Jornal 1ª Primeira Página - Jornal 1ª Primeira Página - Notícias https://www.jornalpp.com.br Sun, 21 Oct 2018 04:09:34 -0200 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Dupla armada rouba trio de mulheres no bairro São João Batista https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132342-dupla-armada-rouba-trio-de-mulheres-no-bairro-sao-joao-batista https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132342-dupla-armada-rouba-trio-de-mulheres-no-bairro-sao-joao-batista Fato será investigado pela Polícia Civil

Três mulheres foram roubadas na noite da última sexta-feira, 19, após serem surpreendidas por uma dupla em posse de arma de fogo, enquanto faziam as unhas no quintal de uma residência no bairro São João Batista.

Mediante ameaças, as vítimas foram obrigadas a entrar para o interior do imóvel e uma das mulheres ficou com rendida e com uma arma na cabeça, sendo que ao receber ordens dos criminosos, a mesma se negou a obedecer e passou a gritar por socorro, onde um vizinho avistou o fato e afirmou que acionaria a Polícia Militar.

Rapidamente os criminosos tomaram posse de dois aparelhos de telefonia celular e empreenderam fuga com destino ignorado, onde na chegada das equipes da PM, diligências e buscas foram realizadas, porém ninguém foi encontrado.

O fato foi registrado em Boletim de Ocorrência no Plantão Policial, e deverá ser investigado pela Polícia Civil.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Polícia Sat, 20 Oct 2018 13:07:17 -0300
Lady Gaga revela clipe de 'I'll Never Love Again' https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132304-lady-gaga-revela-clipe-de-i-ll-never-love-again https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132304-lady-gaga-revela-clipe-de-i-ll-never-love-again Lady Gaga revela clipe de 'I'll Never Love Again'

A cantora Lady Gaga divulgou nesta sexta-feira, 19, o videoclipe da faixa I’ll Never Love Again, presente na trilha sonora do longa Nasce Uma Estrela.

O vídeo, por enquanto, está disponível somente para usuários do Apple Music, mas a artista lançou uma prévia em seu perfil no Twitter.

O filme, protagonizado por ela e Bradley Cooper, conta a história de amor entre um astro alcoólatra em decadência e uma jovem artista em começo de carreira.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Cultura Sat, 20 Oct 2018 05:51:20 -0300
Ticiane Pinheiro comemora 1º desfile de Rafa Justus: 'Orgulho' https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132303-ticiane-pinheiro-comemora-1-desfile-de-rafa-justus-orgulho https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132303-ticiane-pinheiro-comemora-1-desfile-de-rafa-justus-orgulho Ticiane Pinheiro comemora 1º desfile de Rafa Justus: 'Orgulho'

Ticiane Pinheiro comemorou o primeiro desfile de sua filha, Rafaella Justus, que tem 9 anos.

Segundo a apresentadora, o convite foi feito por Suzana Gullo, mulher do apresentador Marcos Mion, para a loja Monnalisa, no shopping Cidade Jardim.

"Foi o primeiro desfile dela! [...] com os amigos da escola, diversão total!", comemorou a mãe, orgulhosa.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Cultura Sat, 20 Oct 2018 05:50:19 -0300
Foto de Bruna Marquezine em Fernando de Noronha rende memes https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132302-foto-de-bruna-marquezine-em-fernando-de-noronha-rende-memes https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132302-foto-de-bruna-marquezine-em-fernando-de-noronha-rende-memes Foto de Bruna Marquezine em Fernando de Noronha rende memes

A atriz Bruna Marquezine não imaginou que a foto de um de seus mergulhos feitos em recente viagem a Fernando de Noronha, acabaria rendendo diversos memes na internet.

Aproveitando o momento de descanso e o ambiente paradisíaco, escreveu uma legenda simples: "Noronhe-se".

Não demorou muito para que diversas pessoas começassem a fazer postagens bem-humoradas substituindo "Noronha" por suas cidades ou regiões. 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Cultura Sat, 20 Oct 2018 05:49:00 -0300
2 brasileiros são presos em Cumbica com mais de 40 kg de cocaína https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/132301-2-brasileiros-sao-presos-em-cumbica-com-mais-de-40-kg-de-cocaina https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/132301-2-brasileiros-sao-presos-em-cumbica-com-mais-de-40-kg-de-cocaina 2 brasileiros são presos em Cumbica com mais de 40 kg de cocaína

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, 18, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, dois passageiros brasileiros que tentavam viajar para o exterior com mais de 40 kg de cocaína.

Segundo a PF, a primeira prisão aconteceu quando policiais federais que acompanhavam o fluxo de passageiros pelo controle migratório abordaram um homem para entrevista. Ele pretendia embarcar para Johannesburgo, na África do Sul.

"O passageiro, um brasileiro de 28 anos, mostrou-se muito nervoso com a abordagem e, questionado sobre os motivos de sua viagem e locais que conheceria no destino final, não soube dar respostas convincentes", informou a PF, em nota.

Os agentes solicitaram à companhia área que separasse as bagagens despachadas pelo suspeito e o levaram à delegacia do aeroporto. Peritos federais encontraram quase 9 kg de cocaína escondidos em fundos falsos de uma mala. O homem foi preso.

A maior apreensão aconteceu na segunda ação, quando os policiais acharam 34 kg da droga com uma brasileira de 28 anos que pretendia embarcar para Lisboa, em Portugal. 

De acordo com a PF, os agentes identificaram no porão de bagagens, com o auxílio do equipamento de raio X, substância orgânica oculta dentro de duas malas que haviam sido despachadas. A proprietária das bagagens foi localizada no portão de embarque, entrevistada e conduzida à delegacia do terminal, onde foi feita perícia em seus pertences. Ela foi presa em flagrante.

A PF informou que os dois passageiros detidos serão encaminhados a presídios estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça. Os suspeitos responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Brasil Sat, 20 Oct 2018 05:47:34 -0300
Santander participará de mutirão para negociar pagamento de planos econômicos https://www.jornalpp.com.br/economia/item/132300-santander-participara-de-mutirao-para-negociar-pagamento-de-planos-economicos https://www.jornalpp.com.br/economia/item/132300-santander-participara-de-mutirao-para-negociar-pagamento-de-planos-economicos Santander participará de mutirão para negociar pagamento de planos econômicos

O Santander vai participar do mutirão do acordo da poupança referente aos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991). O mutirão ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (22), até 17 de dezembro.

O Banco terá um posto de atendimento no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC Central), localizado na Rua Barra Funda, 930, zona oeste da capital paulista. Com a adesão ao acordo, o pagamento dos valores negociados ocorrerá em até 15 dias, a partir da data da sua homologação pelo Poder Judiciário. As pessoas devem apresentar documento original com foto (carteira de motorista, RG, carteira profissional ou passaporte). O advogado deve estar munido da carteira da OAB original, cópia de procuração com poderes para transigir, receber e dar quitação, comprovadamente juntada aos autos do processo judicial.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Economia Sat, 20 Oct 2018 05:46:58 -0300
Isner passa por compatriota e vai encarar Gulbis na semifinal em Estocolmo https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132299-isner-passa-por-compatriota-e-vai-encarar-gulbis-na-semifinal-em-estocolmo https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132299-isner-passa-por-compatriota-e-vai-encarar-gulbis-na-semifinal-em-estocolmo Isner passa por compatriota e vai encarar Gulbis na semifinal em Estocolmo

O norte-americano John Isner confirmou o favoritismo e avançou às semifinais do Torneio de Estocolmo nesta sexta-feira. Principal cabeça de chave da competição, o tenista número 10 do ranking suou para passar pelo seu compatriota Tennys Sandgren por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (10/8), 6/7 (5/7) e 7/6 (7/2).

Foram quase três horas de partida até ele que impusesse seu favoritismo sobre o número 62 do ranking. Isner disparou 19 aces e teve o saque quebrado em apenas uma oportunidade, assim como também aproveitou somente um break point no serviço de Sandgren.

Agora, o principal favorito ao título da competição sueca terá pela frente o letão Ernests Gulbis na semifinal. Vindo do qualifying, o número 145 do ranking derrotou nesta sexta-feira o também norte-americano Jack Sock, cabeça de chave número 4, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4.

