memphis, no Tennesee, ela começou cantando em Detroit, onde cresceu, na igreja do seu pai, o reverendo C.L. Franklin. As primeiras músicas foram gravadas ainda quando ela tinha 14 anos – pela gravadora Checker Records. Nessa época teve o primeiro filho, Edward. Dois anos depois nasceu Clarence. O pai de Aretha, casado então com a cantora Barbara Siggers, era conhecido como "a voz de 1 milhão de dólares" pelos seus sermões e era amigo de Martin Luther King.

Após rejeitar as ofertas da Motown Records e do RCA Label, Aretha assinou com a Columbia Records e se mudou para Nova York. Lá gravou seu primeiro single, Today I Sing the Blues. Mas foi com a Atlantic Records que ela achou a sua verdadeira identidade e começou a saborear o sucesso. Em 1967, lançou Respect, de Otis Redding, e a inesquecível canção a colocou no topo de vendas nos Estados Unidos.

Acompanhada do The Muscle Shoals Sound Rhythm Section no estúdio, ela levou a intensidade e a paixão do gospel para músicas e espaços profanos, como as manifestações feministas e de igualdade racial. O salto fundamental da igreja à rua, colocou Aretha Franklin nos anos 1960 no mesmo nível de outros gênios, como Sam Cooke, Otis Redding e James Brown. Assim assinou clássicos como I Say a Little Prayer, You Make Me Feel Like) A Natural Woman, Chain of Fools, I Never Loved A Man The Way I Loved You, Think e Day Dreaming ao longo de uma carreira na qual não houve estilo que a restringisse, e ela também passeou pelo jazz, pelo rock e pelo blues.

Em 1998, ela publicou a autobiografia Aretha: From These Roots (sem tradução para o português). A expressividade, o poder e a personalidade que assumia na frente do microfone causariam impacto em artistas como Beyoncé, Whitney Houston e Mariah Carey.

Ao todo, teve dois casamentos, primeiro com Ted White – com quem teve Ted White Jr. – e depois com o ator Glynn Turman. Teve o quarto filho durante uma relação anterior com Ken Cunningham.

Aretha Franklin cantou nas cerimônias de posse dos ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton e Barack Obama. Em fevereiro de 2017, anunciou a saída dos palcos e aproveitou a ocasião para comunicar que gravaria um último álbum com Stevie Wonder. Esse disco, no entanto, nunca foi lançado.

Sua última apresentação foi em novembro de 2017, em Nova York, em um evento da Fundação Elton John para o combate da Aids.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Fri, 17 Aug 2018 07:55:21 -0300
Exposição da Língua Portuguesa já pode ser visitada https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/131335-exposicao-da-lingua-portuguesa-ja-pode-ser-visitada https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/131335-exposicao-da-lingua-portuguesa-ja-pode-ser-visitada Exposição da Língua Portuguesa já pode ser visitada

A exposição itinerante “Estação da Língua Portuguesa”, que apresenta acervos do Museu da Língua Portuguesa (atualmente em reconstrução), já pode ser visitada em São Carlos. A mostra ficará em cartaz até 8 de setembro, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão.

A abertura da exposição aconteceu na noite desta segunda-feira (13), com participação de organizadores da mostra, secretários, diretores de departamentos, vereadores e comunidade. “A proposta é levar parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa para o interior. Essa é a terceira fase do projeto. A gente quer desmistificar a língua portuguesa. Mostrar que a língua é viva, que vai sofrendo influências com o passar dos anos, com a tecnologia, com os imigrantes ou influencias de outros países. A nossa língua evolui, sempre, não tem o certo e o errado. A Mostra quer tornar a língua portuguesa bem mais simpática aos olhos de todos”, afirmou Fernando José Arouca, arquiteto, sócio da Arquiprom e idealizador da exposição. 

São Carlos é uma das sete cidades do estado a receber a exposição em 2018. “Para nós é uma honra poder abrir espaço para um acervo tão importante. Vamos trabalhar para que a maioria dos estudantes da rede municipal visite a exposição”, afirmou Nino Mengatti, secretário de Educação.

“Cultura é um direito. É difícil conseguir levar as pessoas para uma visita em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa. Com a mostra itinerante, São Carlos está dado oportunidade as pessoas de conhecerem parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa”, disse Carlos Alberto Caromano, chefe de seção de Difusão Cultural.

Para o vereador Marquinho Amaral, São Carlos se destaca mais uma vez recebendo a mostra. “A exposição é excepcional. Possibilita um mergulho na língua portuguesa. Importante para a cidade e para a população conhecer um pouco mais do idioma e também do que existe no Museu da Língua Portuguesa”, afirmou o vereador. 

