Jornal 1ª Primeira Página - Jornal 1ª Primeira Página - Notícias https://www.jornalpp.com.br Wed, 22 Nov 2017 14:52:04 -0200 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Lixo em vaga de deficiente gera mau cheiro e impede que pais estacionem para buscar filhos em escola municipal no Jóquei https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128020-lixo-em-vaga-de-deficiente-gera-mau-cheiro-e-impede-que-pais-estacionem-para-buscar-filhos-em-escola-municipal-no-joquei https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128020-lixo-em-vaga-de-deficiente-gera-mau-cheiro-e-impede-que-pais-estacionem-para-buscar-filhos-em-escola-municipal-no-joquei Lixo em vaga de deficiente gera mau cheiro e impede que pais estacionem para buscar filhos em escola municipal no Jóquei

Funcionários da empresa que coleta o lixo em São Carlos colocaram diversos sacos de lixo na vaga de deficiente de uma escola municipal no bairro do Jóquei Clube. A atitude impediu que uma mãe estacionasse para buscar sua filha, que é deficiente.

De acordo com a denuncia recebida pelo Portal do Primeira Página é comum os funcionários da empresa acumularem o lixo em alguns pontos para facilitar a coleta, porém rotineiramente eles utilizam a vaga de deficiente para isso, além de trapalhar alguns pais, o  mau cheiro que se propaga por toda a extensão da escola.

A atitude de funcionários, ainda segundo a denúncia, foi presenciada por Agentes de Trânsito,  Guarda Municipal e funcionários da escola e ninguém tomou nenhuma atitude.

A redação do Portal Primeira Página encaminhou um e-mail para a assessoria de imprensa da Prefeitura e para a empresa de coleta de lixo e aguarda posicionamento.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cidades Wed, 22 Nov 2017 14:40:10 -0200
Invicto em campo, Grêmio Sub-16 é derrotado na Taça Paulista no “tapetão” https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/128019-invicto-em-campo-gremio-sub-16-e-derrotado-na-taca-paulista-no-tapetao https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/128019-invicto-em-campo-gremio-sub-16-e-derrotado-na-taca-paulista-no-tapetao Invicto em campo, Grêmio Sub-16 é derrotado na Taça Paulista no “tapetão”

 A possível conquista do título da Taça Paulista Sub-16 pelo Grêmio Sãocarlense esbarrou no “tapetão”. Encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Liga de Futebol Nacional, a partida contra o Raça, pela semifinal, foi julgada em sessão que durou mais de quatro horas nesta terça-feira (21). Considerados culpados, os são-carlenses foram derrotados por WO, enquanto o adversário disputará o título em Jales.

Na interpretação do TJD, o Lobão da Central infringiu o Inciso VII do Parágrafo 7º do Artigo 30 do Regulamento Geral de Competições, que ressalta que “se a não realização ou paralisação da partida nas hipóteses deste parágrafo se der por culpa de um dos clubes ou de sua torcida, tal clube será considerado perdedor por W.O”.

Apesar do Inciso VIII do mesmo parágrafo mencionar que “os dois clubes serão considerados perdedores por W.O. se ambos ou suas torcidas forem responsáveis pela não realização ou paralisação da partida, desconsiderados eventuais gols marcados”, e do relato do árbitro Marcos Roberto Boiane em súmula citando que “um indivíduo identificado como torcida da equipe Raça invadiu o campo de jogo e agrediu um jogador da equipe Grêmio Sãocarlense”, além de não constar qualquer alusão do gênero aos mandantes, foi o time de Hortolândia que acabou impune.

Sendo assim, ironicamente o Grêmio Sãocarlense despede-se invicto da Taça Paulista Sub-16 em campo, com oito vitórias e um empate – não contando o imbróglio da semifinal. Ao todo, a equipe marcou 35 gols e sofreu apenas quatro tentos, já com os números da polêmica partida.

Entenda o caso
Grêmio Sãocarlense e Raça se enfrentaram na manhã do feriado de Proclamação da República (15) pela semifinal da Taça Paulista Sub-16. Disputado normalmente até em torno dos 15 minutos da segunda etapa no Estádio Municipal Francisco da Costa “Chico Preto”, o confronto foi interrompido pelo árbitro Marcos Roberto Boiane na saída de bola da equipe de Hortolândia, logo após o segundo gol dos são-carlenses, por conta de um tumulto generalizado entre atletas das duas agremiações. O resultado do momento, 2 a 2, dava a vaga na final ao time do treinador Valdir Robles em função da melhor campanha.

Depois de expulsar o zagueiro Rychard, do Lobão, e o volante Paulo, dos hortolandenses, Boiane interpretou, de acordo com a súmula oficial, que resolveu “encerrar a partida por falta de segurança para a arbitragem, atletas e torcedores”, apesar de ter iniciado espontaneamente o jogo e da presença dos oito guardas municipais e dos dois policiais militares no local.

Segundo o Regulamento Geral de Competições, “nas Categorias, Sub-12, Sub-14 e Sub-16, a partida será encerrada antecipadamente se paralisada após os 10 (dez) minutos do segundo tempo, tendo em vista o tempo de jogo diferenciado”, o que concederia ao Grêmio o direito de disputar a grande final.

Com a interpretação judicial, o Raça avança ao jogo do título após perder em campo para o Lobão por duas vezes na primeira fase – 5 a 0 em Hortolândia e 1 a 0 em São Carlos –. Na decisão, a equipe enfrentará o Jalesense na casa do adversário.

]]>
mobile@jornalpp.com.br ( Gustavo Curvelo) Esporte Wed, 22 Nov 2017 14:30:39 -0200
537 atletas se inscreveram para a Meia Maratona Àgua Vermelha-Santa Euxódia https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/128018-537-atletas-se-inscreveram-para-a-meia-maratona-agua-vermelha-santa-euxodia https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/128018-537-atletas-se-inscreveram-para-a-meia-maratona-agua-vermelha-santa-euxodia 537 atletas se inscreveram para a Meia Maratona Àgua Vermelha-Santa Euxódia

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informa aos 537 atletas que se inscreveram para a Meia Maratona Água Vermelha-Santa Eudóxia, que será realizada dia 3 de dezembro, que os kits serão entregues de 27 a 30 de novembro na sede da própria Secretaria, localizada na rua Dom Pedro II, nº 1.296, no centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Para retirar o KIT, composto de Chip descartável, número de identificação, camiseta alusiva ao evento com função Dray e Medalha Finisher, o inscrito deverá apresentar um documento com foto e entregar 1 kg de alimento não perecível que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade de São Carlos. Também serão disponibilizadas para os atletas inscritos frutas, hidratação, massagem com equipe especializada e troféus para diversas categorias, conforme previsto no regulamento.

A largada da Meia Maratona, prevista para as 8h, será em frente à Igreja São Roque em Água Vermelha. A chegada será na Rodoviária de Santa Eudóxia. O trânsito próximo a Igreja será fechado pouco antes da largada pela Guarda Municipal e agentes do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Os atletas, após a largada, utilizarão duas pistas sentido Água Vermelha para Santa Eudóxia até o KM 2, a partir desse ponto, todos serão direcionados, através da colocação de cones, para acessar a pista do lado direito. A Polícia Militar e a Guarda Municipal fará o acompanhamento com motocicletas na lateral (lado esquerdo). Já no fechamento da Maratona será realizado com veículos da Guarda Municipal, ambulâncias, ônibus e caminhão.

De acordo com Marcos Amaro, diretor de Fomento ao Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a via de acesso de Santa Eudóxia para Água Vermelha estará aberta para o trânsito de veículos, sem permissão de ultrapassagem. “Os veículos somente poderão usar esse trajeto com o pisca alerto ligado, forma de identificação da organização de que o motorista foi informado sobre o evento”, explica o diretor.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer inicialmente foram abertas 300 vagas. “A procura foi tão grande que nos organizamos e conseguimos abrir mais vagas. Tenho certeza que será um grande evento”, aposta Edson Ferraz.

A meia maratona será realizada independente das condições climáticas. Outras informações sobre o regulamento do evento podem ser obtidas pelo site da Prefeitura de São Carlos (www.saocarlos.sp.gov.br) ou pelos telefones (16) 3374-3270 ou 3372-1020.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Esporte Wed, 22 Nov 2017 14:22:58 -0200
Unidade Móvel do CRA-SP vai emitir Carteira de Trabalho na Praça da XV https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128017-unidade-movel-do-cra-sp-vai-emitir-carteira-de-trabalho-na-praca-da-xv https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128017-unidade-movel-do-cra-sp-vai-emitir-carteira-de-trabalho-na-praca-da-xv Unidade Móvel do CRA-SP vai emitir Carteira de Trabalho na Praça da XV

A Praça XV de Novembro recebe nesta quinta-feira (23), a unidade móvel do projeto “CRA-SP na Minha Cidade”. O atendimento será feito das 9h às 16h, para expedição de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), realizar orientações, trocas de livros, além de atualizações de cadastro.

A ação oferece ainda, serviços como emissão de Carteira de Estudante e Carteira (bacharéis e tecnólogos) e Carteira de Identidade Profissional aos profissionais de Administração/Gestão.

Além da prestação de serviços, o CRA-SP também promove o projeto “Ler é Saber: compartilhe um livro”, para incentivar a leitura e a população pode realizar troca de livros.