Já o segundo cabeça de chave, o italiano Fabio Fognini, passou pelo sul-coreano Hyeon Chung, que desistiu no segundo set, com o placar em 2/1, após perder o primeiro por 7/5. Na semifinal, Fognini vai encarar o terceiro favorito da competição, o grego Stefanos Tsitsipas, que eliminou o alemão Philipp Kohlscheiber em dois sets: 6/3 e 7/6 (7/4).

BÉLGICA - No Torneio da Antuérpia, destaque para o cabeça de chave número 1, o britânico Kyle Edmund, que avançou às semifinais sem entrar em quadra, graças à desistência do bielo-russo Ilya Ivashka. Agora, ele vai pegar o francês Richard Gasquet, quarto favorito, que eliminou o alemão Jan-Lennard Struff em três sets: 6/4, 6/7 (4/7) e 7/6 (11/9).

Diego Schwartzman, segundo cabeça de chave, se classificou à semifinal ao bater o francês Gilles Simon por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. O argentino terá pela frente o francês Gael Monfils, sexto favorito, que passou pelo canadense Vasek Pospisil também em sets diretos: 7/5 e 6/4.

RÚSSIA - No Torneio de Moscou, o principal favorito vivo é o dono da casa Daniil Medvedev, segundo cabeça de chave, que eliminou o lituano Ricardas Berankis por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 1/6 e 6/4. Na semifinal, ele pegará seu compatriota Karen Khachanov, terceiro favorito, que derrotou o bósnio Mirza Basic em sets diretos: 6/2 e 7/6 (7/5).

Na outra semifinal, a surpresa é o italiano Andreas Seppi, que passou pelo cabeça de chave número 4, o sérvio Filip Krajinovic, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/2). Ele terá pela frente o francês Adrien Mannarino, que derrotou o bielo-russo Egor Gerasimov por 2 a 0: 7/6 (7/3) e 6/3.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Esporte Sat, 20 Oct 2018 05:43:25 -0300
Mais rápido do dia, Hamilton lamenta treino atrapalhado pela chuva https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132298-mais-rapido-do-dia-hamilton-lamenta-treino-atrapalhado-pela-chuva https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132298-mais-rapido-do-dia-hamilton-lamenta-treino-atrapalhado-pela-chuva Mais rápido do dia, Hamilton lamenta treino atrapalhado pela chuva

Líder do Mundial de Pilotos e a um passo do quinto título da carreira, o inglês Lewis Hamilton foi o mais rápido desta sexta-feira nos treinos livres para o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Mesmo assim, o piloto da Mercedes não ficou satisfeito. Afinal, a forte chuva que caiu em Austin impediu que ele conseguisse o tempo de pista que queria.

"Não foi um dia muito proveitoso, o que é uma pena, porque muita gente veio assistir hoje. O clima foi miserável esta manhã, parecia que a pista ia secar para a segunda sessão, mas de repente a chuva começou de novo. Na primeira sessão, só consegui algumas voltas porque precisamos que os pneus durem até a terceira sessão e há pouco para se aprender na chuva. Na segunda sessão, esperamos até o fim antes de sair para a pista para ver se algo havia mudado", comentou.

Hamilton cravou o melhor tempo nas duas sessões, sendo mais rápido na primeira, em que conseguiu a marca de 1min47s502. "O carro ainda parece bom, mas a pista estava mais irregular do que no passado. Os pneus intermediários deram boa aderência na pista molhada, mas não acho que vão durar muito", analisou.

Se Hamilton não estava feliz, seu maior concorrente, o alemão Sebastian Vettel, tinha bem mais motivos para lamentar. Não bastasse ter cravado apenas o quinto melhor tempo na primeira sessão, foi o décimo na segunda e ainda perdeu três posições no grid por não respeitar uma bandeira vermelha na pista.

"Não há muito a se aprender em um treino desse", afirmou. "Sobre a punição, eu vi a bandeira vermelha, olhei em volta para ver se havia algum carro preso entre a curva 9 e a 10, e diminuí a velocidade para ir de acordo com as regras. Eles acharam que demorei muito, mas não há o que eu possa fazer sobre isso."

Hamilton pode conquistar neste domingo o seu quinto título na Fórmula 1 se marcar oito pontos a mais do que Vettel. Caso o inglês ganhe a prova nos EUA, o piloto da Ferrari tem de pelo menos chegar em segundo lugar para evitar o penta por antecipação do britânico. Ainda restarão mais três corridas após esta em Austin: o GP do México, no próximo dia 28, o do Brasil, em 11 de novembro, e o de Abu Dabi, duas semanas depois.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Esporte Sat, 20 Oct 2018 05:42:22 -0300
Com um a menos, Criciúma segura empate com o São Bento em Sorocaba https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132297-com-um-a-menos-criciuma-segura-empate-com-o-sao-bento-em-sorocaba https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/132297-com-um-a-menos-criciuma-segura-empate-com-o-sao-bento-em-sorocaba Com um a menos, Criciúma segura empate com o São Bento em Sorocaba

O Criciúma jogou com um homem a menos desde os 14 minutos do segundo tempo, quando Elvis foi expulso, mas conseguiu um resultado satisfatório diante do São Bento, na noite desta sexta-feira, em Sorocaba. Os dois times não saíram de um empate sem gols no estádio Walter Ribeiro, em jogo válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

A igualdade no placar mantém uma distância de um ponto entre eles. O time catarinense está em 12º lugar, com 41 pontos, enquanto a equipe sorocabana ocupa a 14ª colocação, com 40. Nenhum dos dois têm chances de entrar na zona de rebaixamento, já que o 17º colocado Sampaio Corrêa, primeiro dentro da zona do rebaixamento, tem apenas 32.

O São Bento entrou em campo buscando o ataque e conseguiu mandar no jogo por algum tempo. Mas, aos poucos, o Criciúma conseguiu equilibrar as ações, encaixou alguns bons contra-ataques e criou chances até melhores que a do adversário.

Apesar de ficar mais com a bola, o time da casa mostrou muita dificuldade na hora do último passe. Os jogadores abusaram de cruzamentos na área que não resultavam em lances de perigo, muito disso por conta da ausência um homem de referência. Com isso, o jogo foi para o intervalo sem bola na rede.

Insatisfeitos com o baixo nível da etapa inicial, os técnicos Marquinhos Santos e Mazola Júnior fizeram mudanças para o segundo tempo. O atacante Cléo Silva entrou no lugar do meia Zezinho no São Bento, enquanto o lateral-direito Sueliton saiu para a entrada do meia Carlos Eduardo no Criciúma.

O time da casa voltou melhor e chegou a balançar a rede aos seis minutos, com Samuel Santos, mas o árbitro marcou impedimento, para a irritação dos mandantes. Aos 14 minutos, foi a vez do lado catarinense reclamar, quando o árbitro mostrou o cartão vermelho direto ao meia Elvis, por reclamação. 

Com um a mais, o São Bento dominou as ações e o jogo foi de ataque contra defesa, mas o Criciúma não entrou em desespero e soube se defender bem para segurar o empate.

Os dois times voltam a campo no dia 27 de outubro (sábado), para a disputa da 33ª rodada. O São Bento recebe o CRB no Walter Ribeiro, enquanto o Criciúma fará o clássico catarinense com o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli. 

FICHA TÉCNICA:

SÃO BENTO 0 x 0 CRICIÚMA

SÃO BENTO - Rodrigo Viana; Tony, Ewerton Páscoa, Anderson Salles e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Dudu Vieira (Ronaldo), Samuel Santos e Zezinho (Cléo Silva); Francis e Roni (Diogo Oliveira). Técnico: Marquinhos Santos.

CRICIÚMA - Belliato; Sueliton (Carlos Eduardo), Fábio Ferreira, Sandro e Iago (Marlon Freitas); Jean Mangabeira, Liel, Eduardo e Elvis; Vitor Feijão e Zé Carlos (Nicolas). Técnico: Mazola Júnior.

CARTÕES AMARELOS - Dudu Vieira e Ewerton Páscoa (São Bento); Belliato, Eduardo, Sueliton, Vitor Feijão e Zé Carlos (Criciúma).

CARTÃO VERMELHO - Elvis (Criciúma).

ÁRBITRO - Wanderson Alves de Sousa (MG). 

RENDA - R$ 23.095,00.

PÚBLICO - 1.845 pagantes.

