Jornal 1ª Primeira Página - Jornal 1ª Primeira Página - Notícias https://www.jornalpp.com.br Sat, 21 Apr 2018 10:19:15 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Peça “Pindorama” fala sobre o descobrimento do Brasil às crianças https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129752-peca-pindorama-fala-sobre-o-descobrimento-do-brasil-as-criancas https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129752-peca-pindorama-fala-sobre-o-descobrimento-do-brasil-as-criancas Peça “Pindorama” fala sobre o descobrimento do Brasil às crianças

Neste final de semana, as famílias poderão acompanhar a apresentação da peça “Pindorama”, uma reprodução lúdica da história do descobrimento do Brasil. O Domingo é Dia de Teatro (DDT), projeto do Iguatemi São Carlos em parceria com a Cia TPK – Produções Artísticas, leva entretenimento e cultura para as famílias todos os domingos, às 11h30.

Neste domingo, dia 22, a palhaça Pipinela toma as rédeas da narrativa de “Pindorama” para contar – com muito bom humor – a história da chegada dos portugueses em nosso país. O espetáculo passa pela longa e perigosa viagem de Pedro Álvares Cabral pelo Oceano Atlântico, que o levou a encontrar a terra que um dia se chamaria Brasil. A personagem atrapalhada falará sobre índios, documentos, cenários, músicas e tudo o que envolve a atmosfera do ano de 1500.

O espetáculo será exibido gratuitamente em frente à loja Riachuelo. Para ficar por dentro da programação dos próximos finais de semana, basta acessar o site www.iguatemi.com.br/saocarlos ou acompanhar o Iguatemi São Carlos nas redes sociais.

DOMINGO É DIA DE TEATRO –Desde as apresentações das primeiras peças teatrais, em 2010, o projeto Domingo é Dia de Teatro – antigamente denominado por “Teatro aos Domingos” – reafirma o papel do Iguatemi São Carlos em oferecer arte e cultura acessíveis a todas as famílias.

Com o passar dos anos, a ação em parceria com a Cia TPK - Produções Artísticas caiu no gosto do público e se oficializou como parte do calendário de eventos gratuitos do Shopping. Na temporada de 2017, foram exibidas 35 apresentações, que reuniram mais de 5.500 pessoas.

SERVIÇO

Pindorama

Data: 22 de abril

Horário: 11h30

 

Local: Shopping Iguatemi São Carlos - rotatória em frente à loja Riachuelo

Endereço: Rua Passeio dos Flamboyants, 200, São Carlos

Informações e programação: www.iguatemi.com.br/saocarlos

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Sat, 21 Apr 2018 10:03:44 -0300
Senac São Carlos promove 3ª Semana de Leitura https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129751-senac-sao-carlos-promove-3-semana-de-leitura https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129751-senac-sao-carlos-promove-3-semana-de-leitura Senac São Carlos promove 3ª Semana de Leitura

Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis.  Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa. Sob a temática “Filmes e Séries Inspiradas em Livros”, a 3ª edição da Semana Senac de Leitura será realizada de 23 a 28 de abril, na rede Senac São Paulo. Em todas as  60 unidades da instituição, inclusive no Senac São Carlos, a programação contará com palestras, oficinas e workshops gratuitos à comunidade, juntamente da Feira de Troca de Livros.

PROGRAMAÇÃO

Em São Carlos, as atividades terão início com a Feira de Troca de Livros, de 23 a 27 de abril, das 8 às 21 horas, e no dia 28, das 8 às 14 horas. A biblioteca, onde acontecerá a permuta de livros e gibis, estará decorada e ambientada com referências de grandes clássicos da literatura e do cinema, como, por exemplo, os títulos: Chocolate, Persépolis, A Menina que Roubava Livros, O Menino do Pijama Listrado, A Culpa é das Estrelas, Escritores da Liberdade, Até o Último Homem, entre outros.

Para participar, o visitante poderá levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor do Senac auxiliará o público.