A iniciativa é uma parceria do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) com a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e tem por objetivo atender as pessoas que precisam tirar documentos como a carteira de trabalho.

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, destaca que a ação visa beneficiar a população com atendimento descentralizado. “Para nós é uma satisfação receber mais uma vez a Unidade Móvel do CRA-SP que já havia feito atendimento móvel no Centro da Juventude Lauriberto Reys, no bairro Cidade Aracy, no mês de setembro. Queremos colocar o serviço móvel para que as pessoas possam ter facilidade de acesso aos serviços, uma parceria importante com o CRA onde a população tem a oportunidade de receber um atendimento ágil e diferenciado”, ressalta Bragatto.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cidades Wed, 22 Nov 2017 14:21:20 -0200
PM de São Carlos recebe prêmio qualidade https://www.jornalpp.com.br/policia/item/128016-pm-de-sao-carlos-recebe-premio-qualidade https://www.jornalpp.com.br/policia/item/128016-pm-de-sao-carlos-recebe-premio-qualidade PM de São Carlos recebe prêmio qualidade

O 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior recebeu, em São Paulo, em Solenidade realizada no Teatro Municipal de São Paulo, premiação no "Prêmio Polícia Militar da Qualidade", destinado a agraciar as Unidades da Polícia Militar compromissadas com boas práticas organizacionais e a Gestão pela Qualidade.

Participaram do evento o comando do Batalhão, representado pelo Tem. Cel. Alexandre Wellington de Souza e o Major Jefferson Lopes Jorge

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Polícia Wed, 22 Nov 2017 10:17:16 -0200
Ladrões roubam R$ 3 mil de vendedor https://www.jornalpp.com.br/policia/item/128015-ladroes-roubam-r-3-mil-de-vendedor https://www.jornalpp.com.br/policia/item/128015-ladroes-roubam-r-3-mil-de-vendedor Ladrões roubam R$ 3 mil de vendedor

Um vendedor foi assaltado no dia de ontem (21), por motociclistas no Planalto Verde. A vítima de 31 anos foi abordada por volta das 13 horas de ontem na rua Maria Pinto. Segundo o vendedor, o carona de uma moto azul sacou de um revólver, lhe ameaçou e depois roubou seu celular e R$ 3 mil em dinheiro.

Os bandidos fugiram e não foram encontrados pela PM.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jeferson Vieira) Polícia Wed, 22 Nov 2017 10:07:54 -0200
Torpedos 22/11 - Airton Garcia tem o líder de governo sem mandato... Quem será? talvez uma pessoa do 2 andar do Euclides da Cunha? https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/128014-torpedos-22-11-airton-garcia-tem-o-lider-de-governo-sem-mandato-quem-sera-talvez-uma-pessoa-do-2-andar-do-euclides-da-cunha https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/128014-torpedos-22-11-airton-garcia-tem-o-lider-de-governo-sem-mandato-quem-sera-talvez-uma-pessoa-do-2-andar-do-euclides-da-cunha Torpedos 22/11 - Airton Garcia tem o líder de governo sem mandato... Quem será? talvez uma pessoa do 2 andar do Euclides da Cunha?

Bufou

As fortes chuvas que caíram na tarde de ontem colocaram à prova os córregos de São Carlos, com pequenos pontos de alagamento na região do Shopping. Segundo a Defesa Civil, choveu 30 milímetros ontem na cidade.

À flor da pele

Quem estava ‘pê’ da vida com a Prefeitura, em especial com os secretários Nino Mengatti (Educação) e Edson Fermiano (Governo), era o vereador Robertinho Mori (PSDB). É que a administração não liberou R$ 35 mil para os projetos de musicalização da Associação de Artes de São Carlos.

À flor da pele II

O próprio Robertinho Mori relatou uma discussão acalorada na Prefeitura e até troca de acusações. Mori e Nino trocaram xingamentos. Era malandro daqui... malandro dali...

A cara

Em uma segunda ocasião, Robertinho voltou à tribuna da Câmara e revelou: Nino Mengatti, ao menos, é homem e dá a cara pra bater, diferente de “outros secretários, que são rasteiros”. Quem será que é o secretário rasteiro? Vamos correndo perguntar no Posto Ipiranga!

Recadinho

Robertinho Mori fez um alerta a Airton Garcia. Diz que entre três ou quatro secretários são bem ligeiros...

Troca

Como assim? Estão trocando a equoterapia com a bumerangueterapia? Os fortes entenderão!!!

Briga

Airton Garcia tem o líder de governo sem mandato, mas o vereador Malabim (PTB) luta com unhas e dentes pelo posto. Será? Pelo menos, o discurso dele indica isso. Foi o único pró-Airton Garcia durante a sessão de ontem.

Engalfinharam

No finalzinho da sessão, Leandro Guerreiro (PSB) e Sérgio Rocha (PTB) se estranharam. É que Rocha fez críticas aos pontos de ônibus da Baixada do Mercado. De fato, os da Alexandrina estão em situação caótica.

Engalfinharam II

Guerreiro não deixou barato. Disse que Rocha critica o ponto de ônibus agora, mas quando o dispositivo fora instalado por Altomani ficou de bico calado.

Engalfinharam III

Sérgio Rocha retrucou. Disse que Leandro Guerreiro também pediu votos para Altomani e ajudou a elegê-lo.

Engalfinharam IV

Guerreiro ficou furioso. Disse que Sérgio Rocha tinha cargo na antiga administração, indicando filho de líder religioso. Se não fosse essa treta, a sessão da Câmara seria morna.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (da) Torpedos Wed, 22 Nov 2017 10:05:27 -0200
ITIRAPINA: Homens recebem orientações sobre câncer de próstata https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128013-itirapina-homens-recebem-orientacoes-sobre-cancer-de-prostata https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128013-itirapina-homens-recebem-orientacoes-sobre-cancer-de-prostata ITIRAPINA: Homens recebem orientações sobre câncer de próstata

Na semana passada, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim dos Indaiás fez diversas ações sobre a saúde do homem, em relação ao “Novembro Azul”, orientando as pessoas do sexo masculino que procuraram atendimento no local.

Willian Bacciotti, responsável pelo Programa Saúde da Família, comentou a ação realizada na sexta-feira (17). “A equipe PSF Jardim dos Indaiás realizou a sala de espera orientando sobre a saúde do homem. A sala de espera foi criada para orientar os pacientes sobre diversos temas enquanto eles aguardam a consulta médica”, observou.

Durante o encontro, a enfermeira Carolina Clapis Prado orientou a todos sobre o Câncer de Próstata, sinais, sintomas e prevenção. "É de extrema importância momentos como esses nas unidades de saúde, pois estar orientado é uma forma de se prevenir, principalmente quando se trata de uma doença como essa", destacou Bacciotti.

A sala de espera sobre a saúde do homem também vai acontecer nas demais unidades. “Esse tipo de ação também será realizada em outras unidades de saúde”, garantiu Bacciotti. “Venha você também participar e se cuidar”, completou.

DIA D

No próximo sábado (25), a Prefeitura de Itirapina realizará o Dia D do “Novembro Azul”, onde diversas atividades serão realizadas ao longo do dia na Arena Santa Emília. “Lembrando que já começamos também a divulgação do Novembro Azul que será realizado novamente na Arena Santa Emília”, disse Bacciotti.

Novembro Azul

“Novembro Azul” é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Lucas Castro) Cidades Wed, 22 Nov 2017 10:04:09 -0200
IBATÉ: Sub-13 é campeão do 46º Campeonato Futebol Estadual https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128012-ibate-sub-13-e-campeao-do-46-campeonato-futebol-estadual https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128012-ibate-sub-13-e-campeao-do-46-campeonato-futebol-estadual IBATÉ: Sub-13 é campeão do 46º Campeonato Futebol Estadual

No fim de semana dos dias 10, 11 e 12 de novembro, na cidade de Santa Lúcia, ocorreu as finais da fase regional do 46º Campeonato Estadual de Futebol do Estado de São Paulo, organizado pelo Governo do Estado em parceira com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Ibaté conquistou o direito de participar da fase regional após ser o vencedor da fase regional, no qual enfrentou e venceu Descalvado, Brotas, Dourado e São Carlos.

Já na fase regional, em Santa Lúcia, Ibaté enfrentou no primeiro jogo a forte equipe de Américo Brasiliense, que tem como base atletas da equipe profissional da Ferroviária, o primeiro tempo ficou em 1 a 1, porém no segundo tempo Ibaté conseguiu anotar as oportunidades e venceu o jogo pelo placar de 4 a 1.

No segundo jogo, Ibaté enfrentou a cidade de Guariba e não teve complicações e nem dificuldades, vencendo por 5 a 0.

Para o terceiro jogo, os atletas ibateenses já tinham a classificação praticamente assegurada, bastaria um empate. Porém, os jogadores partiram para cima da cidade de Matão e venceram pelo placar 3 a 1.

Agora o time de Ibaté Sub-13 está entre as 16 melhores equipes do Estado de São Paulo e garantiu vaga para disputar o primeiro lugar, os jogos ocorrerão em dezembro, de 8 a 15, a cidade ainda está sendo confirmada, porém já se sabe que será nas proximidades da capital paulista.