LOCAL - Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP).

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Esporte Sat, 20 Oct 2018 05:40:23 -0300
Família real saudita discute substituir príncipe herdeiro do trono https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/132296-familia-real-saudita-discute-substituir-principe-herdeiro-do-trono https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/132296-familia-real-saudita-discute-substituir-principe-herdeiro-do-trono Família real saudita discute substituir príncipe herdeiro do trono

A família real saudita está considerando substituir o príncipe Mohammed bin Salman como herdeiro do trono e sucessor de seu pai o rei Salman. A pressão e o escrutínio internacional diante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, que suspeita-se tenha sido morto por ordens do próprio MBS, levaram a corte real saudita a se reunir em segredo para debater o assunto.

Segundo o jornal francês Le Figaro, uma fonte diplomática diz que o Conselho de Aliança, historicamente o órgão responsável por aprovar a ordem de sucessão ao trono, tem se reunido nos últimos três dias para debater o tema. "As reuniões estão acontecendo com a máxima discrição", afirma a fonte diplomática do jornal. O Conselho de Aliança é composto por um delegado representando cada um dos cerca de 15 clãs da família real. 

O principal nome aventado para substituir MBS é o de seu irmão, Khalid bin Salman, de 30 anos, considerado pela maioria dos analistas "menos ambicioso e mais previsível do que MBS, de 33 anos. Seria uma quebra nas costumeiras regras sucessórias que regem o trono saudita, mas o conselho já fez isto antes. No ano passado, quando nomeou MBS como o novo príncipe herdeiro, tirando o direito de Mohammed bin Nayef, sobrinho de Salman e próximo na linhagem.

Segundo o Le Figaro, a transição não seria imediata e Khalid iria substituir seu irmão de maneira gradual. Khalid, que é ainda mais jovem que MBS, é considerado popular em casa e no exterior, e geralmente é visto como alguém que pode melhorar a imagem do reino no Ocidente. Ele é o embaixador da Arábia Saudita nos EUA, e foi chamado de volta a Riad na semana passada depois do desaparecimento de Jamal Khashoggi.

Antes de se tornar um embaixador, o príncipe era conselheiro da embaixada da Arábia Saudita em Washington, bem como do Ministério da Defesa em Riad, de acordo com sua biografia no site da embaixada. Antes disso, ele serviu como piloto na força aérea do reino, pilotando caças F-15 e participando de mais de 50 missões de combate na Síria e no Iêmen.

Quando assumiu seu cargo em Washington, Marcelle M. Wahba, ex-embaixadora dos EUA nos Emirados Árabes Unidos e presidente do Arab Emirates States Institute em Washington, disse ao jornal árabe Arabia, da Arábia Saudita, que o maior desafio do príncipe Khalid "seria melhorar a imagem do reino".

Segundo o portal Middle East Eye, especializado na cobertura do Oriente Médio, o governo dos EUA quer ter "envolvimento direto" no processo de escolha. Segundo uma fonte diplomática do site, que falou sob condição de anonimato, os "sauditas estão em pânico" por causa da crescente pressão em Riad sobre o assassinato de Khashoggi. De acordo com a fonte, a visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta semana, foi parte de um plano para que o governo Trump se envolva em discussões sobre qualquer possível mudança na linha de sucessão. O presidente dos EUA, Donald Trump, quer que Bin Salman permaneça no poder, mas Pompeo o considera "volátil e perigoso", e queria que ele fosse substituído, diz o Middle East Eye.

Uma fonte do Ministério do Exterior do Reino Unido disse a Reuters que Simon Collins, o embaixador britânico em Riad, não se encontrou com Bin Salman desde o desaparecimento de Khashoggi no dia 2 de outubro, porque as "autoridades sauditas continuam confusas sobre como lidar com a situação". Nesta semana, o rei Salman enviou seu assessor mais experiente, o príncipe Khalid al-Faisal, governador de Meca, para Istambul.

Analistas e dissidentes sauditas dizem que a probabilidade de Bin Salman ser removido completamente da sucessão é "pouco provável". Um dissidente saudita que tem laços estreitos com a família real disse ao Middle East Eye que a família "se reuniria para evitar um conflito interno". "A família real não vai ficar do lado de ninguém. Eles vão ficar juntos por duas razões. Em primeiro lugar, a família acredita que MBS será rei. Em segundo lugar, se eles começarem um conflito interno, o país inteiro entrará em colapso e nenhum dos membros da família real quer isso", afirmou o dissidente.

Andreas Krieg, professor assistente do King's College de Londres especializado em questões de segurança do Golfo, disse que muitos em Washington previam que o irmão de Bin Salman, Khalid bin Salman, embaixador da Arábia Saudita nos EUA, seria nomeado vice-príncipe herdeiro. Mas ele disse que seria necessário um "golpe de verdade" dentro do palácio para Mohammed bin Salman ser removido da linha de sucessão. "Haverá muita conversa na família sobre como lidar com MBS, já que ele se tornou agressivo. Mas não resta ninguém na velha guarda que possa realmente desafiá-lo", disse Krieg ao Le Figaro. "Ele criou um regime que é um pouco à prova de balas da oposição fora da família do rei Salman. Só um golpe real dentro do palácio pode se livrar dele."

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Internacionais Sat, 20 Oct 2018 05:38:46 -0300
Caravana de imigrantes da América Central rumo aos EUA entra no México https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/132295-caravana-de-imigrantes-da-america-central-rumo-aos-eua-entra-no-mexico https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/132295-caravana-de-imigrantes-da-america-central-rumo-aos-eua-entra-no-mexico Caravana de imigrantes da América Central rumo aos EUA entra no México

Uma caravana com mais de 3 mil imigrante rompeu uma cerca e cruzou uma ponte na fronteira da Guatemala com o México para entrar no território mexicano, nesta sexta-feira 19. Eles seguem rumo aos EUA, o que fez o presidente Donald Trump ameaçar com uma série de retaliações, que vão do fechamento da fronteira à suspensão do Nafta. 

No lado mexicano, eles foram recebidos por dezenas de policiais com escudos. Cerca de 50 imigrantes conseguiram abrir caminho antes que os policiais usassem spray de pimenta contra a multidão. Os portões foram fechados novamente.

O chefe da polícia federal mexicana, Manelich Castilla, falando da cidade fronteiriça de Ciudad Hidalgo, disse que seus homens conseguiram impedir a invasão dos mais de 3 mil imigrantes. Ele afirmou que pessoas que não faziam parte da caravana atacaram a polícia com fogos de artifício e pedras.

No Rio Suchiate, na divisa entre as cidades de Tecún Umán (Guatemala) e Ciudad Higaldo (México), alguns imigrantes utilizaram balsas improvisadas para escapar dos controles oficiais, enquanto outros tentavam cruzar a ponte em grupos. 

Cristian, de 34 anos, técnico de telefonia celular de San Pedro Sula, disse que deixou Honduras porque membros de gangues exigiram pagamentos de proteção de US$ 83 por mês. Para ele, já era difícil sustentar seus quatro filhos com uma renda de US$ 450. Ele fechou sua pequena empresa e partiu.

"Quero ir aos Estados Unidos para contribuir com o país", disse Cristian. "Para fazer qualquer tipo de trabalho. Até recolher lixo".

Agentes da polícia e da imigração permitem que pequenos grupos de 10, 20, 30 pessoas passem pelos portões para solicitar o status de refugiados. Depois de registrar uma reclamação, eles são encaminhados a um abrigo para passar a noite.

Trump

A caravana da América Central que se formou no sul do México no fim de março também foi alvo da ira de Trump que, na quinta-feira, ameaçou acionar os militares e fechar a fronteira se o México não detiver a multidão. No entanto, ontem ele agradeceu o empenho do governo mexicano em conter a caravana, que foge da violência e da pobreza na região. 

O grupo saiu no sábado da cidade de San Pedro Sula, no norte de Honduras, após uma convocação pelas redes sociais. Desde então, os povoados da Guatemala viram com assombro a passagem dos hondurenhos que marcham, até mesmo com bebês e pessoas em cadeiras de rodas. Muitos guatemaltecos se uniram ao grupo e outros ofereceram água, comida e abrigo. 