Outra atividade aberta ao público e gratuita é a oficina Recriando o Mágico de Oz, no dia 23 de abril, das 19 às 22 horas. O docente da área de comunicação e artes da unidade, Jorge Oliveira, fará um breve debate sobre a imagem (figurino e caracterização) das bruxas apresentadas no livro O Maravilhoso Mágico de Oz (1900), de L. Frank Baum. Os participantes poderão conhecer e analisar as diferentes adaptações já feitas da obra para o cinema e recriar os figurinos de cada personagem estudado.

Ainda no dia 23 de abril, das 20 às 22 horas, acontecerá a apresentação teatral Eles Não Usam Black Tie, uma encenação da relação de um pai e um filho, moradores de uma favela, com posicionamentos políticos e ideológicos totalmente distintos diante de uma greve, que buscam encontrar as respostas da vida. A história é ambientada na década de 1950. Para participar, os interessados devem ter no mínimo 14 anos e realizarem a retirada dos ingressos 1 hora antes do início do espetáculo no atendimento do Senac São Carlos.

Já no dia 27 de abril, das 15 às 16 horas, acontecerá a Introdução aos Jogos de Tabuleiros Modernos através do Dixit, vencedor do prêmio alemão Spiel des Jahres, em 2010. A proposta da atividade é estimular a criatividade do público durante uma partida que contará uma história com cartas e adivinhações.

Para Juliana Arakaki Ayres, responsável pela biblioteca do Senac São Carlos, a realização de um evento como esse na cidade é uma oportunidade, principalmente, para o público jovem.

“A iniciativa é aberta para todos os interessados, independentemente de ter proximidade com o hábito da leitura ou não. Considerando que muitas pessoas se apaixonam por um determinado filme ou seriado e desconhecem que foi baseado em um livro, o tema escolhido neste ano é um atrativo extra por se tratar de um assunto contemporâneo que instiga a curiosidade.”

EDIÇÕES ANTERIORES – A cada edição, a Semana Senac de Leitura oferece ao público oficinas, instalações, rodas de conversa e participações de palestrantes famosos. Desde sua criação, cerca de 40 mil pessoas participaram dos eventos promovidos na rede Senac São Paulo.

De acordo com Juliana, no Senac São Carlos a aderência do público sempre foi muito positiva durante as outras edições e a expectativa para este ano também é alta.  “É um momento para os visitantes se sentirem inspirados e motivados a conhecerem outros estilos literários e, também, gêneros de filmes”, conclui.

Para conferir a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura. As vagas são limitadas.

 

 SERVIÇO:

3ª Semana Senac de Leitura

Tema: Filmes e Séries Inspiradas em Livros

Data: de 23 a 28 de abril de 2018

Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e sábado, das 8 às 14 horas

 

Feira de Troca de Livros

Local: Biblioteca do Senac São Carlos

Data: de 23 a 28 de abril de 2018

Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e sábado, das 8 às 14 horas

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Sat, 21 Apr 2018 10:01:54 -0300
Polícia Civil investiga abuso contra menina de três anos https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129750-policia-civil-investiga-abuso-contra-menina-de-tres-anos https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129750-policia-civil-investiga-abuso-contra-menina-de-tres-anos Polícia Civil investiga abuso contra menina de três anos

Um suposto estupro de vulnerável foi registrado no Plantão Policial de São Carlos, na noite da última quinta-feira (19), por uma conselheira tutelar, após uma criança, de três anos, ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cidade Aracy com inchaço e vermelhidão na vagina.

Segundo informações contidas no Boletim de Ocorrência, a menina disse para sua genitora que um “monstro” lhe tocou em suas partes íntimas e a mãe levou a garota até a UPA.

Assim que a menina foi medicada, a equipe médica acionou a Guarda Civil Municipal, pois os exames realizados apontavam um possível estupro, e transferiu a garota para a Santa Casa de São Carlos, onde acabou internada.

Agora a Polícia Civil investiga o caso para chegar até o autor do crime.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sat, 21 Apr 2018 10:00:44 -0300
Santa Angelina: Pedras de crack e dinheiro encontrados pelos policiais https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129749-santa-angelina-pedras-de-crack-e-dinheiro-encontrados-pelos-policiais https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129749-santa-angelina-pedras-de-crack-e-dinheiro-encontrados-pelos-policiais Santa Angelina: Pedras de crack e dinheiro encontrados pelos policiais

Na tarde de ontem (20), um homem, de 34 anos, foi detido pela Polícia Militar após dispensar drogas durante uma abordagem na avenida João Dagnone, no bairro Santa Angelina, em São Carlos.