A realização é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio máster é da Sabesp. Instituto CCR, Vivo, EDENRED Brasil e Ticket, marca do Grupo, também patrocinam a iniciativa, todos por meio da Lei Rouanet. O apoio na quinta cidade da itinerância é da Prefeitura de São Carlos.

A exposição segue até o dia 8 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 20h e de sábado, das 9h às 17h. O Teatro Municipal de São Carlos fica na rua Sete de Setembro, nº 1.735, no Centro.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Fri, 17 Aug 2018 07:53:54 -0300
Traficantes podem ter executado adolescente https://www.jornalpp.com.br/policia/item/131334-traficantes-podem-ter-executado-adolescente https://www.jornalpp.com.br/policia/item/131334-traficantes-podem-ter-executado-adolescente Traficantes podem ter executado adolescente

A equipe de investigadores do delegado Wilton Gonçalves Garcia Filho, da Polícia Civil de Ibaté, está investigando a suposta execução do adolescente Everson Rocate Luiz, de 16 anos, que foi encontrado morto na madrugada de quarta-feira (15). Uma das linhas de averiguação é uma dívida de drogas do menor com traficantes do Jardim Cruzado.

O menor já esteve internado em clínica para dependente químico na cidade de Limeira e mesmo assim retornou a Ibaté, onde voltou a usar o “crack”, além de cocaína e maconha.

Segundo o apurado, no final da madrugada de quarta-feira, por volta das 5h10, policiais militares de Ibaté foram alertados, por uma testemunha, que caminhando pela Passarela José Perucci, instalada no quilometro 248 da rodovia Washington Luís (SP-310), teria encontrado, ainda agonizando com a calça e cueca abaixadas, e com a cabeça estourada a pancadas, além de ferimentos nas nádegas e pelo corpo.

Uma ambulância do Hospital Municipal “Hermínia Morganti” socorreu o adolescente sem qualquer documento e identificação e sem condições de falar. Após receber os primeiros atendimentos especializados, o jovem foi transferido para a emergência da Santa Casa de São Carlos, porém quando era atendido, morreu.

Sem identificação do corpo, policiais militares de Ibaté seguiram para o Plantão da Polícia Civil, em São Carlos, onde relataram o crime ao delegado Gilberto de Aquino, que registrou o caso como homicídio doloso, morte com intenção, bem como determinou que a Polícia Militar isolasse a passarela e que peritos do Instituto de Criminalística (IC), realizassem a perícia para dar início nas averiguações sobre o crime.

No final da manhã, após observar as fotos do corpo, um dos policiais militares teria comentado que o corpo poderia ser do adolescente Everson, irmão de Marcos Roberto Cardoso, assassinado a pancadas, após sair de uma festa no mês de junho de 2015, também em Ibaté.

Um irmão de Everson foi localizado e pelas fotos ele acreditava que o cadáver seria do menor, porém necessitaria consultar a mãe, a dona de casa Clarice Rocate, que acompanhada de dois filhos, foi até o Instituto Médico Legal (IML), onde após a necropsia, reconheceram o corpo do adolescente.

Após a realização do auto de reconhecimento confeccionado no Plantão da Polícia Civil de São Carlos, o corpo do adolescente foi liberado para funerária Terezinha de Jesus, que o conduziu para o velório municipal.  

Ouvida pela reportagem do Programa Maciel o Repórter, da Rádio São Carlos AM 1450 kHz, Clarice, ainda muita abalada, disse que a cerca de dois meses, o filho havia deixado uma clínica para dependentes químicos de Limeira e na noite de terça-feira (14), por volta das 19h45, Everson esteve em sua residência, localizada no Jardim Cruzado I, onde teria se alimentado com uma marmita que ela recebe de uma igreja evangélica.

Antes de sair da casa, a mãe do menor disse que ele cobrou sua irmão, de 21 anos, sobre seu bolo com o símbolo do Corinthians, time do coração, em decorrência de seu aniversário ocorrido no domingo (12).

O presente da irmã, no caso o bolo, seria dado no próximo dia 5 de setembro, quando novamente a família o internaria em outra clínica para drogados, mas e antes de deixar a casa, ele teria perguntado para irmã se ela o amava e se ela teria dinheiro para ele pagar drogas. A garota disse que não e ele saiu e não foi mais visto.

O delegado Gilberto de Aquino confirmou que Everson era viciado em vários tipos de drogas e a autoridade não descarta uma briga ou dívida de drogas, ou até uma determinação para execução para morte do menor.

Aquino também informou que o crime será apurado pela Delegacia de Polícia Civil de Ibaté e seria precipitado comentar sobre os motivos e quantas pessoas teriam participado do crime, porém sobre as calças abaixadas e os ferimentos nas nádegas, pois os exames feitos pelos médicos legistas teriam apontado que Everson não sofreu abuso sexual.