Autoridades mexicanas disseram que aqueles com passaportes e vistos válidos, uma pequena minoria dos que tentam atravessar, seriam admitidos imediatamente.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Internacionais Sat, 20 Oct 2018 05:37:31 -0300
Estudantes doam mais de 12 toneladas de alimentos para o Fundo Social https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132294-estudantes-doam-mais-de-12-toneladas-de-alimentos-para-o-fundo-social https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132294-estudantes-doam-mais-de-12-toneladas-de-alimentos-para-o-fundo-social Também foram doados brinquedos, roupas e calçados

Estudantes das atléticas da USP-São Carlos e da UFSCar estiveram na tarde desta sexta-feira (19), na sede do Fundo Social de Solidariedade para entregar a parte final das dos produtos arrecadados pela Tusca Social.

Ao todo, a ação social da TUSCA (Taça Universitária de São Carlos) doou ao Fundo Social 12.379 quilos de alimentos, 596 brinquedos e 3.479 peças entre roupas e calçados. A arrecadação aconteceu em setembro e outubro. “Estamos crescendo. Hoje, damos muito valor ao lado social da TUSCA. Os estudantes estão conscientes da importância da ação social. O aumento na arrecadação demonstra que estamos alcançando nossa meta: integrar os estudantes a cidade”, disse a coordenadora do Projeto Social da TUSCA, Milena Maria Pinto.

Para o Fundo Social, o volume de arrecadação amplia muito as possibilidades de atendimento. “O trabalho é muito importante pelo volume de arrecadação. Dá para atendermos muitas entidades. Esse ano foram mais de 12 mil quilos, além de brinquedos, roupas e calçados. Essas doações vão suprir a necessidade de muitas pessoas até o final do ano”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia Ferreira e Silva.

A estudante da UFSCar, Thais Mota, conta que a ação permite aos estudantes enxergarem além da universidade. “A relação com o esporte e a universidade é bastante forte. Mas temos que desenvolver outras competências. Inserir os estudantes na comunidade que ele pertence, mostrar para essa comunidade que a TUSCA vai além das festas e competições e o social traz resultado bastante expressivo”, disse Thais. 

“A TUSCA sempre trouxe para a população uma preocupação grande. O investimento na parte social está mudando o conceito da Taça na cidade. O trabalho social da visibilidade aos estudantes”, afirmou Lucinha.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Sat, 20 Oct 2018 10:34:10 -0300
São Carlos decreta estado de emergência por causa das chuvas https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132293-sao-carlos-decreta-estado-de-emergencia-por-causa-das-chuvas https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132293-sao-carlos-decreta-estado-de-emergencia-por-causa-das-chuvas São Carlos decreta estado de emergência por causa das chuvas

A chuva que caiu na noite da última quinta-feira (18), 45,4 mm em menos de 60 minutos, causou mais transtornos em São Carlos. Como a chuva foi muito grande e concentrada, novamente causou alagamentos na Rotatória do Cristo, um grande volume de terra foi parar na pista do prolongamento da avenida Trabalhador São-Carlense, parte do muro do Cemitério Nossa Senhora do Carmo cedeu, além de agravar a situação do Pontilhão da Travessa 8 (rua Itália), na Vila Prado.

Durante todo o dia, equipes da Secretaria de Serviços Públicos, SAAE e Defesa Civil, com apoio dos agentes de trânsito (amarelinhos), trabalharam para amenizar os transtornos ocorridos. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos se revezou e nas primeiras horas desta sexta-feira (19) já estava na região do cemitério removendo os tijolos e resíduos da calçada e parte da pista da avenida São Carlos após a queda do muro. No início da tarde a via foi liberada. Na parte onde o muro cedeu foram colocadas estruturas metálicas.

Uma das pistas do Pontilhão da Travessa 8 foi interditada, inclusive a passagem de pedestres. A medida de segurança foi tomada uma vez que as pedras de uma das laterais estão soltas. Equipes do SAAE fizeram a limpeza das vias do prolongamento da avenida Trabalhador São-Carlense e na região da Rotatória do Cristo.

A galeria de água pluvial que rompeu com a forte chuva da semana passada e que voltou a apresentar problema na última quarta-feira, localizada na rua Episcopal quase esquina com a rua Bento Carlos, ainda não foi refeita e o local continua interditado. “O problema é mais complexo. Vamos trocar a tubulação e concretar novamente, porém o local exige um estudo emergencial para avaliação de toda a região já que a tubulação é muito antiga em alguns trechos e precisa ser trocada urgente. Acreditamos ser necessário fazer o desvio das águas pluviais”, explicou Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

Devido aos inúmeros estragos, causando danos e prejuízos que comprometem parcialmente a capacidade de resposta do poder público, foi publicado no Diário Oficial do Município, edição 1276, de 20 de outubro de 2018, o Decreto Nº 419 declarando estado de emergência. Com o decreto de emergência, todos os órgãos municipais podem ser mobilizados para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, ficando dispensado processo licitatório para aquisições de produtos e serviços pelo município para fazer frente às demandas em razão dos problemas ocasionados pelas chuvas.

O volume de chuva foi alto. A média o mês de outubro é de 133 mm, porém já choveu 343 mm. “Estamos finalizando um relatório para encaminhar ao Governo do Estado, mas mesmo assim percebemos a necessidade do decreto de emergência, pois os estragos são imensos”, disse Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil.

“Optamos pelo decreto de emergência para podermos agir com a rapidez. Dentro da legalidade, a intenção é que possamos realizar as obras necessárias. Trabalhamos na reconstrução das áreas atingidas para causar o mínimo de transtorno à população”, disse o prefeito Airton Garcia.

No momento ainda não é possível precisar o montante de recursos necessários, já que primeiro é preciso que os engenheiros do município desenvolvam os projetos para resolver em definitivo os problemas, caso da galeria rompida no centro da cidade e do Pontilhão da Travessa 8.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Sat, 20 Oct 2018 05:30:32 -0300
Zé Parrella entrega cadeiras de rodas para filha de ex-vereador https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132292-ze-parrella-entrega-cadeiras-de-rodas-para-filha-de-ex-vereador https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132292-ze-parrella-entrega-cadeiras-de-rodas-para-filha-de-ex-vereador Zé Parrella entrega cadeiras de rodas para filha de ex-vereador

Em mais um gesto de solidariedade pelo próximo, o prefeito José Luiz Parella (PSDB), entregou durante essa semana, uma cadeira de rodas para a filha do ex-vereador João Siqueira Filho.

O pedido foi apresentado pela vereadora Ivani Almeida da Silva. “Fui procurada pelo João Siqueira, que comentou sobre as necessidades da sua filha, e conversei com o prefeito Zé Parrella, o qual, prontamente, atendeu ao nosso pedido”, comentou ela.

A cadeira possui adaptações especiais e os acessórios para a melhor comodidade da garotinha. Õ ex-vereador agradeceu bastante ao prefeito pelo gesto solidário.

“As duas cadeiras que minha filha teve, foi através do Zé Parrella. Só tenho que agradecer e elogiar os funcionários do Departamento Municipal da Saúde, que nos fornece todos os medicamentos e alimentação necessária, para minha filha”, comentou Siqueira.

Zé Parrella lembra que a sua administração também adquiriu cerca de 10 cadeiras de rodas e destinou aos alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ibaté.

“Como sempre digo, governo para a cidade, por aqueles que precisam do atendimento público. Aqui não tem retaliação contra ninguém. Todos sabem que eu e o João tivemos divergências políticas, mas isso não é levado em conta, quando se trata de ajudar ao próximo”, finalizou Parrella.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Sat, 20 Oct 2018 05:28:00 -0300
Vereador Sérgio Rocha denuncia estado de abandono do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132291-vereador-sergio-rocha-denuncia-estado-de-abandono-do-cemiterio-municipal-nossa-senhora-do-carmo https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132291-vereador-sergio-rocha-denuncia-estado-de-abandono-do-cemiterio-municipal-nossa-senhora-do-carmo Vereador Sérgio Rocha denuncia estado de abandono do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo

Na manhã desta sexta-feira (19) o vereador Sérgio Rocha esteve no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo para verificar a ocorrência do desabamento do muro do local, provocado pela forte chuva que alagou vários pontos da cidade na noite desta quinta-feira. 