A equipe Sub-13 de Ibaté já vem se destacando em muitas competições, conquistando todos os títulos disputados no ano de 2017, como o Torneio Início da Copa Paulista de Futebol, 3ª Copa Pan-americana Ibaté, Fase Sub Regional do Estadual, Campeonato Amador de Araraquara e agora a Fase Regional do Estado.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) disse estar muito contente com os resultados obtidos pela equipe Sub-13 de futebol da cidade. “Esses garotos estão mostrando ter um potencial enorme e vem representando muito bem a cidade de Ibaté. Todos estão de parabéns e agora ficamos na torcida para que consigam trazer mais um título para a nossa querida Encanto do Planalto”, observou.

A equipe Sub-13 de Ibaté é formada pelosa atletas: Gabriel da Silva (goleiro), Leonardo Valériano (lateral direito), Luiz Miguel (zagueiro), Kauã Vizzotto (zagueiro), Gabriel Cascão (lateral esquerdo), Victor Fusca (volante), Ryan Ratti (volante), Yuri Fortes (meia), Vinicius Ferrari (meia), Luiz Otavio (meia), Daniel Da Silva (atacante), Jhonatan Inocencio (zagueiro), João Carlos (zagueiro), João Caneludo (atacante), Felipe Silveira (lateral esquerdo), João Sabará (atacante), Kaique Nunes (volante) e Matheus Leão (zagueiro). Comissão técnica: Fábio Ribeiro, o Pelé (técnico), Hugo Cruz e Elivelton Alvez (preparadores físicos).

No próximo sábado (25), o Sub-13 volta a campo para disputar as quartas de finais da Copa Paulista de Futebol 2017. O jogo será na cidade de Bento Quirino, às 15h, contra equipe da cidade de São João da Boa Vista.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cidades Wed, 22 Nov 2017 10:02:18 -0200
Sesi São Carlos apresenta a banda Rio Grande “Ramblin” https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/128011-sesi-sao-carlos-apresenta-a-banda-rio-grande-ramblin https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/128011-sesi-sao-carlos-apresenta-a-banda-rio-grande-ramblin Sesi São Carlos apresenta a banda Rio Grande “Ramblin”

No dia 25 de novembro, sábado, às 19:30, o SESI São Carlos recebe o show Ramblin, da banda Rio Grande Blues. Trata-se de um trabalho autoral proveniente do novo disco da banda, que faz um resgate de canções antigas de sua trajetória no universo do blues. Os ingressos gratuitos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Além das músicas inéditas, o grupo traz instrumentos tradicionais do início do estilo nos EUA, como washboard, cigarbox, violão Parlor, dobro, gaita, kazoo e contrabaixo acústico. No disco, contam com participações especiais de grandes nomes do blues nacional, tais como Flavio Naves, Paulo Coruja e Marcelo Bottleneck.

A proposta é divulgar um pouco da história do desenvolvimento do gênero, mesclando o moderno e o tradicional ao passear pelos subgêneros do estilo com sua própria identidade.

 

TERRITÓRIO SESI-SP DE ARTE E CULTURA – O show integra o projeto Território SESI-SP de Arte e Cultura, que visa incentivar e difundir a produção artística regional.

 

FICHA TÉCNICA

Guitarra e vocais: Claudio Formiga | Baixos: Thiago Barros | Gaita e guitarra: André Godoy | Bateria: Marcelo Bida

 

REPERTÓRIO

    

1.      Let's Play - Claudio Sanchez Vicente

2.      Rose's Cafe - Claudio Sanchez Vicente

3.      White Shoes - Claudio Sanchez Vicente

4.      Sold - Claudio Sanchez Vicente

5.      Gipsy Spell - Claudio Sanchez Vicente

6.      Life Goes By - Claudio Sanchez Vicente

7.      Far and Near - Claudio Sanchez Vicente

8.      Get Me Out - Claudio Sanchez Vicente

9.      Uneasy - Claudio Sanchez Vicente

10.    It's a Deal - Claudio Sanchez Vicente

11.    Wagging Tale - Claudio Sanchez Vicente

12.    Comic Book Hero - Claudio Sanchez Vicente           

13.    About Those Calls - Claudio Sanchez Vicente

14.    Pretty Bad Angel - Claudio Sanchez Vicente

15.    If I Had Possession Over Judgement Day - Robert Johnson

16.    Me and The Devil Blues - Robert Johnson

 

SERVIÇO

Local: SESI São Carlos  –

Rua : Cel. José Augusto de Oliveira Salles, 1325, Vila Izabel

AVCB: (207995)                    - validade: (01/10/2020 )

Alvará: (36515)                   - validade:

Datas e horários: 25 de novembro, sábado as 19:30

Capacidade: 196 lugares 04 para cadeirantes

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: Livre

Gênero: Popular

Informações: (16)3306-1050

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos xx hora antes do início do espetáculo.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cultura Wed, 22 Nov 2017 10:00:47 -0200
Eventos são realizados na cidade para celebrar o dia da Consciência Negra https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/128010-eventos-sao-realizados-na-cidade-para-celebrar-o-dia-da-consciencia-negra https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/128010-eventos-sao-realizados-na-cidade-para-celebrar-o-dia-da-consciencia-negra Eventos são realizados na cidade para celebrar o dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro foi celebrado o dia da Consciência Negra em todo território nacional. A data, que foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro "Zumbi", que lutou contra a escravidão no Brasil, é uma data para conscientizar sobre as mudanças necessárias para que haja igualdade entre negros e brancos. De acordo com Caio Gustavo dos Santos, um dos organizadores do movimento negro da cidade de São Carlos, as mudanças estão ocorrendo, porém precisam acontecer mais mudanças para que o objetivo seja alcançado. “Por exemplo, as cotas para as universidades mostram que teve um aumento de negros que frequentam o ensino superior. Antes das cotas, tínhamos 8% de negros ingressando nas universidades e, depois das cotas, são 27% . É por meio da educação que a gente consegue mudar a história”, disse.

Para celebrar essa data, os organizadores do movimento negro de São Carlos estão realizando alguns eventos para divulgar a cultura de seu povo. Nos dias 11 e 12 de novembro houve a oficina de toque e construção de tambores, que foi ministrada pelo mestre Lumumba. E para fechar o mês, a cidade irá receber mais dois eventos para celebrar a data. No dia 25, sábado, acontecerá a festa da família negra. O objetivo, segundo Caio, é para unir as tradições negras, trazer diversão e alegria para a população de São Carlos. “A festa é gratuita, teremos corte de cabelo, medição de pressão, brincadeiras, campeonato de basquete, shows musicais com bandas de São Carlos e região, grupos de samba. É uma data para ficarmos unidos e comemorar o dia 20 de novembro”, contou Caio.

No dia 26, domingo, terá o primeiro seminário da saúde da população negra. De acordo com João Carlos Cassiano, fundador do movimento negro de São Carlos, o seminário será para discutir a anemia falciforme, uma doença que atinge de forma agressiva a população negra. “Morre mais gente de anemia falciforme que você pode imaginar”, disse João Carlos.

O evento contará com a presença da associação APROFE da cidade de São Paulo, entidade que cuida das pessoas portadoras dessa doença. Além da associação, o evento contará com a presença da dr. Elizabete, que é hematologista e especialista no assunto. “É importante divulgar os cuidados especiais que essa doença exige, pois muitas vezes algumas coisas passam despercebidas, o que pode agravar a situação”, completou João Carlos Cassiano.  O evento é destinado para estudantes de medicina, enfermagem, cuidadores e para quem mais se interessar em ter conhecimento da doença.

 

(box 1)

SERVIÇO

DIA 25: Festa para a família negra

LOCAL: Parque do Bicão

HORÁRIO: Período da tarde

GRATUITO

 

DIA 26: Primeiro Seminário da Saúde da População Negra

Local: Fundação Pró-Memória (antiga estação ferroviária) – Praça Antônio Prado. S\N – Centro – São Carlos – SP *

Para informações de horário entrar em contato pelos telefones: (16) 991301291 ou (16) 992681388

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Siméia Casati) Cultura Wed, 22 Nov 2017 09:59:29 -0200
Justiça nega liminar de Sindicato e pede informações sobre reestruturação na Educação https://www.jornalpp.com.br/politica/item/128009-justica-nega-liminar-de-sindicato-e-pede-informacoes-sobre-reestruturacao-na-educacao https://www.jornalpp.com.br/politica/item/128009-justica-nega-liminar-de-sindicato-e-pede-informacoes-sobre-reestruturacao-na-educacao Justiça nega liminar de Sindicato e pede informações sobre reestruturação na Educação

A juíza Gabriela Müller Carioba Attanasio da Vara da Fazenda Pública de São Carlos, não concedeu a medida liminar ao Sindicato dos Servidores Municipais (Sindspam) ao Mandado de Segurança para barrar a portaria 768, de 19 de Outubro de 2017, que trata da remoção, permuta e atribuição de turmas, classes e/ou aulas nas unidades escolares do município. Ela deu um prazo de 10 dias para que a Prefeitura se manifeste sobre o assunto, antes de conceder uma decisão final. A ação foi impetrada pelo departamento jurídico do sindicato no último dia 08 de novembro.