Nesta semana o delegado Wilton Gonçalves Garcia Filho deverá ouvir testemunhas e familiares do adolescente para tentar identificar os assassinos e esclarecer outro bárbaro crime ocorrido em Ibaté.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Fri, 17 Aug 2018 07:49:26 -0300
“Faremos o que é certo”, diz Barroso sobre registro de Lula https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/131333-faremos-o-que-e-certo-diz-barroso-sobre-registro-de-lula https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/131333-faremos-o-que-e-certo-diz-barroso-sobre-registro-de-lula “Faremos o que é certo”, diz Barroso sobre registro de Lula

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, relator do registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem (16) que “faremos o que é certo” ao ser questionado sobre o encaminhamento do processo.

Na quarta-feira (15), poucas horas depois de o PT entrar com o pedido de registro da candidatura de Lula à Presidência da República, o Ministério Público Eleitoral (MPE) protocolou uma impugnação (questionamento), argumentando que o ex-presidente não é elegível, de acordo com os critérios da Lei da Ficha Limpa. A questão deve ser analisada por Barroso.

Outras duas impugnações, movidas pelos candidatos a deputado federal Alexandre Frota (PSL) e Kim Kataguiri (DEM), também foram protocoladas na tarde de quarta-feira (15), mas antes de o pedido de registro de Lula ter sido incluído no sistema do TSE. Assim, tais questionamentos acabaram sendo distribuídos a outro relator, o ministro Admar Gonzaga.

Ainda nesta quarta-feira (15), o PT entrou com uma petição nas impugnações de Frota e Kataguiri, colocando em dúvida o fato de terem sido distribuídas a Gonzaga. Segundo nota divulgada pelos advogados do partido, a petição foi feita “com o único objetivo de evitar eventuais nulidades”, devido ao ministro não ser o relator do registro de Lula.

"É uma dúvida legítima pois queremos nos manifestar no processo e não sabemos a qual ministro nos dirigir", disse o advogado de Lula no TSE, Luiz Fernando Casagrande Pereira, que compareceu nesta quinta-feira (16) à Corte Eleitoral e conversou com o ministro Roberto Barroso.

Questionado sobre a dupla relatoria, Barroso reafirmou que “o que é certo” será feito para dirimir todas as questões, que devem ser encaminhadas para deliberação da presidente do TSE, ministra Rosa Weber.

O ministro pode decidir de modo monocrático e liminar (individual e provisório) se defere ou não o registro de Lula, mas o mais provável, devido à relevância do tema, é que o processo seja levado diretamente para votação no plenário do TSE.

As declarações de Barroso foram dadas após a posse do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), como ministro titular do TSE, em substituição ao ministro Luiz Fux, que encerrou seu mandato na Justiça Eleitoral.

O TSE é composto por sete ministros titulares, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia. Fachin já integrava a Justiça Eleitoral como ministro substituto, passando agora a efetivo.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DAS AGÊNCIAS) Brasil Fri, 17 Aug 2018 07:48:46 -0300
Contas públicas devem fechar o ano com déficit de R$ 148,17 bi https://www.jornalpp.com.br/economia/item/131332-contas-publicas-devem-fechar-o-ano-com-deficit-de-r-148-17-bi https://www.jornalpp.com.br/economia/item/131332-contas-publicas-devem-fechar-o-ano-com-deficit-de-r-148-17-bi Contas públicas devem fechar o ano com déficit de R$ 148,17 bi

Instituições financeiras consultadas pelo Ministério da Fazenda reduziram a previsão para o resultado negativo das contas públicas neste ano. A estimativa do déficit primário do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) passou de R$ 149,642 bilhões, em julho, para R$ 148,171 bilhões, em agosto.

A estimativa está abaixo da meta de déficit prevista pelo governo, de R$ 159 bilhões. O resultado primário é formado por receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros.

Os dados constam da pesquisa Prisma Fiscal, elaborada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, com base em informações do mercado financeiro.

Para 2019, a estimativa das instituições financeiras para o déficit foi mantida em R$ 123,288 bilhões.

A estimativa para as despesas, neste ano, chegou a R$ 1,367 trilhão, ante R$ 1,366 trilhão, previstos em julho. As receitas líquidas devem chegar a R$ 1,220 trilhão, em 2018, contra R$ 1,217 trilhão, na previsão anterior.

Para 2019, a projeção de receita líquida do Governo Central é de R$ 1,304 trilhão, ante R$ 1,302 trilhão previstos no mês passado. No caso da despesa total, a projeção ficou em R$ 1.424 trilhão, ante R$ 1,422 trilhão, previsto em julho.