Segundo o vereador, ao chegar ao cemitério, se deparou com diversas irregularidades que comprometiam a estabilidade dos muros, denunciando o total descaso da gestão pública na manutenção do espaço. Além de uma grande quantidade de lixo, as tubulações estavam completamente entupidas o que, segundo Rocha, foi o principal motivo da queda do muro.

Sérgio afirma que já acompanha a situação do cemitério há algum tempo e responsabiliza a Prefeitura pelo abandono da preservação digna do lugar.

“É de extrema importância que fiscalizemos os serviços públicos de nossa cidade, para que se atentem mais as necessidades dos espaços públicos utilizado pela população”, aponta o vereador.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Política Sat, 20 Oct 2018 05:16:25 -0300
É contraditório Bolsonaro não apoiar lista tríplice para PGR, diz chefe da ANPR https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132290-e-contraditorio-bolsonaro-nao-apoiar-lista-triplice-para-pgr-diz-chefe-da-anpr https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132290-e-contraditorio-bolsonaro-nao-apoiar-lista-triplice-para-pgr-diz-chefe-da-anpr É contraditório Bolsonaro não apoiar lista tríplice para PGR, diz chefe da ANPR

O presidente da Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, afirmou que o candidato Jair Bolsonaro, do PSL, se colocou em uma posição contraditória, ao não se comprometer a, caso eleito, indicar para procurador-geral da República um dos nomes a da lista tríplice da ANPR. 

Jair Bolsonaro disse em entrevista na segunda-feira 15, ao Jornal Nacional, que considerará na hora de indicar o próximo procurador-geral da República a "isenção" e "alguém que esteja livre do viés ideológico de esquerda, que não tenha feito carreira em cima disso, que não seja um ativista no passado por certas questões nacionais". 

A contradição do candidato, segundo o presidente da ANPR, é com a defesa da atuação da polícia e do Ministério Público, bandeiras empunhadas pelo político na Câmara e na eleição para a Presidência.

"Bolsonaro se colocou numa posição contraditória com a plataforma política que ele sempre defendeu. Porque ele sempre colocou e reafirmou na campanha que vai dar força ao MP e à polícia no combate ao crime. Para isso, uma das condições para bom funcionamento do MPF, com independência, e que ajudou não só no surgimento mas na sustentação da Operação Lava Jato e do Mensalão, permitindo tantos trabalhos a serem bem-feitos, é a lista tríplice. Escolher dentro da lista tríplice é importante não só ao trabalho do MP, como para haver o respaldo da sociedade. Eu realmente acho que pode haver uma evolução seja antes, seja depois, da eleição se confirmado que ele for eleito" afirmou José Robalinho.

Robalinho lembrou que Fernando Haddad já se comprometeu em respeitar a lista tríplice e disse estar convicto de que Bolsonaro possa "evoluir" para o posicionamento.

O procurador, que vinha tentando obter da campanha de Bolsonaro esse compromisso, diz não ter desistido e que as "portas estão abertas". 

"O diálogo continua e tenho a convicção de que ele vai evoluir essa posição. A lista tríplice está consagrada pelas forças políticas", disse. "Alguém que chegou nessa posição nas eleições mostrando uma visão de que é a favor do combate a corrupção, apoio à Lava Jato, quando tem como primeira oportunidade de afirmar a independência do MP, não deve atirar na independência do MP", explicou.

Independência.

Para o presidente da ANPR, a declaração de Jair Bolsonaro, ao atribuir posicionamento ideológico a membros do Ministério Público, demonstra pouca compreensão do candidato sobre a independência do Ministério Público. 

"O MP tem como função defender a Constituição, defender as leis e, portanto, defenderá o meio ambiente e os direitos humanos, a política de gênero que está nas leis, vai defender de maneira intransigente a lei a constituição e a democracia", afirmou José Robalinho.

Robalinho diz também que escolher um nome fora da lista tríplice mais do que um retrocesso, seria algo que geraria insatisfação dentro da carreira do Ministério Público Federal e poderia até paralisar o órgão. 

"A lista tríplice não diz respeito a posições partidárias, mas a lideranças. O sujeito tem que ter liderança e respaldo técnico para o órgão ser conduzido", complementa.

O candidato do PT, Fernando Haddad, se comprometeu a respeitar a lista tríplice, como fizeram os ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, escolhendo o primeiro nome da lista tríplice, além do atual presidente, Michel Temer, que indicou o segundo nome da lista tríplice.

O presidente da ANPR destacou que todos os partidos que estiveram na presidência desde que a lista tríplice começou a ser apresentada têm mostrado respeito ao sistema. Segundo ele, embora a primeira lista tríplice não tenha sido observada em uma oportunidade pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o PSDB já propôs posteriormente no Congresso que a escolha do procurador respeite a lista tríplice.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Política Sat, 20 Oct 2018 05:13:55 -0300
PF indicia educadora por vídeo sobre urnas fraudadas https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132289-pf-indicia-educadora-por-video-sobre-urnas-fraudadas https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132289-pf-indicia-educadora-por-video-sobre-urnas-fraudadas Funcionários preparam urna eletrônica em seção eleitoral em São Paulo

A Polícia Federal indiciou na manhã desta sexta-feira uma educadora física por crimes eleitorais ao divulgar um vídeo com conteúdo falso em que relata o envio de urnas eletrônicas fraudadas para o Nordeste do Brasil e responsabiliza o governo federal por suposta fraude no atual processo eleitoral.

A nota da PF cita que o inquérito foi instaurado na véspera, por ordem do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Diligências realizadas possibilitaram a identificação da autora do vídeo, que foi indiciada por dois crimes do Código Eleitoral: “divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado” e “caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime”.

A distribuição de notícias falsas tem sido uma prática bastante comum na atual campanha eleitoral.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Reuters) Política Sat, 20 Oct 2018 05:13:05 -0300
Bandeirantes vai recapear ruas de São Carlos por R$ 3,2 mi https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132288-bandeirantes-vai-recapear-ruas-de-sao-carlos-por-r-3-2-mi https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132288-bandeirantes-vai-recapear-ruas-de-sao-carlos-por-r-3-2-mi Engenharia e Comércio Bandeirantes vai recapear ruas de São Carlos por R$ 3,2 milhões

A Prefeitura de São Carlos abriu, na manhã desta sexta-feira, 19, os envelopes com as propostas de recapeamento de ruas dos bairros Santa Felícia, Vila Elisabeth e Avenida José Pereira Lopes, no Grande Vila Prado.

Duas empresas estavam na disputa – Engenharia e Comércio Bandeirantes e DGB Engenharia. A primeira ofereceu R$ 3,2 milhões pelo serviço, uma economia de 32%.

Encerrada esta fase, o prefeito Airton Garcia (PSB) assinará o contrato e a ordem de serviço. Na próxima semana, a Comissão de Licitações da Prefeitura deve promover mais uma licitação de recapeamento de R$ 2,9 milhões.

Em julho, a Prefeitura de São Carlos recebeu da Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista), após análises do processo de concessão de crédito, o aval para dar continuidade ao procedimento para aquisição de R$ 20 milhões que serão investidos em recapeamento. 

A solicitação do crédito foi feita pelo prefeito Airton Garcia diretamente ao governador Márcio França. No início de junho, na visita a São Carlos, o governador anunciou a disponibilidade de recursos. A operação tem prazo total para pagamento de 72 meses com encargos de 5% ao ano. 

Eleição 

Ainda há a expectativa de recapeamento das ruas do Cidade Aracy e parte do Presidente Collor, que será realizado após as eleições.

“Fizemos a licitação, aguardamos os prazos de lei, homologamos, assinamos o contrato, porém como são recursos federais de emenda parlamentar a Caixa Econômica Federal nos comunicou que os recursos somente serão liberados após o segundo turno das eleições”, explicou, antes do período eleitoral, Reginaldo Peronti, secretário de Obras Públicas.

Na segunda etapa serão recapeados 24.986,08 metros quadrados de vias, entre elas as ruas Joaquim Roda, Antônio Zaccarelli e João Martins França, além de trecho da avenida José Antônio Migliato. Também serão feitas rampas de acesso e sinalização aérea e de solo.

O valor estimado do processo licitatório foi de R$ 1.085.000,00, mas a empresa vencedora do processo apresentou a proposta de R$ 684.540,14. Os recursos são de emenda parlamentar destinada pelo deputado Federal Marco Feliciano (Podemos).