Ontem, a juíza não verificou requisitos para a concessão da liminar. No despacho ela cita que “os elementos de convicção constantes dos autos, na atual fase cognitiva sumária, não autorizam suspender os efeitos do ato administrativo questionado desde logo, sem aguardar as informações das autoridades apontadas coatoras (Prefeitura), afastando inaudita altera parte a presunção de legitimidade de que gozam os atos administrativos. Ademais, não se vislumbra a possibilidade de ineficácia da medida caso deferida no final. Assim, indefiro a liminar”, cita o documento.

A Juíza requisitou ainda informações da Prefeitura Municipal em um prazo de 10 dias e um parecer do Ministério Público a respeito da Portaria 768, para somente após isso, dar uma decisão final a respeito do assunto.  

Segundo o Sindicato, essa é uma de outras ações dos professores, que também buscaram o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público (MP). “O Sindspam entende que as medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Educação, significam um retrocesso na Educação e ferem vários direitos já conquistados pelos professores”, esclarece nota divulgada no portal da entidade sindical.

Sem acordo

As polêmicas na Secretaria da Educação prosseguem. Na segunda-feira, 20, na Prefeitura, houve uma reunião para discutir a reestruturação que ocorre na pasta quanto aos professores de apoio e de recreação. Professores, advogados, sindicalistas, o secretário Nino Mengatti e o prefeito Airton Garcia (PSB) participaram do encontro, que terminou sem acordo. Os professores devem procurar a Justiça do Trabalho.

“O Secretário de Educação alega ter respaldo jurídico, técnico e do prefeito para promover as mudanças e a prefeitura não mostrou disposição em ouvir e analisar as propostas dos professores. Vamos buscar o auxílio da Justiça do Trabalho”, lamentou o advogado de 30 docentes, Joner Nery.

Na reunião, os professores defenderam que as leis vigentes garantiram qualidade de ensino aos alunos. Uma nova reunião está agendada para o dia 29 de novembro, no Ministério Público.

A NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de São Carlos disse, em nota, que o Tribunal de Contas apresentou uma demanda sobre o papel desempenhado pelos professores efetivos e temporários. Para atender essa demanda, a equipe da Secretaria desenvolveu um estudo e propõe a reorganização a partir do próximo ano. Isso não significa precarização, não significa demissão, não significa diminuição de salário e nem perda dos direitos garantidos. Mas com a reorganização, a Prefeitura irá ter uma economia de aproximadamente R$ 7 milhões. "Esses recursos serão revertidos em melhorias pedagógicas, em reformas, por exemplo", explicou o secretário de Educação, Nino Mengati, por meio da nota.

Ainda segundo a nota, a secretária de Administração e Gestão, Helena Antunes, afirmou que a reorganização da Educação traz benefícios não só econômicos. "O importante dessa reorganização é que os recursos humanos existentes na prefeitura serão bem utilizados, sem a diminuição de qualidade ou de qualquer outro tipo de situação. Essa reorganização é algo que nós já estamos solicitando há algum tempo. Nós víamos que os recursos não estavam sendo utilizados da melhor forma possível. Além da economia, é uma otimização dos recursos sem perda de qualidade", afirmou.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Política Wed, 22 Nov 2017 09:37:36 -0200
Mais de 10 cidades participaram dos três dias da Plenária Estadual https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128008-mais-de-10-cidades-participaram-dos-tres-dias-da-plenaria-estadual https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128008-mais-de-10-cidades-participaram-dos-tres-dias-da-plenaria-estadual

São Carlos sediou de 17 a 19 de novembro, a etapa estadual da Plenária de Economia Solidária. A Plenária, com cronograma de atividades, aconteceu no auditório da Igreja Santo Expedito, no bairro Santa Felícia. O evento foi realizado pelo Fórum Paulista de Economia Solidária com apoio da Prefeitura de São Carlos e coordenação da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), através do Departamento de Apoio a Economia Solidária (DAES).

Além de São Carlos, a Plenária recebeu como visitantes os municípios de Diadema, Guarulhos, Franco da Rocha, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, Carapicuíba, Mauá, Osasco, Santos, São Paulo, Rio Claro e São Bernardo do Campo, representando movimentos sociais, gestores públicos, entidades de apoio e empreendimentos econômicos solidários, para debater sobre o tema “Quem Somos, onde estamos e onde queremos chegar”.

Entre os objetivos, promover, planejar e encaminhar ações visando o fortalecimento da Economia Solidária no Estado de São Paulo, que contribuam para a construção e desenvolvimento de ideias e ações, elaborar e aprovar coletivamente análise de conjuntura que possibilite entender a realidade atual, identificar as forças sociais, econômicas e políticas envolvidas no cenário e os mecanismos e estratégias de manutenção e mudanças, além de possibilitar acesso aos conhecimentos históricos e sociais relacionados a Economia Solidária.

Durante a Plenária de três dias foi feito a análise do Regimento Interno, ajustes, síntese e fechamento do Documento Base que já havia sido discutido nos fóruns municipais e regionais. Entre os eixos debatidos o entendimento da conjuntura atual de Economia Solidária, encaminhamento das proposituras locais, regionais, questões do Estado e Nacionais, encaminhamentos da Economia Solidária no Estado de São Paulo, relativos às questões da mulher, dos movimentos sociais, MST, Pastoral da Terra, Saúde Mental e como deve caminhar a Economia Solidária, encaminhamentos locais que cada município propôs como o Fórum Paulista pode ajudar esses municípios, regulamentação da Legislação Estadual (pertinência), organização do Conselho Estadual, fortalecimento, busca de apoio do Governo do Estado de São Paulo, Frente Parlamentar (reivindicação da regulamentação da Lei de Economia Solidária), e a ampliação do mapa, das ações e atuações da Economia Solidária no Estado de São Paulo com o fortalecimento dos Fóruns regionais e municipais.

Robson Grizilli da cidade de Guarulhos, representante do Fórum Brasileiro de Economia Solidária explica que a Plenária Nacional de Economia Solidária deve ser realizada no final de 2018 ou início de 2019. “Os encaminhamentos serão feitos para a Executiva do Fórum Brasileiro estão sendo propostas até mesmo na carta de princípios do Fórum Brasileiro. Para o Estado de São Paulo é a nossa organização, como vamos debruçar dentro da Executiva do Fórum, nas reuniões regulares e como será implementado os encaminhamentos da Plenária Estadual de São Carlos”, explicou. Grizilli.

Para o vice-presidente de Economia Solidária da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Araraquara, Edinho Silva, a Plenária Estadual de Economia Solidária de São Carlos organizou os principais atores de Economia Solidária no Estado de São Paulo. “Os debates foram extremamente importantes, mesas de discussões com muito conteúdo e espero que possamos tirar um plano de trabalho e ações onde efetivamente a Economia Solidária se torne política pública estruturante, onde os municípios possam entendê-la como uma forma de colaborar estruturalmente na geração de empregos, distribuição de renda e na construção de bem estar social para toda a população”, disse Silva.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cidades Wed, 22 Nov 2017 09:36:31 -0200
Sincomercio orienta o comércio tradicional para a Black Friday https://www.jornalpp.com.br/economia/item/128007-sincomercio-orienta-o-comercio-tradicional-para-a-black-friday https://www.jornalpp.com.br/economia/item/128007-sincomercio-orienta-o-comercio-tradicional-para-a-black-friday Sincomercio orienta o comércio tradicional para a Black Friday

Conforme acordado, em convenção coletiva entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) e o Sincomerciários de São Carlos, o horário especial do comércio na cidade, para Black Friday em novembro de 2017, será no dia 24 de novembro (sexta-feira), das 9h às 22h e no dia 25 de novembro (sábado), das 9h às 17h.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e vem sendo adotada por outros países. No Brasil aconteceu pela primeira vez no ano de 2010, de maneira totalmente online, com aproximadamente 50 lojas do varejo nacional. Desde então, a data vem batendo recordes de vendas, principalmente no comércio online, mas, no decorrer dos anos as lojas físicas também começaram a participar desta promoção.

Segundo o presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Roberto Gullo, o Sindicato quer orientar os empresários do comércio da cidade no sentido de enfatizar o aspecto preventivo da proteção do consumidor.  “Com relação às vendas do lojista no comércio tradicional os empresários devem observar, tanto a Lei nº 10.962, de 2004 como o Decreto nº 5.903, de 2006, que dispõe sobre as regras de oferta e formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor. A FecomercioSP elaborou uma cartilha, junto com o PROCON SP, com todas as regras que precisam ser observadas pelas empresas no tocante à afixação de preços. O Sincomercio São Carlos disponibiliza aqui o link dessa cartilha http://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/afixacaodeprecos”, orientou.

Tais cuidados devem ser observados, principalmente tendo em vista que para o Código de Defesa do Consumidor, todos os métodos, técnicas e instrumentos que aproximam o consumidor dos produtos e serviços abrangem, não apenas as técnicas de indução pessoal, como ainda ou mais coletiva e difusas, como as promoções de venda e a própria publicidade, onde se enquadra a Back Friday.

“O fornecedor deve cumprir seu dever de informação positiva, pois o consumidor tem o direito à informação completa e exata sobre os produtos e serviços que deseja adquirir”, acrescentou Paulo Gullo.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Economia Wed, 22 Nov 2017 09:35:49 -0200
USF do Jardim São Rafael vai atender mais de 2 mil pessoas https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128006-usf-do-jardim-sao-rafael-vai-atender-mais-de-2-mil-pessoas https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128006-usf-do-jardim-sao-rafael-vai-atender-mais-de-2-mil-pessoas USF do Jardim São Rafael vai atender mais de 2 mil pessoas

A Prefeitura de São Carlos entregou na manhã de sábado (18), a Unidade de Saúde da Família “Dr. Alberto Labadessa”, homenagem instituída através de Lei de autoria do vereador Marquinho Amaral, localizada na rua Antônio Flosi, nº 25, no Jardim Tangará.