Os policiais realizavam patrulhamento de rotina pelo bairro quando avistaram que um rapaz, L.B.M.J., jogou algo no chão e realizaram abordagem.

Com o rapaz foi encontrado R$ 82,25 e próximo a ele havia oito pedras de crack.

L.B.M.J., foi levado para a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) e ficou a disposição da Justiça. As pedras de crack ficaram apreendidas.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sat, 21 Apr 2018 09:59:01 -0300
Adolescente é apreendido com drogas e objetos de origem duvidosa https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129748-adolescente-e-apreendido-com-drogas-e-objetos-de-origem-duvidosa https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129748-adolescente-e-apreendido-com-drogas-e-objetos-de-origem-duvidosa Adolescente é apreendido com drogas e objetos de origem duvidosa

A Polícia Militar apreendeu um adolescente, de 16 anos, acusado de traficar drogas pela rua Pastor Bento, na Vila Jacobucci, em São Carlos, na tarde de ontem (20).

Após denúncias anônimas sobre a traficância na localidade, uma viatura Superviso da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) foi até o endereço informado  e abordaram o menor.

Com o adolescente os militares localizaram R$ 54, 19 pedras de crack, 10 porções de maconha, um tablete e um aparelho de modular cabelo e próxima mais uma quantidade de maconha.

Na casa do menor, os policiais encontraram mais da droga e dinheiro e ainda tinha produtos de origem duvidosa que o mesmo não conseguiu explicar a procedência.

O adolescente foi encaminhado à Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) e ficou à disposição da autoridade policial. As drogas, dinheiro e produtos ficaram apreendidos, sendo os policiais suspeitam que os objetos possam ter servidos de troca de usuários por entorpecentes.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sat, 21 Apr 2018 09:57:56 -0300
Prefeito assina convênio "Internet Para Todos" https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129747-prefeito-assina-convenio-internet-para-todos https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129747-prefeito-assina-convenio-internet-para-todos Prefeito assina convênio

Nessa semana, a Prefeitura de Itirapina firmou convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Governo Federal, para implantação do Programa “Internet Para Todos” no município.

Na ocasião, o prefeito José Maria Cândido (MDB) esteve no Escritório Regional de São Paulo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, comandado pelo ministro Gilberto Kassab, onde assinou o convênio. “Fui para São Paulo assinar o convênio para esse importante programa que garantirá acesso a internet com baixo custo para a população, visando a inclusão social e digital”, disse.

Durante a reunião, Zé Maria conversou com o diretor Nevoral Bucheroni, que esclareceu como funciona o Programa “Internet Para Todos”. “O diretor Nevoral Bucheroni explicou que todas as escolas e unidades de saúde de Itirapina terão internet gratuita e as pessoas também poderão ter internet em suas casas, pagando valor bem popular. Essa é mais uma grande conquista para Itirapina”, comentou o prefeito.

O programa Internet Para Todos é uma ampliação Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (do GESAC), responsável por conectar à internet escolas, hospitais, postos de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, em áreas remotas que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

O Internet Para Todos tem por objetivo prover conexão às pessoas que vivem em uma localidade de um município. “Com esse programa, agora estamos estudando os locais onde serão instalados os equipamentos e a ideia é que alcance todos os bairros de Itirapina, mas tudo depende também do Governo Federal”, finalizou Zé Maria.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Sat, 21 Apr 2018 09:56:33 -0300
Comissão vai eleger a Rainha do Rodeio https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129746-comissao-vai-eleger-a-rainha-do-rodeio https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129746-comissao-vai-eleger-a-rainha-do-rodeio Comissão vai eleger a Rainha do Rodeio

A Comissão Organizadora informa que as inscrições para a escolha da Rainha do XXXI Rodeio de Ibaté estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (23). O prazo vai até o dia 4 de maio.