A pesquisa apresenta também a projeção para a dívida bruta do Governo Central, que, na avaliação das instituições financeiras, deve ficar em 76% do Produto Interno Bruto (PIB – soma de todas as riquezas produzidas pelo país), neste ano. Essa é a mesma previsão divulgada em julho. Para 2019, a estimativa ficou em 78,08% do PIB, ante 78,10% previstos no mês passado.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DAS AGÊNCIAS) Economia Fri, 17 Aug 2018 07:47:58 -0300
Competição acontecerá no Ginásio “Lázaro de Oliveira” https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131331-competicao-acontecera-no-ginasio-lazaro-de-oliveira https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131331-competicao-acontecera-no-ginasio-lazaro-de-oliveira Competição acontecerá no Ginásio “Lázaro de Oliveira”

Começa na noite de hoje (17) a Copa dos Trabalhadores, tradicional competição de futsal realizada na cidade de Itirapina. Pela primeira vez, as séries A e B acontecerão simultaneamente, no Ginásio de Esportes “Lázaro de Oliveira”, situado na Avenida 1, Centro. 

As disputas serão sempre as quartas e sextas-feiras, exceto nos feriados, a partir das 19h, de agosto a novembro. São 23 equipes inscritas e cerca de 350 atletas da cidade, maiores de 16 anos. “Houve um congresso técnico que decidiu os últimos detalhes para que o evento esportivo seja animado, em um clima de alegria e belas jogadas, empolgando o público presente e incentivando ainda mais a prática da modalidade,” comentou o secretário municipal de Esportes, Felipe Bacciotti Rossler.  

O primeiro colocado da série A garante uma vaga para a Taça EPTV de Futsal e o segundo na Copa Record. A organização é da Prefeitura, com apoio da TV Zoom (Bianchini e Itiraentulho) e Raffa Confecções, que dará um brinde surpresa a todos os atletas.   

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Esporte Fri, 17 Aug 2018 07:47:13 -0300
Eventos marcarão o final de semana em Itirapina https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131330-eventos-marcarao-o-final-de-semana-em-itirapina https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131330-eventos-marcarao-o-final-de-semana-em-itirapina Eventos marcarão o final de semana em Itirapina

O final de semana será marcado por eventos esportivos em Itirapina. A cidade receberá a 4ª Etapa do Circuito Paulista de Mountain Bike e I Gincana de Velas ao Vento. As atividades tem apoio da Prefeitura Municipal.

No próximo domingo (19), Itirapina será sede da 4ª Etapa do Circuito Paulista de Mountain Bike, com competidores concentrados a partir das 7h no Jardim Público, no Centro. A largada será dada às 9h em ponto, pois atrasos não são permitidos.

O trajeto será em meio a muita natureza e belas paisagens da zona rural de Itirapina. O destaque e a torcida local serão para os atletas itirapinenses Robson Dias e Audrey Leite, que estão em segundo lugar no campeonato, representando a cidade na categoria dupla mista.

A final do evento esportivo está prevista para próximo dia 21 de outubro, em Leme. A iniciativa é da MIX Sport, com apoio da Prefeitura.

Aproveitando a movimentação em razão da 4ª Etapa do Circuito Paulista de Mountain Bike, o Fundo Social de Solidariedade de Itirapina estará vendendo um delicioso macarrão, ao molho branco ou de tomate. A renda será revertida para obras sociais.

Já amanhã (18) e domingo, o Balneário Santo Antônio, conhecido como Represa do Broa, será sede de uma super atração chamada I Gincana de Velas ao Vento, com a finalidade de incentivar o uso desse tipo de embarcação, além de movimentar os setores de comércio e serviços do lugar, “esfriados” neste período do ano com as temperaturas em baixa.

A portaria permanecerá sem a cobrança de entrada, porém, a organização do evento pede a colaboração de 1 kg de alimento para doação às instituições beneficentes de Itirapina.

Também haverá uma gincana de vela com vários tipos de embarcações, inclusive algumas vindo de outras cidades como Americana e São Paulo. Para participar basta levar seu veleiro, antes das 9ho, ocasião em que será iniciado o briefing.

Durante os dois dias terá food truk e música ao vivo. A organização é de João Dantas (João da Gaiola), Paulo Brunozi, Paulo Saldanha e Gilberto Pires, com total apoio da Prefeitura e da ENNOVE.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Esporte Fri, 17 Aug 2018 07:46:09 -0300
Motocross será a atração do final de semana https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131329-motocross-sera-a-atracao-do-final-de-semana https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/131329-motocross-sera-a-atracao-do-final-de-semana Motocross será a atração do final de semana

Durante o final de semana, a cidade de Ibaté será a capital do Motocross, quando receberá, nos dias 18 e 19 de agosto, o MX Arena Race de MotoCross 2018. A competição acontecerá na pista do Jardim Mariana e promete movimentar os amantes da modalidade e também a economia da cidade.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) lembra que o Motocross já se tornou um evento tradicional na cidade e acontece anualmente. "O MotoCross é um dos eventos mais aguardados pela população e pelos amantes da modalidade, sendo realizando há anos aqui em Ibaté. Estamos trabalhando para oferecer um evento com segurança e qualidade aos pilotos e público presente, através de um trabalho em conjunto com funcionários da Prefeitura, toda a equipe do Boy Racing, Guarda Municipal e Polícia Militar", contou.