O imóvel locado pelo município foi reformado e adequado para funcionar como Unidade de Saúde da Família (USF), para atender 2.180 pessoas (768 famílias) de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, moradores dos bairros Jardim Tangará e São Rafael. A área de abrangência da USF será dividida em micro áreas de atendimentos e cada agente comunitário de saúde ficará responsável pelo atendimento de 192 famílias, ou seja, em torno de 600 pessoas.

A USF do São Rafael tem equipe de saúde composta por médica de saúde da família, enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, três agentes comunitários de saúde e um auxiliar de serviços gerais.

O prefeito Airton Garcia lembrou que a região do Jardim São Rafael tinha carência de uma Unidade de Saúde da Família. “Quando os moradores ficavam doentes ou tinham febre não tinham para onde correr. Então, essa unidade de saúde resgata uma dívida que a Prefeitura tinha, na área de saúde, com a população desta região”, disse.

O secretário Municipal de Saúde, Caco Colenci, enfatiza que a estratégia de atendimento é promover saúde e prevenir doenças.  “Vamos descentralizando o atendimento das unidades de saúde para atender nessa região da cidade uma população superior a duas mil pessoas A USF busca mais promover saúde do que cuidar da doença, as ações preventivas são muito bem vindas à área de saúde porque se evita a hospitalização e o aumento do custo de toda a estrutura. Queremos ampliar o máximo possível a estratégia do Programa de Saúde da Família em toda a cidade”, disse Colenci.

Ana Maria Granzotto, esposa do Dr. Alberto Labadessa agradeceu ao vereador Marquinho Amaral pela Lei que deu nome a USF do Jardim São Rafael. “É com muita satisfação e alegria que recebemos essa homenagem, acho que é muito merecida a homenagem feita ao Alberto, porque ele fez muita coisa pela área de saúde, principalmente para os mais carentes. A vida dele sempre foi dedicada para atender as pessoas mais necessitadas, estamos muito felizes com a homenagem”, disse Ana Maria Granzotto.

“Um homem de uma cultura imensa, iluminado, inteligente capacitado para resolver os problemas tanto médicos quanto da vida. Poucos amigos que perdi me fizeram chorar, mas o Alberto me fez chorar. Um homem simples porque resolvia as coisas com muita facilidade”, assim descreveu o vereador Chico Louco, amigo de Alberto Labadessa.

Entre os procedimentos de saúde oferecidos pela USF do Jardim São Rafael estão o acolhimento do pacientes, visitas domiciliares, consultas médicas e de enfermagem, consultas odontológicas, atendimento a saúde da criança, gestante, puerperal, saúde do adulto, exames de papanicolau, teste de gravidez, exame do pezinho, retirada de pontos, curativos, inalação, agendamento de exames de especialidades, administração de medicamentos, vacinação, aferição de temperatura e pressão arterial, glicemia capilar, entrega de leite, fraldas e cadastro e pesagem do programa Bolsa Família.

 

 

 

 BOX

Quem foi Alberto Labadessa - Dr. Alberto Labadessa nasceu em 18 de fevereiro de 1941 e faleceu em São Carlos no dia 21 de outubro de 2016.  Pai de três filhos Luís Mário Labadessa, Luis Paulo Labadessa e Luis Alberto Labadessa e avô de oito netos.  Durante muitos anos atuou como médico e empresário em São Carlos, participou da diretoria da Companhia Brasileira de Tratores (CBT) onde chegou a ocupar o cargo de presidente. Na vida empresarial se destacou como presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores de foi diretor do CIESP em duas gestões. Como médico Alberto Labadessa foi secretário municipal de saúde nos governos dos ex-prefeitos Dagnone de Melo e Neurivaldo José de Guzzi, atuou ainda como médico e diretor da Casa de Saúde, além da direção do Hospital Hermínia Morganti de Ibaté, participou por muitos anos como comentarista do Programa Intersom debates, sendo respeitado por suas opiniões, imparcialidade e competência.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cidades Wed, 22 Nov 2017 09:34:07 -0200
Universidades realizam campanha de doação de medula https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128005-universidades-realizam-campanha-de-doacao-de-medula https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/128005-universidades-realizam-campanha-de-doacao-de-medula Universidades realizam campanha de doação de medula

A Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou, ontem, o cadastramento de doadores de medula óssea. A campanha acontece há três anos e a última delas, no ano passado, cadastrou 472 doadores. O evento foi organizado por alunos do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade. “A nossa meta, neste ano, é cadastrar 500 doadores”, disse Bianca Jensen, que coordenou a atividade.

As doações contaram com a participação do Hemonúcleo de Ribeirão Preto. As doações voltarão a acontecer na próxima terça-feira, 28, no Centro Acadêmico Armando Salles Oliveira, o Caaso, na USP. “Quanto mais pessoas participarem das doações, melhor. São 5 ml de sangue retirados do dedo do doador. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente”, explica Bianca. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. “A chance de se encontrar medula compatível é de um em cada um milhão de pacientes. As campanhas alertando para a necessidade de doação de sangue sempre aconteceram, porém as campanhas de doação de medula sempre foram pouco difundidas, é por isso que resolvemos promover essa ação”, explicou Bianca.

Requisitos

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. No cadastramento é necessária a apresentação da carteira de identidade e a coleta de 5 ml de sangue. O material fica registrado no banco de medulas e caso haja um paciente compatível, o doador é chamado para doar a medula.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Cidades Wed, 22 Nov 2017 09:31:45 -0200
Denúncia de maus tratos a criança é verificado https://www.jornalpp.com.br/policia/item/128004-denuncia-de-maus-tratos-a-crianca-e-verificado https://www.jornalpp.com.br/policia/item/128004-denuncia-de-maus-tratos-a-crianca-e-verificado Denúncia de maus tratos a criança é verificado

A Policia Militar com o apoio da Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas e Conselho Tutelar realizaram uma operação na tarde de terça-feira (21) para averiguar a denúncia de maus tratos a uma criança de 02 anos, venda de drogas e venda de ilícitos penais em uma residência localizada na rua Almir Soares Quatrocki, na região do Planalto Verde.

Os policias militares averiguaram situação criminal dos moradores e veículos do local e nenhuma irregularidade penal foi constatada. O Conselho Tutelar averiguou as condições de higiene e de como a criança esta sendo tratada no local.

A Conselheira Tutelar Marlene abriu um procedimento administrativo para apurar o caso.

O Diretor de Política Institucional da Secretaria Municipal de Governo Samir Gardini informou que devido a gravidade da denúncia e de várias irregularidades penais, foi realizada uma operação com vários órgãos para averiguar a situação.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Polícia Wed, 22 Nov 2017 09:30:25 -0200
Julio Cesar recebe Beatriz e destaca acessibilidade da Câmara https://www.jornalpp.com.br/politica/item/128003-julio-cesar-recebe-beatriz-e-destaca-acessibilidade-da-camara https://www.jornalpp.com.br/politica/item/128003-julio-cesar-recebe-beatriz-e-destaca-acessibilidade-da-camara Julio Cesar recebe Beatriz e destaca acessibilidade da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Julio Cesar (Democratas) recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (20) a pequena Beatriz Cristina Pires de apenas 10 anos acompanhada de sua mãe Sônia.

Beatriz sofre de uma doença que limita seus movimentos das pernas e ela já realizou diversas cirurgias na coluna visando minimizar tal problema. Beatriz faz tratamento na AACD (Associação de Assistência a Criança Deficiente) na capital paulista já há algum tempo. Ela pratica natação, capoeira, terapia ocupacional e já participou por duas vezes do “Teleton”, sendo eleita em uma edição, uma das princesas do “Teleton”.  

Julio Cesar destacou que vem sendo feito um grande esforço em sua gestão, juntamente com toda mesa diretora e todos os vereadores, para melhorar cada vez mais a acessibilidade na Câmara.

“Fiquei muito feliz em poder receber a Beatriz em meu gabinete, uma guerreira que leva o sorriso no rosto todos os dias. Temos nos empenhado cada vez para melhorar a acessibilidade na Câmara e receber a todos da melhor forma possível”, disse Julio Cesar.

Na gestão de Julio Cesar como presidente da Câmara algumas medidas foram tomadas visando melhorar a acessibilidade em diversos quesitos. Foi ampliado na TV Câmara o uso do sistema closed caption (legenda oculta) e a transmissão integral das sessões em Libras (Língua Brasileira de Sinais), possibilitando que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar os debates, deliberações e outras atividades da Câmara que são televisionadas. Outra medida foi à aquisição de cadeiras de rodas nas dependências da Câmara para eventuais necessidades. Há também uma constante preocupação em relação ás dependências estruturais do poder legislativo.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Política Wed, 22 Nov 2017 09:29:13 -0200
Justiça Eleitoral esclarece falso boato sobre cadastramento biométrico https://www.jornalpp.com.br/politica/item/128002-justica-eleitoral-esclarece-falso-boato-sobre-cadastramento-biometrico https://www.jornalpp.com.br/politica/item/128002-justica-eleitoral-esclarece-falso-boato-sobre-cadastramento-biometrico Justiça Eleitoral esclarece falso boato sobre cadastramento biométrico

Em razão de informações que circulam em aplicativos de mensagens, como o Whatsapp, a Justiça Eleitoral esclarece que é falsa a notícia de que os eleitores que não comparecerem ao cadastramento biométrico até 7 de dezembro serão multados em 150 reais.