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fabio Taconelli) Cidades Sat, 20 Oct 2018 05:09:56 -0300
Confiança do consumidor segue estagnada, diz pesquisa https://www.jornalpp.com.br/economia/item/132287-confianca-do-consumidor-segue-estagnada-diz-pesquisa https://www.jornalpp.com.br/economia/item/132287-confianca-do-consumidor-segue-estagnada-diz-pesquisa Quase metade dos consumidores afirmam que entre os residentes de sua casa há pelo menos um desempregado, e 34% afirmam ter receio de ser demitido

Dados apurados pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Confiança do Consumidor permaneceu estagnado na transição dos últimos dois meses, com 41,9 pontos em setembro contra 42,4 pontos em agosto. A baixa evolução da confiança do consumidor é reflexo da crise na economia e das incertezas do processo eleitoral.

De acordo com o estudo, 82% dos brasileiros entrevistados avaliam de forma negativa a economia no atual momento, percentual que se manteve estável na passagem de agosto para setembro. Pelo menos 68% dos consumidores avaliam que o principal sintoma das atuais condições econômicas é o desemprego elevado; 61% culpa o aumento dos preços de produtos; 38% justifica pelas altas taxas de juros; e 29% acredita que é por causa do aumento do dólar.

Quase metade dos consumidores afirmam que entre os residentes de sua casa há pelo menos um desempregado, e 34% afirmam ter receio de ser demitido. Para mais da metade dos entrevistados (51%), o alto custo de vida tem gerado incômodo na vida financeira familiar, e para 19%, o desemprego. Indagados sobre onde que mais pesa o orçamento, 89% citam despesas com contas de luz e água; 87% afirmam ser o supermercado; e 86% apontam os preços dos combustíveis.

No que se refere à própria condição financeira, 43% dos consumidores consideram ruim ou péssima, contra apenas 11% que consideram que vai bem. Entre as causas do pessimismo financeiro estão o custo elevado de vida (57%), o desemprego (34%), queda na renda familiar (25%), imprevistos (13%) e a perda do controle orçamentário (11%).

O levantamento abordou também as perspectivas para o futuro da economia, e dentre os entrevistados, 33% se declararam pessimistas (10% no que se refere à vida particular), enquanto 19% afirmam estar otimistas (55% na avaliação financeira particular).

De acordo com quase metade dos entrevistados, corrupção e desemprego são as maiores causas de insegurança, questões que estão ligadas aos primeiros meses de atuação do próximo presidente.

Para o SPC Brasil, embora o país tenha atingido uma certa estabilidade diante da recessão econômica, o brasileiro se mantém cauteloso diante do processo eleitoral em curso. A entidade ressaltou ainda que há incertezas sobre como os candidatos pretendem lidar com as reformas econômicas que o país precisa, e que apenas a queda no desemprego e crescimento real da renda vão mudar positivamente a percepção do consumidor.

Foram entrevistados 800 consumidores. O Indicador aponta quer níveis acima de 50 indicam confiança, enquanto que níveis abaixo apontam o oposto. A escala do indicador varia de zero a 100.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Agência Brasil) Economia Fri, 19 Oct 2018 17:19:04 -0300
Crânio de Luzia é encontrado nos escombros do Museu Nacional no Rio https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132286-cranio-de-luzia-e-encontrado-nos-escombros-do-museu-nacional-no-rio https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132286-cranio-de-luzia-e-encontrado-nos-escombros-do-museu-nacional-no-rio Museu Nacional no Rio de Janeiro

O crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi encontrado por pesquisadores que atuam nos escombros do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que pegou fogo em setembro e teve boa parte de seu acervo destruído, informou a direção do museu nesta sexta-feira.

 “Com o incêndio, um armário caiu sobre o crânio que ficava protegido em tipo de uma caixa de vidro. Isso ajudou a diminuir o estrago”, disse à Reuters a vice-diretora do museu, Cristiana Serejo. “Em meio à tragédia, uma boa notícia. Quase um milagre”, acrescentou ela.

Segundo os pesquisadores, o crânio possui danos, mas é passível de ser recuperado.

“É como se fosse um quebra-cabeça e já temos as peças. Como temos a imagem computadorizada, certamente poderá ser recuperado”, afirmou a vice-diretora.

O Museu Nacional segue interditado para que sejam feitas obras de reconstrução e reparação que devem durar cerca de três anos.

“Estimo que sejam necessários 350 milhões para o museu ficar pronto e só a fachada (do palácio São Cristovão) demandará 50 milhões”, disse o diretor do museu, Alexander Kellner, a jornalistas.

O crânio de Luzia foi encontrado na década de 1970 em Minas Gerais durante uma expedição e foi considerado um passo importante para estudos sobre os povos e o povoamento das Américas.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Reuters) Cultura Fri, 19 Oct 2018 17:16:41 -0300
Carro avança preferencial e motociclista fica ferida após colisão no Centro https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132285-carro-avanca-preferencial-e-motociclista-fica-ferida-apos-colisao-no-centro https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132285-carro-avanca-preferencial-e-motociclista-fica-ferida-apos-colisao-no-centro Com ferimentos, vítima foi socorrida pelo SAMU até a Santa Casa

Uma motociclista de 39 anos ficou ferida na tarde desta sexta-feira, 19, após um Siena ELX Flex, Bege, Ano e Modelo 2010, Placas de São Carlos/SP, avançar a preferencial em um cruzamento na região central de São Carlos e ocasionar uma colisão.

Segundo o apurado, a mulher pilotava uma motocicleta Honda CG Titan 150 EX, Azul, Ano 2011, Modelo 2012, Placa de São Carlos/SP, pela Avenida São Carlos, quando no cruzamento com a Rua Marechal Deodoro acabou sendo atingida pelo automóvel, cuja motorista não teria avistado a vítima na via oposta.

Com o impacto da batida, a motociclista caiu ao solo e sofreu ferimentos, sendo a mesma imobilizada por uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e posteriormente socorrida até a Santa Casa.

Agentes do Departamento de Trânsito Municipal orientaram o tráfego de veículos durante os procedimentos de socorro, e o ocorrido foi registrado por uma equipe da Guarda Municipal.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Polícia Fri, 19 Oct 2018 17:06:36 -0300
Camiseta do Bolsonaro provoca polêmica em escola de São Carlos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132284-camiseta-do-bolsonaro-provoca-polemica-em-escola-de-sao-carlos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/132284-camiseta-do-bolsonaro-provoca-polemica-em-escola-de-sao-carlos Camiseta do Bolsonaro provoca polêmica em escola de São Carlos

Deu polícia na escola Atília Prado Margarido, no bairro Santa Felícia, em São Carlos, na manhã desta sexta-feira, 19. Alunos que vestiam camisetas do candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro, foram impedidos de ficarem na aula.

Os estudantes têm 16 e 18 anos. Eles são irmãos. Uma outra aluna, de 15 anos, também foi convidada a deixar a escola. Ela mencionava o candidato em um trabalho escolar. “Alunos com camisa do candidato Bolsonaro foram obrigados a colocar outra camisa por cima e um aluno foi retirado da sala por estar usando a camisa do deputado, dentro da sala de aula. A professora pediu para pegar uma música de uma banda para fazer um trabalho, simplesmente gostei de uma música que falava do candidato Jair Messias Bolsonaro e fui retirada da sala. A escola foi totalmente contra a ação, dela mas agora eu pergunto: essa é a tal da democracia que todos falam?”, desabafou a aluna, em sua rede social. Os pais também não gostaram da atitude e procuraram a polícia.

Um funcionário da direção da escola disse, na delegacia, que nenhum servidor está autorizado a impedir o ato dos alunos.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Redação) Cidades Fri, 19 Oct 2018 16:54:08 -0300
Estudo relaciona 12% das mortes por câncer de mama ao sedentarismo https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/132283-estudo-relaciona-12-das-mortes-por-cancer-de-mama-ao-sedentarismo https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/132283-estudo-relaciona-12-das-mortes-por-cancer-de-mama-ao-sedentarismo O estudo mostra ainda que 51,3% delas praticam atividade física de forma insuficiente – não alcançam o equivalente a pelo menos 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada ou pelo menos 75 minutos semanais de atividades de intensidade vigorosa

Uma pesquisa publicada na revista Nature e que contou com a colaboração do Ministério da Saúde revela que uma em cada dez mortes em decorrência de câncer de mama no Brasil – cerca de 12% – poderiam ter sido evitadas com a prática de atividade física regular. De acordo com a pasta, os números mostram que, em 2015, 2.075 mortes poderiam ter sido evitadas se as pacientes realizassem pelo menos uma caminhada de 30 minutos ao dia cinco vezes por semana.