De acordo com Zé Parella, a Prefeitura está empenhada na organização de mais um grande evento e aguarda centenas de pessoas para acompanharem a competição. "É aguardado durante o final de semana centenas de pessoas vindas de toda a região e de diversos estados para prestigiar e participar da competição. O Motocross é uma modalidade esportiva que agrada ao público de modo geral, sejam jovens, adultos ou crianças", destacou.

Os treinos livres acontecem no sábado (18) das 14h às 18h e no domingo (19) das 9h às 11h. As provas oficiais serão realizadas no domingo a partir das 11h10.

A competição acontecerá nas seguintes categorias: Intermediária 250cc, Nacional Livre, MX3 33 anos, Infantil 15 anos (Importada 150cc e Nacional até 250cc), MX 2, MX4 40 anos, MX50 50 anos, Intermediário A, Nacional Amador, MX Gold.

Nesses dias, a pista do Jardim Mariana está recebendo todos os cuidados necessários para que possa ser realizado o evento. “Estamos fazendo as manutenções e adequações na pista do Jardim Mariana para que assim tanto os treinos quanto as provas aconteçam nas melhores qualidades”, observou Zé Parrella.

Quem também comemora mais um evento no bairro Jardim Mariana são os comerciantes, principalmente do ramo alimentício, pois movimenta a economia da localidade. “É também uma maneira de movimentar o comércio no Jardim Mariana, pois as pessoas que vão participar ou assistir os treinos e provas acabam comprando um refrigerante, um salgado, e isso colabora na renda dos comerciantes”, finalizou o prefeito.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Esporte Fri, 17 Aug 2018 07:45:23 -0300
Silvio Crestana vai receber Prêmio Fundação Bunge 2018 https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131328-silvio-crestana-vai-receber-premio-fundacao-bunge-2018 https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131328-silvio-crestana-vai-receber-premio-fundacao-bunge-2018 Silvio Crestana vai receber Prêmio Fundação Bunge 2018

O ex-presidente da Embrapa (2005-2009), Silvio Crestana, que atua como pesquisador na Embrapa Instrumentação - da qual foi um dos fundadores, em São Carlos (SP) - receberá o Prêmio Fundação Bunge 2018 na categoria “Vida e Obra”, na área de Ciências Agrárias: serviços ambientais para o agronegócio.

A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 13 novembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. As indicações ao prêmio foram feitas pelas principais universidades e entidades científicas e culturais do Brasil e os nomes foram avaliados e selecionados por comissões técnicas formadas por especialistas nas duas áreas de premiação.

Outros contemplados

Daniel Munduruku, escritor indígena que preserva sua cultura em livros para crianças, jovens e educadores, será homenageado na categoria “Vida e Obra” da área de Letras: Literatura Infantojuvenil, da 63ª edição do Prêmio Fundação Bunge.

Na categoria “Juventude”, a escolhida foi Nina Krivochein, de 14 anos e autora de quatro livros que fazem sucesso entre crianças e adolescentes. Na mesma categoria, na área de ciências agrárias, o engenheiro agrônomo Pedro Henrique Brancalion, professor na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Piracicaba – SP), foi escolhido por pesquisas e projetos de extensão para manejo e restauração de florestas nativas tropicais no Brasil.

Os contemplados na categoria “Vida e Obra” vão receber, cada um, medalha de ouro e R$ 150 mil. Na categoria “Juventude”, cada um receberá medalha de prata e R$ 60 mil.

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 como forma de incentivo à inovação e disseminação de conhecimento e para reconhecer profissionais que contribuem para o desenvolvimento da cultura e das ciências no Brasil, além de estimular novos talentos. O ex-presidente da Embrapa, Eliseu Alves, também recebeu o Prêmio Fundação Bunge, na categoria “Desenvolvimento Agropecuário e Agronegócios”, no ano 2000.

Física e agricultura

Mestre e doutor em física pela USP de São Carlos na área de Física Aplicada a Solos, às Radiações e Teoria da Imagem, Silvio Crestana destacou-se internacionalmente pelo trabalho pioneiro de introdução da tomografia computadorizada nas ciências do Solo e tem atuado na área de Serviços Ambientais para a agricultura.

É professor convidado e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada desde 1991 – orientou mais de 30 mestres e doutores.