Em São Paulo, 85 cidades (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/identificacao-biometrica-1/identificacao-biometrica) passam pelo cadastramento biométrico obrigatório e o eleitor que não comparecer nos prazos estabelecidos terá o seu título cancelado.

Com o título cancelado, o eleitor não poderá tirar passaporte, tomar posse em cargo público, matricular-se em estabelecimento oficial de ensino e obter empréstimo em bancos públicos, entre outros impedimentos.

Nos demais municípios onde a biometria já foi adotada mas o cadastramento ainda não é obrigatório, como na capital, ainda não há prazo final estabelecido para o comparecimento dos eleitores, contudo, a  Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores se adiantem e façam sua biometria para evitar filas no futuro.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Política Wed, 22 Nov 2017 09:28:17 -0200
Pagamento de 13º deve injetar mais de R$ 210 mi https://www.jornalpp.com.br/economia/item/128001-pagamento-de-13-deve-injetar-mais-de-r-210-mi https://www.jornalpp.com.br/economia/item/128001-pagamento-de-13-deve-injetar-mais-de-r-210-mi Pagamento de 13º deve injetar mais de R$ 210 mi

A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), por meio de seu Núcleo de Economia, estima que o recebimento do 13º salário pelos trabalhadores formais de São Carlos represente uma injeção de R$211,5 milhões na economia da cidade.

A ACISC espera que boa parte desse montante seja destinado ao consumo, já que as perspectivas da economia e mercado de trabalho melhoraram durante o ano de 2017 e, por isso, o consumidor está mais animado e seguro para realizar suas compras.

“Outras partes desse valor deverão ser destinadas ao pagamento de dívidas, poupança e, inclusive, para arcar com compromissos do ano que virá”, explicou o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

 De acordo com o presidente da ACISC, a injeção desse valor é significativa, pois é um dos motivos que torna o Natal a data mais importante para as vendas do comércio. “Inclusive, as campanhas de Natal e Black Friday da ACISC contribuem diretamente com essa movimentação no comércio de São Carlos, estimulando ainda a nossa economia”, completou.

 A estimativa apresentada foi elaborada pelo Núcleo de Economia da ACISC, com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Economia Wed, 22 Nov 2017 09:25:28 -0200
São Carlos deve ficar sem o ‘Refis de Natal’ https://www.jornalpp.com.br/economia/item/128000-sao-carlos-deve-ficar-sem-o-refis-de-natal https://www.jornalpp.com.br/economia/item/128000-sao-carlos-deve-ficar-sem-o-refis-de-natal São Carlos deve ficar sem o ‘Refis de Natal’

A Prefeitura de São Carlos chegou a enviar à Câmara um projeto de lei para a retomada do Programa de Recuperação Financeira, o Refis, que terminou em 16 de outubro e resultou em R$ 60,2 milhões de dívidas negociadas com R$ 13,2 milhões de pagamentos à vista. Mas o projeto foi devolvido à Prefeitura por falta de parecer jurídico e por imprecisões quanto aos termos utilizados na denominação da lei, como explicou o presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação, Paraná Filho (PSB).

“O termo ‘revitalização do Refis’ não ficou bem claro. A lei pactuou que não teríamos um novo Refis em 2017. Quando da prorrogação, chegamos a sugerir à Prefeitura que estendesse o prazo até o final de dezembro, mas não quiseram. Temos mais três ou quatro sessões ordinárias e não acredito que a Prefeitura enviará o projeto em tempo hábil”, esclareceu Paraná Filho.

O chefe de Gabinete da Procuradoria Jurídica, Ademir Souza e Silva, chegou a lamentar o fim do Refis em 16 de outubro, uma vez que muitas pessoas desistiram de enfrentar as enormes filas que se formaram na porta dos Serviços Integrados do Município (SIM) nas horas que antecederam o fim do Refis. “Tivemos uma fila de mais de mil pessoas na porta do SIM. E a lei que criou o Refis trouxe a obrigatoriedade de encaminhar as dívidas à Justiça, ou seja: ‘queima’ a ficha do cidadão que deve impostos”, comentou.

Na ocasião, Souza e Silva lembrou que os grandes proprietários de imóveis de São Carlos já renegociaram as dívidas, contudo a população de menor poder aquisitivo não aderiu ao refinanciamento. “A população aproveita o décimo terceiro para quitar as dívidas e retomar o poder de compra. Pensando em tudo isso é que fizemos o estudo jurídico para retomar o Refis”.

A lei

A lei aprovada pela Câmara diz que a Prefeitura não deveria promover outro Refis até 2020. A expectativa da Secretaria de Fazenda, inicialmente, era receber R$ 40 milhões em adesões, porém a meta foi superada em R$ 20,2 milhões. De acordo com a Secretaria de Fazenda, 32 mil contribuintes que possuem dívidas de impostos municipais com a Prefeitura (IPTU, ISS), inclusive os que já estavam em outros programas de parcelamento, procuraram o município para acertar as contas.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) recebeu a adesão, por meio do REFIS 2017, R$ 11.003.612,44, sendo que R$ 1.460.052,42 já foram recebidos. Em nota, a Prefeitura de São Carlos disse que se manifestará sobre a devolução após análise dos argumentos.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Economia Wed, 22 Nov 2017 09:19:53 -0200
Venha participar da Mostra de Jogos do ICMC https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/127999-venha-participar-da-mostra-de-jogos-do-icmc https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/127999-venha-participar-da-mostra-de-jogos-do-icmc Venha participar da Mostra de Jogos do ICMC

Integrar universidade, indústria de jogos digitais, desenvolvedores independentes e a comunidade. Esse é o objetivo da 2ª Mostra de Jogos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que será realizada no dia 15 de dezembro.

A mostra, organizada pelo grupo de extensão do Fellowship of the Game (FoG), é um dos maiores eventos de desenvolvimento de jogos do interior de São Paulo e terá palestras, mesas redondas com desenvolvedores e pesquisadores e vários jogos em exposição para o público se divertir. Os visitantes poderão, ainda, conhecer os projetos de grupos de desenvolvimento de jogos da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da UNICAMP e da UNESP.

Entre os convidados estão a empresa independente Grumpy Panda e o professor e desenvolvedor Kleber Andrade, que faz doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). A Ubisoft também estará presente na mostra, em parceria com a Microsoft, e trará seu novo jogo para exibição, Assassin's Creed Origins. Além disso, o evento terá palestras com os convidados Alexandre Kikuchi, da Unity, e o professor Bruno Campagnolo, da PUC do Paraná, que também é organizador da Global Game Jam no Brasil. A programação completa está disponível na página do evento no Facebook.

 A iniciativa surgiu em 2016 em comemoração à criação da primeira disciplina de jogos no ICMC e como espaço para os alunos exibirem os games criados durante o semestre. A 2ª Mostra de Jogos é gratuita, aberta a todos os interessados e será realizada no dia 15 de dezembro, sexta-feira, das 9 às 19 horas, no hall da Biblioteca Achille Bassi, no ICMC. Não é preciso fazer inscrições para participar.

 SERVIÇOS

2ª Mostra de Jogos do ICMC

Onde: hall da Biblioteca Achille Bassi (avenida Trabalhador São-carlense, 400, na área I do campus da USP)

Quando: sexta-feira, 15 de dezembro

Horário: 9 às 19 horas.

Página do evento no Facebook: icmc.usp.br/e/d8e42

Mais informações: (16) 3373.9622 ou eventos@icmc.usp.br

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cultura Tue, 21 Nov 2017 09:01:03 -0200
Sesc São Carlos traz show de reggae imperdível https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/127998-sesc-sao-carlos-traz-show-de-reggae-imperdivel https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/127998-sesc-sao-carlos-traz-show-de-reggae-imperdivel Sesc São Carlos traz show de reggae imperdível

No próximo domingo (26) vai acontecer um tipo de show musical bem diferente no Sesc São Carlos.

Bigga Johnny, DJ e colecionador de vinis, está em atividade no cenário musical do reggae desde 2005, ano em que participou da fundação do Ganja Groove, uma das equipes pioneiras da cultura Sound System no interior de SP.

São mais de 10 anos dedicados à pesquisa sonora e discotecagem nos bailes de reggae mais quentes da região.

Para comemorar esta história construída com muito esforço e carinho, Bigga Johnny apresenta agora um projeto que consiste em um show onde o mesmo irá discotecar vários clássicos e raridades do reggae em vinil.

E para ser fiel à Cultura Sound System, fará como nos verdadeiros bailes jamaicanos: chamando cantores de peso da capital de SP para cantarem suas músicas nas versões instrumentais dos discos.

Funk Buia - um dos precursores do Ragga no Brasil, estilo de reggae mais falado e rimado com grande energia colocada das linhas vocais, Buia é um dos integrantes de um dos grupos mais importantes do Hip Hop underground no país, o Z'África Brasil. Para essa apresentação, o MC cantará város clássicos da sua carreira dando o tom mais impactante do show.