Segundo o ministério, um dos fatores que causam o câncer de mama é o excesso de estrogênio no organismo, que pode levar à formação de mutações e carcinogênese estimulando a produção de radicais. A pasta destacou que a atividade física, por sua vez, diminui o estradiol e aumenta a globulina de ligação a hormonas sexuais, provocando uma redução de circulantes inflamatórios e aumentando as substâncias anti-inflamatórias.

Estados

Os números mostram que os estados brasileiros com melhores indicadores socioeconômicos apresentaram as maiores taxas de óbitos de câncer de mama atribuível à inatividade física. O Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar, seguido pelo Rio Grande do Sul e por São Paulo. Apesar de não aparecerem no topo da lista, estados do Norte e Nordeste, segundo a pasta, passam por uma transição de mortalidade, aumentando o número de óbitos por doenças crônicas e diminuindo as resultantes de outros tipos.

Atividade física

De acordo com o ministério, a pesquisa também chama atenção para o impacto de outros fatores de risco para o câncer de mama – 6,5% dos óbitos provocados pela doença são atribuídos ao uso de álcool, índice alto de massa corporal e dieta rica em açúcar. A pasta reforçou que a adoção de um estilo de vida saudável evitaria 39% das mortes por doenças crônicas, que respondem por 76% das causas de morte no Brasil.

“Se a saúde/doença da população brasileira continuar a tendência atual, com grande crescimento da doença crônica em adultos jovens, não haverá financiamento suficiente para o SUS, devido ao alto custo da doença crônica”, avaliou a diretora do departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Fatima Marinho.

Números

Dados da última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017 apontam que 13,9% das mulheres das capitais brasileiras são sedentárias. O número é maior entre as que têm mais idade, mas também entre as jovens de 18 a 24 anos (21%).

O estudo mostra ainda que 51,3% delas praticam atividade física de forma insuficiente – não alcançam o equivalente a pelo menos 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada ou pelo menos 75 minutos semanais de atividades de intensidade vigorosa.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Agência Brasil) Brasil Fri, 19 Oct 2018 16:13:17 -0300
Bolsonaro tem 64% dos votos válidos, Haddad aparece com 36% https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132282-bolsonaro-tem-64-dos-votos-validos-haddad-aparece-com-36 https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132282-bolsonaro-tem-64-dos-votos-validos-haddad-aparece-com-36 Candidatos à presidencia Jair Bolsonaro e Fernando Haddad

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, aparece com 64 por cento dos votos válidos, contra 36 por cento do petista Fernando Haddad, de acordo com pesquisa do DataPoder360 divulgada nesta sexta-feira.

Essa é a primeira pesquisa do instituto no segundo turno da eleição presidencial. Simulação de segundo turno entre Bolsonaro e Haddad feita entre os dias 3 e 4 de outubro, portanto antes do primeiro turno realizado no dia 7, mostrava o ex-capitão do Exército com 51 por cento dos votos válidos, contra 49 por cento do petista.

Quando considerados os votos totais, de acordo com o levantamento do DataPoder360, Bolsonaro soma 57 por cento e Haddad tem 31 por cento. Brancos e nulos somam 9 por cento e o percentual dos que não sabem ou não responderam é de 3 por cento.

O DataPoder360 entrevistou 4 mil pessoas por telefone entre quarta e quinta-feira. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.

O segundo turno da eleição está marcado para o dia 28 de outubro.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Reuters) Política Fri, 19 Oct 2018 16:12:14 -0300
Menor é apreendido pela PM com cocaína no bairro Boa Vista https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132281-menor-e-apreendido-pela-pm-com-cocaina-no-bairro-boa-vista https://www.jornalpp.com.br/policia/item/132281-menor-e-apreendido-pela-pm-com-cocaina-no-bairro-boa-vista Após o registro de Ato Infracional de Tráfico de Drogas, o adolescente foi recolhido ao NAI de São Carlos

Um adolescente foi apreendido pela Polícia Militar na tarde desta sexta-feira, 19, após ser surpreendido com diversos ependorfs contendo cocaína, durante uma abordagem no bairro Boa Vista.

De acordo com o apurado, uma viatura do Rádio Patrulhamento Padrão (RPP), composta pelos Soldados Izomar e Carvalho, realizavam patrulhamento preventivo pelo cruzamento das ruas Antônio Frederico Ozanan com Francisco Schiavone, quando os policiais suspeitaram da atitude do menor e realizaram uma averiguação, sendo encontrados durante buscas pessoais, a quantia de 35 ependorfs com com a referida droga.

Apreendido, o infrator foi levado até a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), onde o ocorrido foi registrado em Boletim de Ocorrência pela autoridade policial local, e após o melhor foi encaminhado ao NAI.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jean Guilherme) Polícia Fri, 19 Oct 2018 15:28:29 -0300
Le Lis Blanc celebra 30 anos de moda com evento de gala em SP https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132280-le-lis-blanc-celebra-30-anos-de-moda-com-evento-de-gala-em-sp https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132280-le-lis-blanc-celebra-30-anos-de-moda-com-evento-de-gala-em-sp Le Lis Blanc celebra 30 anos de moda com evento de gala em SP

Foi uma noite e tanto a que a Le Lis Blanc promoveu para celebrar os 30 anos da marca. Num evento de gala para 400 pessoas no Jockey Club de São Paulo, a marca fez uma demonstração de seu poder de fogo com um evento espetacular (e espetaculoso) na noite desta quinta-feira, 18.

A festa teve tops internacionais e brasileiras na passarela - entre elas a sul-sudanesa Adut Akech, a Angel da Victoria’s Secret e dinamarquesa Josephine Skriver, a angolana Maria Borges e as brasileiras Alessandra Ambrósio, Ana Beatriz Barros, Carol Trentini e Izabel Goulart. Contou com trilha ao vivo do DJ Alok acompanhado por uma orquestra, queima de fogos, jantar, show de Ivete Sangalo e um ensaio de fotos by Bob Wolfenson rolando num dos espaços também.

A lista de convidados foi igualmente pomposa. Entre os que prestigiaram a festa estavam as atrizes Bruna Marquezine, Camila Queiroz, Fiorella Mattheis e Mariana Rios, as apresentadoras Patrícia Poeta e Luciana Gimenez, o publicitário Nizan Guanaes, além de top fashionistas, como as consultoras Costanza Pascolato e Donata Meirelles, e a blogueiras Thássia Naves, Lalá Rudge e Helena Bordon.

Com previsão de chuva intensa e uma passarela montada ao ar livre, na parte de baixo da arquibancada do Jockey, até o Cacique Cobra Coral foi recrutado para a ocasião. A organização que representa a entidade espiritual presta serviços de influenciadora de mudanças no tempo, que de fato não fechou para a Le Lis - choveu de leve apenas.

Eram quase 22h, duas horas depois do horário marcado, portanto, quando Patrícia Poeta entrou em cena e deu o start no desfile propriamente dito depois de um breve discurso anunciando o que estava por vir. Foram três momentos distintos do desfile, dedicados às três linhas de roupas da Le Lis Blanc.

Primeiro veio a mais casual e acessível, com muitos vestidos brancos, rendas, babados, shapes amplos, alguns florais e vestidos metalizados sensuais. Em seguida entra em cena a linha conceitual da grife, assinada pela estilista Giuliana Romanno, com uma alfaiataria feminina moderna inspirada em gravataria, trazendo amarrações, geometrias, assimetrias e franjas. Um tipo de roupa sofisticado, fashion, para mulheres que apreciam design.

Por fim, a coleção de luxo Atelier Le Lis, assinada pela estilista Helô Rocha, trouxe uma demi-couture inspirada no trabalho de Carybé, com um toque de candomblé nos belos e delicados vestidos em camadas que evocavam roupas de baianas e nos looks de noite extravagantes, com volumes e diferentes técnicas de tingimento. Tudo correto, chique, com exceção de alguns modelos de sapatos - pesados e aparentemente desconfortáveis, que prejudicaram o caminhar das modelos.