No dia 19 de maio, acontece no Grêmio Recreativo e Esportivo Ibaté (Grei), o baile de lançamento da festa, onde será conhecida a musa da tradicional festa regional. “Vamos, novamente, eleger a mais bela garota, que representará a beleza da mulher ibateense, com simpatia e carisma, durante todo o evento”, comentou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB), que aproveitou e convidou as mulheres para participarem do concurso. “Quero convidar as garotas de Ibaté para participar desse concurso. As chances são iguais para todas e aquela jovem que tem vergonha, não precisa ter, vem participar também”, convidou o prefeito.

As interessadas devem ter idade entre 18 e 30 anos e, obrigatoriamente, residir em Ibaté. Para fazer a inscrição é preciso apresentar duas fotos, sendo uma de rosto e outra de corpo inteiro, preencher uma ficha de inscrição na Prefeitura Municipal, localizada na rua Paulino Carlos, 921, no Centro, em horário comercial, e se preparar para o desfile.

A Comissão Organizadora ressalta que a candidata tem que ter disponibilidade de horários para divulgação do Rodeio de Ibaté na cidade e em eventos da região. “A escolha da Rainha do Rodeio é um marco em Ibaté, pois são muitas as mulheres que tem o sonho de representar a beleza da mulher ibateense no Rodeio de Ibaté, que é um dos maiores e melhores do país e o melhor da região”, finalizou Zé Parrella.

Rodeio

O XXXI Rodeio de Ibaté acontecerá em dois finais de semana, nos dias 8, 9, 14, 15 e 16 de junho.

Consagrado no segmento, o evento se tornou exemplo no cenário sertanejo, tendo se destacado entre as cinco melhores festas do peão do Estado e as 10 melhores do Brasil, com provas profissionais e os melhores peões em touros e cavalos.

 Neste ano, a programação contará com o sucesso internacional Alok e Jeferson Moraes na abertura da festa (dia 8); Naiara Azevedo e Paula Mattos no dia 9. No segundo final de semana, Henrique & Juliano no dia 14; Marcos & Belluti e João Neto & Frederico no dia 15; e para encerrar, dia 16, Zé Neto & Cristiano e Dj JETLAG.

A expectativa é de que pelo menos 100 mil pessoas prestigiem as cinco noites de festa, que será promovida pela competente, séria e tradicional Companhia RR de Rodeios, garantindo toda a estrutura e segurança aos visitantes, assim como em todos os anos.

O Rodeio de Ibaté será realizado no tradicional recinto, localizado na rodovia Washington Luís (SP-310), no km 247, trevo principal de acesso a cidade, e conta com o total apoio da Prefeitura de Ibaté.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Sat, 21 Apr 2018 09:54:57 -0300
Suzantur apresenta sistema de monitoramento de ônibus em circulação https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129745-suzantur-apresenta-sistema-de-monitoramento-de-onibus-em-circulacao https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129745-suzantur-apresenta-sistema-de-monitoramento-de-onibus-em-circulacao Suzantur apresenta sistema de monitoramento de ônibus em circulação

 

A Suzantur, empresa que opera o transporte coletivo na cidade de São Carlos, e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito apresentaram na manhã de ontem,20, um novo sistema de  monitoramento dos ônibus e realizaram o anúncio da implantação da biometria facial para os usuários que possuem o cartão Busfácil.

Atendendo aos quesitos estabelecidos em acordo entre a Suzantur e a Prefeitura de São Carlos, em março de 2018, quando retomou a prestação dos serviços de transporte coletivo, depois do fim da intervenção municipal, a empresa instalou na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito um painel de seu sistema de monitoramento, que já existe desde o início de 2017.

Através desse painel é possível acompanhar em tempo real todas as linhas de ônibus. O sistema mostra os ícones dos veículos em verde, que são os  que estão no horário correto e, em vermelho, os que estão atrasados. Além disso, é possível emitir relatórios com os índices mensais de atrasos, falhas mecânicas, entre outros. 

Aniceser Santana, gerente operacional da Suzantur, disse que o painel colocado na Secretaria é uma extensão do trabalho que já é feito no Centro de Controle Operacional, que fica na garagem da Suzantur em São Carlos.