Autor e co-autor de mais de 200 trabalhos científicos completos, publicados em revistas nacionais e internacionais, o físico propôs e coordenou mais de 20 projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional; é co-autor de oito patentes.

“Fiquei honrado e feliz com a premiação, uma vez que é uma distinção da comunidade científica e daqueles que se beneficiam da ciência e da inovação, caso da Fundação Bunge. Gostaria de agradecer a todos que contribuíram para minha vida e obra, sempre trabalhei com equipes e lidernaças importantes, que foram um diferencial”, disse o pesquisador.

Atuação internacional

Crestana foi o primeiro coordenador e responsável pela implantação do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex), entre 1998 e 2001, nos Estados Unidos no Agricultural Research Service (ARS). Desde 2005 é membro da Academia Hassan II de Ciência e Tecnologia do Marrocos e atuou como pesquisador visitantes em instituições nacionais e internacionais.

O pesquisador, que já recebeu vários prêmios e condecorações, é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); da LIDE-Ribeirão Preto (presidente do grupo de Inovação da Liderança Empresarial) e um dos sete membros do Global Technology Advisory Council (GTIAC) da multinacional John Deere (Moline, Illionis, Estados Unidos).

 “Espero que cada um que trabalhou ou trabalha comigo se veja também recebendo esse prêmio. Talvez meu mérito principal tenha sido encontrar pessoas competentes e motivadas com a agricultura, com a ciência, com a inovação. O trabalho profissional intenso, em assuntos importantes, principalmente criando relacionamentos e amizades, talvez seja esse o sal da vida”, finalizou Crestana

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Fri, 17 Aug 2018 07:44:50 -0300
Villa Alemã e Fala São Carlos sortearão barril de 30l de Chopp https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131327-villa-alema-e-fala-sao-carlos-sortearao-barril-de-30l-de-chopp https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131327-villa-alema-e-fala-sao-carlos-sortearao-barril-de-30l-de-chopp Villa Alemã e Fala São Carlos sortearão barril de 30l de Chopp

Hoje, dia 17 de agosto, a Villa Alemã e o Fala São Carlos, da Rádio São Carlos AM 1450 kHz, sortearão um barril de Chopp de 30l durante o programa, das 8h às 10h. Para participar, o ouvinte precisa entrar em contato neste horário e deixar o nome e o telefone para contato.

Em São Carlos, o Chopp Villa Alemã pode ser encontrado na distribuidora Pópidi Choppe e Mandala Chopp.

Para apreciar o Chopp, o vencedor além de 30l de Chopp, levará emprestados uma chopeira e o gelo e tem que retirar nesta sexta-feira entre às 16h e 19h, que estará disponível na Pópidi, que fica localizada na avenida Trabalhador São-Carlense, 570, próximo ao Habib’s. O telefone é: (16) 3351 0003.

Em breve a Pópidi e a Mandala Chopp estarão com mais novidades para os amigos e clientes.

Pópidi

A Pópidi está sob nova direção e tem o melhor Chopp de São Carlos e região, o Villa Alemã .

Mandala Chopp

A Mandala Chopp foi criada em 2011 com o intuito de atender bons paladares no quesito de Chopp.

Após três anos de distribuidora, em junho de 2014, foi inaugurado a choperia, podendo assim atender a todos com deliciosas e caprichadas porções com um Chopp bem gelado.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Fri, 17 Aug 2018 07:43:33 -0300
UPA abre aos ‘45 do segundo tempo’ de agosto, garante secretário https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131326-upa-abre-aos-45-do-segundo-tempo-de-agosto-garante-secretario https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131326-upa-abre-aos-45-do-segundo-tempo-de-agosto-garante-secretario UPA abre aos ‘45 do segundo tempo’ de agosto, garante secretário

O secretário de Saúde, Marcos Palermo, garantiu: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Felícia abre até o dia 31 de agosto. “Será aos 45 minutos do segundo tempo de agosto”, garantiu Palermo, usando linguagem característica do futebol.

A UPA está fechada desde 23 de janeiro de 2017. Abriu por um período em que a Unidade da Vila Prado ficou fechada para dedetização. No começo de agosto, a unidade foi descredenciada pelo Ministério da Saúde por falta de produção. “Nós já conversamos como o Ministério da Saúde, que se comprometeu a voltar com os repasses, assim que as atividades forem retomadas”, garantiu.

A UPA Santa Felícia recebia do Ministério da Saúde R$ 100 mil por mês, mas o custo dele passa de R$ 1 milhão mensais. Sobre os R$ 2 milhões a serem devolvidos, Marcos Palermo afirmou que a administração estuda medidas judiciais que provem o uso do recurso na Urgência e Emergência. “A unidade da Vila Prado ficou sobrecarregada e esses recursos foram usados na Urgência e Emergência”, assegurou.