Toda essa pompa e ostentação, entretanto, não passou em branco para todos. Há quem tenha considerado a dimensão da coisa pouco apropriada para o momento do País, em meio a crise econômica e tensão política acirrados. 

Entre os dramas da vida real e o escapismo inerente à moda, fato é que as três décadas da Le Lis Blanc são um marco a ser comemorado. São poucas as grifes de moda nacionais que chegam à essa idade esbanjando charme e estilo na passarela e (ao que tudo indica) em plena forma financeira também.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Cultura Fri, 19 Oct 2018 15:16:31 -0300
Ariana Grande divulga imagem prévia de especial que gravou para a BBC https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132279-ariana-grande-divulga-imagem-previa-de-especial-que-gravou-para-a-bbc https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132279-ariana-grande-divulga-imagem-previa-de-especial-que-gravou-para-a-bbc Ariana Grande divulga imagem prévia de especial que gravou para a BBC

Contagem regressiva dos fãs para a exibição do especial sobre Ariana Grande na BBC. No dia 1º de novembro, a rede de TV britânica irá mostrar os bastidores da carreira da cantora, com imagens inéditas e uma série de depoimentos.

Nesta quinta-feira, 18, a cantora fez um "esquenta" nas redes sociais para o especial. "Queridos do Reino Unido, estou animada em anunciar que meu especial da BBC que filmamos em Londres será exibido em 1 de novembro, às 20h", escreveu na legenda da foto publicada no perfil oficial dela no Instagram. Ariana aparece no palco com um vestido longo preto, cheio de babados.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Cultura Fri, 19 Oct 2018 15:14:48 -0300
'É o renascimento da nossa família', diz filha de Arlindo Cruz sobre gravidez https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132278-e-o-renascimento-da-nossa-familia-diz-filha-de-arlindo-cruz-sobre-gravidez https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/132278-e-o-renascimento-da-nossa-familia-diz-filha-de-arlindo-cruz-sobre-gravidez 'É o renascimento da nossa família', diz filha de Arlindo Cruz sobre gravidez

Flora Cruz, 15, filha mais nova do sambista Arlindo Cruz, anunciou em seu Instagram que está grávida de seu primeiro filho e comemorou o impacto positivo da notícia para sua família. "A grande novidade da minha vida é que estou gerando uma vida, um ser iluminado que está chegando para renovar as energias de uma família que pediu tanto por vida!"

Arlindo Cruz foi internado após sofrer um AVC em março de 2017, podendo retornar à sua casa somente em julho de 2018. Atualmente o cantor segue em recuperação.

"Depois de tempos difíceis, fico feliz em sentir que coisas boas estão a caminho. [...] É o renascimento da nossa família. Estamos de braços abertos para receber este ser de luz. Seja bem vindo (a), meu filho ou filha. Mamãe já te ama muito", escreveu Flora.

A jovem também respondeu comentários críticos que tem recebido em suas redes sociais por conta da gravidez precoce: "Independente de qualquer comentário, o amor é bem-vindo em qualquer momento, e pra mim chegou mais cedo."

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Cultura Fri, 19 Oct 2018 15:14:01 -0300
Vendaval deixa rastro de destruição em 20 cidades do oeste paulista https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/132277-vendaval-deixa-rastro-de-destruicao-em-20-cidades-do-oeste-paulista https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/132277-vendaval-deixa-rastro-de-destruicao-em-20-cidades-do-oeste-paulista Vendaval deixa rastro de destruição em 20 cidades do oeste paulista

Chuvas com ventos de até 120 km/h deixaram um rastro de destruição, na noite desta quinta-feira, 18, em ao menos vinte cidades da região oeste do Estado de São Paulo. Conforme registros da Defesa Civil, o fenômeno com características de vendaval, arrancou árvores com a raiz, derrubou postes e destelhou casas numa extensão de mais de 180 quilômetros, entre Presidente Prudente e Marília. Houve danos em Regente Feijó, Presidente Venceslau, Tarumã, Adamantina e Lucélia, além de outras cidades. Na manhã desta sexta-feira, 19, ao menos 50 mil domicílios estavam sem energia.

Em Presidente Prudente, as quedas de árvores danificaram uma casa e atingiram ao menos cinco carros. Num deles, o motorista teve ferimentos leves. Equipes da prefeitura já haviam retirado cerca de 30 árvores caídas em vias públicas e estimava que outras 20 ainda precisavam ser removidas. O vento arrancou telhas de uma escola municipal no bairro Cecap. Outra escola, no bairro Cambuci, estava sem energia. Três unidades de saúde também estavam sem luz na manhã desta sexta.

Em Regente Feijó a queda de uma árvore atingiu um carro e interditou uma via de ligação com a rodovia Raposo Tavares (SP-270). Em Tarumã, postes caíram e uma grande torre metálica dobrou ao meio. Em Ourinhos, 2,3 mil domicílios ficaram sem energia em razão da queda de árvores sobre a fiação. O vento forte atingiu também Echaporã, derrubando mais de 20 árvores. Uma delas atingiu uma escola, danificando a estrutura. Dezenas de casas foram destelhadas.

Em Marília, o vendaval deixou 35 mil moradias sem energia elétrica, segundo a concessionária CPFL. O vento forte derrubou dezenas de árvores, algumas retiradas do solo com a raiz. Casas e carros foram atingidos, mas não houve feridos. A estrutura de um posto de gasolina desabou. De manhã, 27 mil famílias ainda esperavam o restabelecimento da energia. Estoques de vacinas que estavam em unidades de saúde precisaram ser removidos. Alguns postos funcionavam com auxílio de geradores. Com o desligamento das bombas do sistema de captação, bairros da cidade estavam sem água.

A força do vento virou um barco de pesca no Rio Tietê, em Pongaí. Os três ocupantes conseguiram nadar até a base de uma ponte e foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, sem ferimentos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o vendaval teve mais força em Planaltina, onde foram registradas rajadas de mais de 120 km/h. Em Marília, os ventos atingiram 79 km/h. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou também alta incidência de raios na região durante o temporal.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Brasil Fri, 19 Oct 2018 14:57:39 -0300
Marco Aurélio autoriza novo inquérito contra Paulinho da Força https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132276-marco-aurelio-autoriza-novo-inquerito-contra-paulinho-da-forca https://www.jornalpp.com.br/politica/item/132276-marco-aurelio-autoriza-novo-inquerito-contra-paulinho-da-forca Marco Aurélio autoriza novo inquérito contra Paulinho da Força

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito para apurar suposto envolvimento do deputado federal Paulinho da Força (SD-SP) em esquema de captação ilícita de clientes para apresentação de ações trabalhistas a partir de listas com nomes e dados de trabalhadores demitidos. O parlamentar teria acesso às informações junto aos sindicatos em que exerce influência, de acordo com a Procuradoria-Geral da República, que pediu a instauração do inquérito. 

A decisão é da quinta-feira, 18. Paulinho da Força foi eleito para mais um mandato de deputado federal nestas eleições.

O caso foi apresentado na Procuradoria da República em São Paulo onde foi relatada a suposta aquisição de listas com as informações dos trabalhadores mediante pagamento de R$ 100 mil por mês. Lá, também foi anexada uma cópia de contrato celebrado com o grupo de advogados, apontando os associados como responsáveis por encaminhar "lista válida de possíveis clientes aos associados, no intuito de aforar ação trabalhista".

Além de autorizar a abertura de inquérito, Marco Aurélio deu aval para que sejam ouvidos sete advogados no caso, assim como a realização de diligência no prédio supostamente utilizado como escritório de apoio para captação dos trabalhadores demitidos. O ministro também deu 15 dias para Paulinho da Força se manifestar caso tenha interesse.

Em agosto, o parlamentar já foi alvo de denúncia da PGR nas investigações da Operação Registro Espúrio. Ele e mais 25 foram denunciados por organização criminosa com atuação junto ao Ministério do Trabalho. O grupo é acusado de fazer negociações ilícitas de registros sindicais.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Estadão Conteúdo) Política Fri, 19 Oct 2018 14:56:01 -0300