O coordenador operacional, Thyago Henrique, disse que o sistema de monitoramento é fundamental para corrigir falhas e ter um verdadeiro raio-x de todo sistema. “Todos os nossos ônibus estão com GPS e o monitoramento é em tempo real, quando ocorrer qualquer problema o sistema nos apresenta e conseguimos corrigir. O monitoramento vai auxiliar a ter informações de locais com grande fluxo de veículos e que pode atrasar o horário do ônibus. Também irá mostrar a velocidade dos carros. E com a Prefeitura nos ajudando todos os problemas serão resolvidos mais rapidamente”, disse.

 

APLICATIVO

 

Através do aplicativo CittaMobi, o usuário poderá acompanhar o trajeto do ônibus, qual a linha mais próxima e o horário que passará pelo ponto onde está. Com isso o usuário poderá se programar.

"Isso facilita a vida do passageiro, já que ele pode se programar certinho de acordo com a sua necessidade. Ele não precisará mais ficar esperando pela linha sem ter a certeza do horário", disse Santana.

 

RECONHECIMENTO FACIAL

 

Além do monitoramento das linhas, outra tecnologia anunciada pela empresa foi a implantação da biometria facial, a qual inicialmente tem como função analisar se o passageiro que possui o benefício da gratuidade é o mesmo que passa pela catraca com seu cartão magnético.

"De início, o sistema impedirá que pessoas que não possuem o benefício se utilizem dele. Pois existem casos aonde beneficiários emprestam o cartão para outros que o utilizam de maneira irregular. Além disso, mais a frente o sistema poderá reconhecer usuários que compraram vales de outras pessoas de modo ilegal", explicou o secretário Coca Ferraz.  

 

PASSO IMPORTANTE

 

De acordo com o secretário Coca Ferraz, o monitoramento é um passo importante para a modernização do transporte coletivo. “Com este monitoramento damos um grande passo para fazermos de São Carlos um grande modelo de transporte coletivo. Este é o desafio que o prefeito me deu e vou cumprir: fazer São Carlos ser modelo. Quero agradecera a Suzantur por colaborar e melhorar. Tínhamos muitos problemas, hoje podemos ver que as reclamações são poucas. Ainda há problemas, que serão resolvidos”, disse o secretário.

Coca disse ainda que além da Prefeitura, o usuário poderá fiscalizar o transporte porque com o aplicativo de celular ele poderá saber se o seu ônibus está ou não atrasado. “O CittaMobi vai ajudar na fiscalização. A população vai nos ajudar. Vamos unir esforços para melhorar sempre. Os ônibus mais novos reduziram o ano da frota e isso é um ganho, são ônibus mais novos, com mais tecnologia e isso favorece o usuário. O monitoramento também nos ajuda a controlar e cobrar melhorias”, disse.

Sobre a biometria facial Coca Ferraz afirmou que os casos de uso indevido dos cartões acabarão. “O reconhecimento facial vai acabar com a utilização indevida dos cartões. Há pessoas que trocam os cartões, vendem vale transporte. Tudo isso vai acabar porque é a utilização ilegal dos benefícios. Com o reconhecimento facial vamos disciplinar o uso correto dos cartões e dos benefícios”, finalizou

 

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br ( Jeferson Vieira - Do Programa Acontece São Carlos) Cidades Sat, 21 Apr 2018 09:43:53 -0300
Demissões na Tolhas não surpreenderam trabalhadores https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129744-demissoes-na-tolhas-nao-surpreenderam-trabalhadores https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129744-demissoes-na-tolhas-nao-surpreenderam-trabalhadores Demissões na Tolhas não surpreenderam trabalhadores

A indústria de Toalhas São Carlos demitiu 75 trabalhadores na última semana. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e Tecelagem e por funcionários da empresa. A advogada da entidade sindical, Eliana Bregagnollo, afirmou que as demissões não surpreenderam os trabalhadores, que estavam em casa desde novembro e eram acionados apenas quando a empresa adquiria matérias-primas. “Às vezes, eles trabalhavam por dias ou por apenas poucas horas. Após, voltavam para casa e esperavam mais um pedido de encomendas”, disse. “Então, acredito que as demissões dos 75 trabalhadores não causaram surpresa. Eles sabiam das dificuldades da empresa”, complementou a advogada.