Estrutura

O secretário de Saúde explicou que a estrutura física da UPA comporta a retomada dos atendimentos no final de agosto. “Temos equipamentos novos e a estrutura física recebe os últimos retoques. Estamos com macas novas, instalando novo respirador e equipamentos e agora já estamos com as equipes médica e de enfermagem”.

Recentemente, foram convocados 11 técnicos de enfermagem e cinco auxiliares administrativos para trabalharem na UPA. A unidade responde por 12% dos atendimentos de Urgência e Emergência de São Carlos e dois profissionais atuarão por turno. “Esse esquema funciona bem na Unidade do Cidade Aracy e se houver a necessidade, temos os profissionais da Organização Social para nos dar suporte”, observou Marcos Palermo.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Cidades Fri, 17 Aug 2018 07:34:11 -0300
Diamond Multimarcas continua com a Promoção do Dia dos Pais https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131325-diamond-multimarcas-continua-com-a-promocao-do-dia-dos-pais https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/131325-diamond-multimarcas-continua-com-a-promocao-do-dia-dos-pais Diamond Multimarcas continua com a Promoção do Dia dos Pais

A Diamond Multimarcas não cansa de inovar e continua com a promoção do Dia dos Pais até o final de agosto, com 20% de desconto em toda a moda masculina. Um coquetel também foi realizado para comemorar a data.

Carlos Eduardo Gonçalves, proprietário da Diamond, destaca a promoção que vem sendo realizada este mês. “Estamos com as promoções o mês de agosto em comemoração ao Dia dos Pais, apesar da data já ter passado, continuam até o final desse mês, com 20% de desconto em toda moda masculina e 40% para toda moda de inverno”, observou.

Durante o coquetel, realizado no último dia 10 de agosto, Carlos Eduardo recebeu os amigos e clientes. “A gente fez uma confraternização com comida árabe, chopp, refrigerante, entre outros quitutes, onde recebemos os amigos, os pais com os filhos, que vieram aqui para conhecer nossas ofertas e também aproveitar as nossas promoções”, observou.

A Diamond trabalha com as melhores marcas como Hollister, John John, Abercrombie & Fitch, GAP, Colcci, Ogochi entre outras, sendo um diferencial da loja, além da moda plus size, com tamanhos especiais. “Temos aqui na Diamond as principais marcas da moda feminina e masculina, sendo um dos nossos diferenciais”, observou o responsável pelo magazine, Carlos Eduardo Gonçalves.

A loja trabalha com diversas promoções, sem contar o preço especial. “Vale destacar também que temos vários tipos de clientes. A gente trabalha com produtos de primeira qualidade e específicos para cada bolso e para cada gosto. Temos camisetas por R$ 29,90, Polos por R$ 59,90, Jeans a partir de R$ 79,90 da Bunnys, tudo de marca conhecida, sem contar as promoções, sendo 20% no pagamento à vista”, ressaltou Carlos Goncalves.

O pagamento também é facilitado sendo em até 10 vezes no cartão de crédito e em cinco vezes em crediário próprio. “Facilitamos o pagamento para os clientes, aceitamos todos os tipos de cartões de crédito. Crediário liberado na hora, pós-análise”, enfatizou Carlos Goncalves.

Além de roupas, a Diamond trabalha com todos os tipos de bolsas e acessórios, sendo a maioria em couro. “Convido os a para visitar nossa loja e conhecer nossos produtos”, disse Carlos Gonçalves.

 

Diamond Multimarcas

 

Desde 1981 a Loja Diamond Multimarcas oferece aos clientes e amigos grandes marcas da moda feminina e masculina especiais, o que garante que as pessoas tenham a opção de renovar os looks sem gastar muito.

A Diamond fica localizada no Quarteirão Shopping, na Rua Marechal Deodoro, 1991, no Centro de São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3374-1961 ou e-mail Kkgoncalves@hotmail.com ou até mesmo na página https://www.facebook.com/diamondboutique2013/.

O horário de funcionamento da Diamond é de segunda a sexta das 9h às 18hs e aos sábados das 9h às 13hs, sendo que os dois primeiros sábados do mês a loja fica aberta até às 17h.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jeferson Vieira) Cidades Fri, 17 Aug 2018 07:33:29 -0300
Prefeitura prepara mais um Programa de Demissão Voluntária https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131324-prefeitura-prepara-mais-um-programa-de-demissao-voluntaria https://www.jornalpp.com.br/politica/item/131324-prefeitura-prepara-mais-um-programa-de-demissao-voluntaria Prefeitura prepara mais um Programa de Demissão Voluntária

Servidor com 82 anos e funcionário admitido na Prefeitura em 1977. Com base nas informações que constam em Diário Oficial estas são apenas duas situações de funcionários que constam na lista de 80 do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) da administração pública municipal são-carlense. A primeira reunião para os servidores que se candidataram à aposentadoria. No dia 21 de agosto, haverá uma reunião preparatória aos candidatos a, de fato, darem ‘férias aos pés’.