Junior Dread - cantor de uma das bandas mais importantes no cenário reggae de SP, Reggae Style, Junior tem uma enorme bagagem com apresentações por todo Brasil e também em vários países do exterior. Com uma voz e um timbre único, o cantor trará a esta apresentação a parte mais melódica do show.

Serviço:

apresentação: "Bigga Johnny convida Funk Buia e Junior Dread".

Quando: 26/11 - Domingo

Horário: 16h

Local: Sesc São Carlos

Grátis

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cultura Tue, 21 Nov 2017 08:59:13 -0200
Torpedos 21/11 - Leandro e Airton Garcia em rota de colisão https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/127997-torpedos-21-11-leandro-e-airton-garcia-em-rota-de-colisao https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/127997-torpedos-21-11-leandro-e-airton-garcia-em-rota-de-colisao Torpedos 21/11 - Leandro e Airton Garcia em rota de colisão

Situação feia

Ontem, o vereador Leandro Guerreiro (PSB) entrou em rota de colisão com o prefeito Airton Garcia (PSB). O vereador pediu uma equipe de tapa buracos exclusiva ao Cidade Aracy. Esta é a rua Arnoldo de Almeida Pires, retrato fiel da situação caótica do bairro.

Rota

No programa Fala São Carlos, da Rádio São Carlos AM, prefeito e vereador tiveram uma discussão ríspida por causa dos inúmeros buracos existentes nas ruas do bairro. Airton disse que nomearia Guerreiro como secretário de Serviços Públicos e se não resolvesse todos esses problemas em um dia, o chamaria de vagabundo.

Colisão

Guerreiro retrucou. Disse que Airton está no 11º mês de gestão e que queria desviar o foco da discussão durante a sua cobrança. Guerreiro tem razão. A cidade está repleta de buracos, mas a situação do Cidade Aracy é ainda pior. Não há nada errado no pleito do vereador.

Responsabilidade

No mesmo programa, Airton Garcia assumiu a responsabilidade sobre a nomeação do filho de Eduardo Cotrim na secretaria de Obras Públicas. Disse que o rapaz é qualificado ao cargo, uma vez que é formado em Engenharia Civil pela PUC Campinas.

E o PMDB?

Airton Garcia complementou: disse que a nomeação não significa acerto com o PMDB. Por sinal, o presidente do partido, Lucão Fernandes, procurou a coluna para esclarecer a mesma questão: o PMDB não acertou nada com o governo.

Desfiliação

Eduardo Cotrim também procurou a coluna para dizer que o acerto não guarda relação com o PMDB.

Limpeza

O secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, estima que a licitação para a contratação de empresa especializada na limpeza deve estar na praça em 15 dias, aproximadamente.

Interdição

A Prefeitura Universitária do Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) solicitou à Defesa Civil Municipal na sexta-feira, 17, a interdição do fluxo de veículos na barragem no lago da Universidade. Foi uma medida preventiva, considerando o início de um período de chuvas intensas, e considerando também se tratar de uma barragem construída na década de 1970.

Comitê

Foi montado um Comitê Gestor, com a participação da Defesa Civil, Prefeitura Municipal, Prefeitura Universitária, Departamento de Águas e Energia Elétrica, e especialistas, com o objetivo maior de priorizar a segurança das pessoas. A última reunião ocorreu no dia 7 de novembro, nas dependências da UFSCar.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Torpedos Tue, 21 Nov 2017 08:58:02 -0200
Feira Regional é um sucesso https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127996-feira-regional-e-um-sucesso https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127996-feira-regional-e-um-sucesso Feira Regional é um sucesso

No último sábado (18) aconteceu a 1ª Feira Regional de Itirapina. O evento durou todo o dia na Praça Central e contou com a presença de artesões e produtores de diversas cidades da região, que expuseram os seus produtos.

De acordo com a primeira dama, Maria Leila Bacciotti Cândido, a Feira Regional de Itirapina foi um sucesso. “E não poderia ter sido diferente, com tanta gente empenhada e tanta cidade amiga participando, a 1° Feira Regional de Itirapina, realizada pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), foi mais um grande sucesso”, observou.

Segundo os organizadores, participaram da Feira Regional artesão e produtores das cidade de Itirapina, Agudos, Analândia, Barra Bonita, Bauru, Brotas, Dourado, Itápolis, Jaú, Lençóis Paulista, Mineiros do Tiete, Pederneiras, Piracicaba, Pirassununga, Rio Claro, São Carlos, São Pedro e Taquaritinga. “Gostaríamos de agradecer a todos que fizeram acontecer a Feira Regional de Itirapina, todos que acreditaram no evento e também aos amigos das cidades vizinhas. Obrigada por dividirem conosco tamanha criatividade e qualidade nos produtos vendidos”, destacou Mari Leila. “Que essa seja apenas a primeira de muitas outras que virão”, completou.

A iniciativa de realizar a 1ª Feira Regional de Itirapina surgiu após conversar entre a Prefeitura de Itirapina e Comtur, buscando fortalecer o turismo no município. “Sempre buscamos alternativas para que a cidade de Itirapina tenha eventos voltados para o turismo, para atrair visitantes, e ter uma Feira Regional foi uma das medidas que encontramos para atrair os munícipes e pessoas de outras cidades, além de valorizar os artesãos e os produtores não só da nossa cidade, mas também da região”, finalizou Mari Leila.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Lucas Castro) Cidades Tue, 21 Nov 2017 08:57:20 -0200
Prefeitura prepara festividades de Natal https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127995-prefeitura-prepara-festividades-de-natal https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127995-prefeitura-prepara-festividades-de-natal Prefeitura prepara festividades de Natal

A Prefeitura de Ibaté está preparando uma linda festa para o final de ano, como já se tornou tradição na cidade. Para 2017, a administração promete novidades para os eventos que estão intitulados como “Natal de Luzes e Som”, que acontecerá de 25 de novembro até o dia 6 de janeiro de 2018.

Como já se tornou tradição, para abrir as festividades, haverá a Exposição do Presépio Artesanal do Senhor Angelim Perucci, a Benção do Menino Jesus, Introdução do Menino Jesus no Presépio em Tamanho Natural na Praça Central e a inauguração da iluminação de Natal, no dia 25 de novembro.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) conta que este ano também haverá muitas novidades. “Vamos manter a tradição, pois sabemos que as pessoas estão acostumadas a ver o Presépio em Tamanho Natural na Praça Central, tanto os moradores quanto os visitantes, além é claro de inovar, de trazer novidades para continuar sendo uma festa atrativa, bonita e com muita alegria para todos”, observou.

Zé Parrella agradece o empenho e dedicação de todos os funcionários envolvidos na organização de mais um Natal no município de Ibaté. “Quero agradecer a todas as pessoas envolvidas para que a gente possa realizar mais uma linda festa de Natal e Final de Ano na nossa querida Ibaté”, comentou o prefeito.

O chefe do Executivo também convida os moradores de Ibaté e as pessoas de toda a região para prestigiarem e participarem das festividades natalinas. “Quero convidar toda a população ibateense e de toda a região para que tragam suas famílias e juntos participem conosco mais uma vez das festividades natalinas", disse Zé Parrella.

 

Presépio

 

 O Presépio em Tamanho Natural foi adquirido e montado na Praça Central no ano de 2007, durante a administração de Zé Parrella, que contou com a colaboração do senhor Orivaldo Peruchi, na ornamentação do presépio, construindo a estrebaria, a manjedoura e também uma cascata dentro de um garrafão.

No ano de 2009, Zé Parrella, pelo carinho que tem com as crianças, as presenteou com a Casinha do Papai Noel, também na Praça Central.

Devido ao sucesso, no ano de 2010, a casinha foi ampliada e ganhou o seu segundo cômodo e é uma das principais atrações, pois encanta as crianças, jovens, adultos e idosos.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cidades Tue, 21 Nov 2017 08:55:32 -0200
Santa Casa recruta mulheres com fibromialgia para pesquisa https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127994-santa-casa-recruta-mulheres-com-fibromialgia-para-pesquisa https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127994-santa-casa-recruta-mulheres-com-fibromialgia-para-pesquisa Santa Casa recruta mulheres com fibromialgia para pesquisa

A Santa Casa de São Carlos recruta 40 mulheres com fibromialgia para uma pesquisa sobre a doença. O hospital, por meio do setor de Fotodinâmica, faz uma parceria com o Instituto de Física da USP (IFSC).

Segundo Antônio Eduardo de Aquino Júnior, coordenador de projetos clínicos da Santa Casa, serão recrutadas mulheres com idades entre 50 e 60 anos. “As mulheres não podem ter artrose. Os primeiros dados que temos são muito interessantes e esperamos que em 10 sessões, os resultados sejam expressivos. Com os resultados, pretendemos inserir novas metodologias, mais eficazes, ao tratamento, para desenvolvermos um novo equipamento, coerente com essa nova metodologia”, explicou.

A proposta é iniciar tratamento à base de laser. As voluntárias também não podem ser portadoras de artrite reumatoide, estarem em tratamento de câncer, apresentarem dores em membros inferiores e usarem marca-passo.

Sintomas

Os principais sintomas da fibromialgia, segundo estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED) são dores generalizadas presentes em diversas partes do corpo, fadiga e cansaço, dificuldades cognitivas, dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, problemas de memória e de concentração, entre outros. Estima-se que a doença afete de 2% a 4% da população brasileira, principalmente mulheres com idade entre 45 a 60 anos. “90% do público doente é constituído de mulheres e isso afeta a rotina delas. O simples ato de estender uma roupa no varal, por exemplo, torna-se um sacrifício, pois a mobilidade dos braços é comprometida”, explicou Aquino Júnior.

Para se cadastrar e marcar uma avaliação é preciso ligar no número (16) 3509-1351, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Cidades Tue, 21 Nov 2017 08:54:22 -0200
Comissão Paixão Sertaneja arrecada R$ 80 mil para entidades em 2017 https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127993-comissao-paixao-sertaneja-arrecada-r-80-mil-para-entidades-em-2017 https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127993-comissao-paixao-sertaneja-arrecada-r-80-mil-para-entidades-em-2017 Comissão Paixão Sertaneja arrecada R$ 80 mil para entidades em 2017

 

Depois de realizar no último sábado (18) o baile Crianças do Bem, que angariou recursos para a Creche Aracy Pereira Lopes e a Casa da Criança, a Comissão Paixão Sertaneja ao fechar o balanço anual, levantou cerca de R$ 80 mil com cavalgadas, bailes e eventos beneficentes para ajudar no custeio da manutenção de entidades sociais, construção de centro catequético no Jockey, assim como campanhas para ajudar na compra de medicamentos e alimentos para quem mais precisa.

O evento do último sábado não foi diferente, mais uma vez, um sucesso. “Sábado foi satisfatório, a chuva forte atrapalhou um pouco, mais muita gente marcou presença no Rancho Sertanejo e conseguimos vender todos os ingressos, foi um prazer fazer esta parceria e ano que vem faremos novamente”, disse Gustavo, diretor da Casa da Criança.

Iniciada em 2014, a Comissão vem crescendo e ganhando aceitação da população com cavalgadas marcantes e bem organizadas. “O povo sertanejo é uma categoria sistemática e firme, realizamos os eventos graças aos cavaleiros e amazonas que participam em massa e sabem que por trás tem entidades que contam com o sucesso do evento para conseguirem recursos e serem ajudadas, encerramos o ano com um resultado maravilhoso e sem ter ocorrido qualquer acidente, quem acompanha sabe que zelamos pelos bons tratos animais e eles são muito bem amparados, não falta nada”, comentou Mauro Leiva, vice presidente da Comissão.

Motivados pelos resultados conseguidos em 2017, a Comissão já se movimenta para iniciar 2018 com força total. “Já iniciamos as tratativas e a próxima Cavalgada será em homenagem ao nosso amigo e membro da Comissão Jhone Boy, que nos pediu antes de partir com Deus, faremos uma cavalgada que vai parar a avenida São Carlos em prol das pessoas que são vítimas do câncer, o prefeito Airton Garcia já deixou avisado que teremos o que precisar por parte dele, então faremos a nossa, que é organizar o melhor trajeto com respeito e segurança à todos participantes e publico que participa, seguiremos a receita em realizar os eventos pondo dinheiro do bolso e não no bolso, esta receita dá certo, interesses pessoais jamais. Agradecemos aos nossos inúmeros patrocinadores que colaboram com as entidades envolvidas, colaboradores, voluntários, imprensa em geral que nos divulga demais , amigos que participam e torcem, mais principalmente ao povo sertanejo, pois, sem eles não somos nada”, finalizou Rykoff Aidar.

Quem quiser acompanhar os resultados da Comissão Paixão Sertaneja é só visitar as entidades envolvidas, igrejas e conferir de perto, além de poder ajudar também.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jeferson Vieira) Cidades Tue, 21 Nov 2017 08:52:13 -0200
ACISC lança a campanha “Natal Premiado” https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127992-acisc-lanca-a-campanha-natal-premiado https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127992-acisc-lanca-a-campanha-natal-premiado ACISC lança a campanha “Natal Premiado”

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) lançou nesta segunda-feira (20), a campanha “Natal Premiado” para que empresas associadas participem e utilizem como incentivo nas vendas de Natal. Com mais de R$ 90 mil reais em prêmios, campanha da ACISC está entre as maiores da região.

Segundo o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, um dos principais objetivos da campanha de Natal é fortalecer o comércio de São Carlos. “Um comércio forte estimula a economia da cidade. E a ACISC tem esse importante papel de fomento à economia, pois a cada nova campanha em data comemorativa, contribui diretamente com seus associados, entregando conteúdo e material promocional, e isso tem feito com que novos comerciantes, industriais e profissionais liberais sintam-se atraídos e queiram fazer parte da Associação”, destacou.

Para participar da promoção da ACISC, o consumidor deverá efetuar uma compra no valor mínimo de R$ 50,00 em uma das empresas e lojas participantes no comércio de São Carlos. No ato da compra deverá informar o CPF e a loja fará o cadastro na promoção para que o cupom seja gerado automaticamente. No site da ACISC, o consumidor consegue visualizar todos os cupons gerados em seu CPF, para obter o acesso é necessário realizar um cadastro simples e gratuito. As lojas participantes estão identificadas com o cartaz da promoção.

“As campanhas e ações da ACISC têm sido referência na região e ganhando cada vez mais destaque entre as cidades vizinhas. Para associados, as campanhas são gratuitas e toda mídia de divulgação é por conta da Associação”, completou o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

CONFIRA A PREMIAÇÃO:

1 Gol Trendline 1.0 4 portas 2017/2018

1 Mobi Easy 0Km 2017/2018

02 Motos Honda CG 125 Fan 2017/2018

01 Notebook para o empresário participante

01 Smartphone para o colaborador/vendedor escolhido pelo próprio empresário

12 Vales-compras de R$ 500,00

 

 

SORTEIO:

A apuração dos contemplados será realizada no dia 28/12, às 9h00, na sede da ACISC, localizada na Rua General Osório, 401, Centro, São Carlos - SP, na presença dos diretores e funcionários da ACISC, e lojas aderentes, com livre e gratuito acesso aos interessados em assistir a referida apuração.

CONFIRA O REGULAMENTO: http://saocarlos.club.gsgroup.com.br/saocarlos/regulamento

Para mais informações, acesse www.acisc.com.br ou pelo telefone (16) 3362-1900.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Da redação) Cidades Tue, 21 Nov 2017 08:51:19 -0200
Comércio aprova calendário de datas especiais para 2018 https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127991-comercio-aprova-calendario-de-datas-especiais-para-2018 https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/127991-comercio-aprova-calendario-de-datas-especiais-para-2018 Comércio aprova calendário de datas especiais para 2018

Em convenção coletiva, realizada entre o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio São Carlos e Região (Sincomerciários), foi aprovado o calendário de datas especiais do comércio da cidade de dezembro 2017 a novembro 2018.

O calendário para dezembro de 2017, um dos meses de maior movimentação no comércio, por exemplo, ficou da seguinte forma: nos sábados 02, 09, 16 e 23, das 9h às 17h; de 08 a 22 (de segunda a sexta-feira), as lojas abrem das 9h às 22h; na véspera de Natal, dia 24, que será um domingo, o comércio ficará aberto das 9h às 17h; já no dia 26 (terça-feira), funcionará das 12h às 18h e no dia 30 (sábado), das 9h às 17h.

Também foi aprovada a proposta que acrescenta ao calendário do comércio a abertura, até às 17h, dos estabelecimentos comerciais sempre nos dois primeiros sábados de cada mês e não apenas em um sábado, como é feito atualmente. “O comércio ficava aberto até mais tarde apenas no sábado seguinte ao quinto dia útil. Isso causava, muitas vezes, confusão entre os clientes, que têm que estar atentos para saber em qual sábado essa data cairá em cada mês. Estabelecendo a abertura nos dois primeiros sábados de cada mês essa confusão deixará de existir, além de aumentar as opções para o cliente prestigiar o comércio da nossa cidade”, explicou o presidente do Sincomercio, Paulo Roberto Gullo.

O calendário traz ainda outras definições, como a data da segunda versão da campanha "Liquida São Carlos", que será no dia 13 de julho (sexta feira), com as lojas abertas das 9h às 22h e  no dia 14 de julho (sábado),  das 9h às 17h.

A proposta para o novo calendário foi discutida, previamente, em reunião entre os comerciantes, o Sincomercio e a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC). Com direito a voto, os empresários do comércio definiram, mês a mês, o calendário de datas especiais do comércio da cidade de dezembro 2017 a novembro 2018, que agora foi oficializado em convenção.

Na convenção também foi discutido o índice, INPC, que rege o aumento salarial da categoria dos comerciários com data base em 1º. setembro de 2017, que ficou em 2,6%.

 

HORÁRIO DO COMÉRCIO - DEZEMBRO 2017

- Sábados 02, 09, 16 e 23, das 9h às 17h;

- De 08 a 22 (de segunda a sexta-feira), das 9h às 22h;

- Dia 24 (domingo), véspera de Natal, das 9h às 17h;

- Dia 26 (terça-feira), das 12h às 18h;

- Dia 30 (sábado), das 9h às 17h.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Jeferson Vieira) Cidades Tue, 21 Nov 2017 08:50:30 -0200