Nos dois casos mencionados, os servidores públicos já se encontram aposentados. O primeiro em 1992 e o segundo em 2009, mas preferiram permanecerem no trabalho. “Muitas pessoas seguem a trabalhar porque não enxergam o que fazer da vida quando se aposentam”, opinou a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes.

Quando o servidor da Prefeitura se aposenta pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 90 dias para se desligar. Respeitando o prazo, recebe meio salário mínimo por ano de trabalho na Prefeitura. “Há uma lei de 2011, que permite ao servidor público, depois de 90 dias, solicitar um Programa de Demissão Voluntária (PDV), desde que solicite a participação no PPA. Ao participar das atividades previstas, recebe o certificado e o direito de receber meio salário mínimo por ano trabalhado na Prefeitura”, destacou a secretária de Administração e Gestão de Pessoal. O salário, hoje, é de R$ 954.

Participação

De 2013 a 2015, a Prefeitura ministrou o curso de Preparação à Aposentadoria e 40 servidores participaram. No ano passado, foram 80 e, agora, mais 80 funcionários aposentados. “Alguns funcionários trabalham em funções que já foram extintas no organograma da administração. Nas funções que ainda existem, a Prefeitura faz a reposição”, explicou Helena Antunes. Os recursos utilizados no Programa de Demissão Voluntária não entram no cômputo do limite de gastos com os servidores, estabelecido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP).

O perfil do funcionário que adere ao PDV é bem variado. Vai de assistente administrativo a motoristas e professores. “Até médico participou do Programa”, informou Helena Antunes.

Para a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, o PDV oferece uma oportunidade aos mais jovens de participarem da administração pública.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Política Fri, 17 Aug 2018 07:31:23 -0300
Torpedos 17/08 https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/131323-torpedos-17-08 https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/131323-torpedos-17-08 Torpedos 17/08

Linguagem subliminar

Quando estavam no poder, Newton Lima e Oswaldo Barba promoviam o tradicional porco no rolete. Aí, a derrota abateu os petistas e o porco não foi ao espeto. Ficou no chiqueiro. Agora, o tradicional evento dos políticos volta a acontecer, com uma linguagem pra lá de subliminar: “Ele está de volta”. Ele quem? O porco no rolete ou Newton Lima e Barba? Ou os dois? Candidatos a prefeito e vice?

Tô nem aí

O escândalo do abacate não abalou as estruturas da Prefeitura. O ressarcimento de R$ 1 mil pela queda do fruto no veículo do diretor administrativo José Renato de Oliveira Andrade Júnior é considerado para alguns da gestão Airton Garcia como um traque que falhou. Será que o Ministério Público terá o mesmo entendimento?

Tô nem aí II

Ainda de acordo com o que foi apurado pela coluna, Airton Garcia está pouco se lixando para a denúncia e não deve tomar medidas punitivas contra o funcionário. No quinto andar, dizem que o diretor administrativo tem provas testemunhais e isso basta para comprovar os danos.

Mais um

São Carlos terá mais uma candidata a deputada federal. Andréia Rosa (não é a presidenta interina do Fundo Social de Solidariedade) disputará o pleito pelo PRTB. Curiosamente, ela é namorada de Deonir Tofolo, o manda-chuva da sigla em São Carlos. São 10 candidatos a deputado federal que representam a cidade. 90% não passam de mil votos, crava esta coluna.

E pra estadual?

São Carlos terá 15 candidatos a deputado estadual. Esta coluna crava: 90% deles não terão mais que 500 votos. E viva a união política nesta urbe!

Relação

A coluna obteve a relação das ruas que receberão o recape em São Carlos. Destruído pela ação do tempo e por falta de conservação em outras administrações, o Santa Felícia receberá um bom reforço. A rua Francisco Possa, que mais parece um cenário de guerra, é uma das que está na lista.

Anúncio

O presidente da Câmara, Julio Cesar (PR), comemora: economizou 68% na nova licitação para a transmissão das sessões via TV. Muito legal. Agora, precisa cobrar da produtora uma qualidade de transmissão melhor. A de hoje não é nada boa.

Madeeeiraaa!

Maikon Alves nos mostra. Teve de colocar troncos de árvore na rua Aparecido Basílio de Camargo Silva, no Jardim Gonzaga, para evitar acidentes em um buraco que se formou na via.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Torpedos Fri, 17 Aug 2018 07:27:47 -0300