Eliana Bregagnollo disse que o Sindicato acompanha a situação da empresa, que até o ano passado estava sob recuperação judicial. “A empresa passa por essa readequação, mas esperamos uma recuperação, afinal é uma empresa tradicional de São Carlos, que inclusive faz exportação dos seus produtos”, disse a advogada.

Manifestação

Nenhum funcionário da direção da empresa quis se manifestar oficialmente sobre as demissões na Toalhas São Carlos, mas informalmente transmitiram informações sobre a situação da indústria.

Há 13 anos, a Toalhas São Carlos operava com toda a sua capacidade de produção – 24 horas. Quatro turnos empregavam 800 trabalhadores. Mas as crises enfrentadas ao longo dos anos abateram a indústria têxtil. As demissões ocorreram nos dias 16 e 17 de abril.

De acordo com a funcionária que conversou informalmente com a reportagem, a indústria possui 155 trabalhadores, que trabalham em turno único. A esperança da indústria é uma retomada da produção, que apresentou queda de 20% nos últimos tempos.

Também revelou que a indústria não se manifestaria sobre as demissões e não sabe como essa história vazou para a mídia. “Talvez foram os próprios funcionários demitidos”, disse. De acordo com a funcionária, os funcionários pais de família foram os escolhidos a permanecer na indústria.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Cidades Sat, 21 Apr 2018 09:42:14 -0300
Cinco empresas e 700 trabalhadores tiveram interrupção das atividades no ano passado https://www.jornalpp.com.br/economia/item/129743-cinco-empresas-e-700-trabalhadores-tiveram-interrupcao-das-atividades-no-ano-passado https://www.jornalpp.com.br/economia/item/129743-cinco-empresas-e-700-trabalhadores-tiveram-interrupcao-das-atividades-no-ano-passado Cinco empresas e 700 trabalhadores tiveram interrupção das atividades no ano passado

Segundo a gerência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 700 trabalhadores de cinco empresas entraram em lay off no ano passado. Esse mecanismo de interrupção temporária das atividades para a qualificação profissional atingiu, recentemente, a empresa Tecumseh do Brasil. No início, as atividades seriam interrompidas para 450 trabalhadores, mas segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, 309 funcionários da fabricante de compressores serão submetidos à qualificação profissional.

Mas o que significa o termo lay off, que até pouco tempo não era familiar no dicionário do trabalhador? A gerente do Ministério do Trabalho e Emprego, Consuelo de Lima, explica: “O termo lay off nada mais é que o apelido da bolsa de qualificação profissional. É a possibilidade da empresa suspender o trabalho sem demitir os trabalhadores, que recebem o seguro-desemprego. É uma forma de enfrentar a crise, desde que sindicato e trabalhadores concordem”, comentou.

E o que difere o lay off das férias coletivas? A gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego observou que as férias coletivas são uma forma das empresas organizarem a sua produção. “As férias coletivas são sazonais. Geralmente, as empresas a adotam no final do ano, quando o ritmo do mercado diminui ou há um excedente de produção. Já o lay off é para o enfrentamento de uma crise”.

Visão

Na opinião da gerente do Ministério do Trabalho e Emprego, o lay off traz a preocupação ao trabalhador, mas pode ser encarado de outra maneira. “Há uma vantagem no lay off. Em vez de demitir, o trabalhador é posto à qualificação, o que é benéfico”.

A empresa somente poderá aplicar o regime de lay off se tiver a situação contributiva regularizada perante a Receita Federal, garantindo o pagamento de parte do salário dos empregados afastados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). “O lay off também é interessante porque mantém o vínculo do trabalhador na empresa porque os custos de uma demissão não são baratos”, comentou.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Economia Sat, 21 Apr 2018 09:40:12 -0300
Julio Cesar recebe equipe da Saúde para acertar descentralização do SAMU https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129742-julio-cesar-recebe-equipe-da-saude-para-acertar-descentralizacao-do-samu https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129742-julio-cesar-recebe-equipe-da-saude-para-acertar-descentralizacao-do-samu Julio Cesar recebe equipe da Saúde para acertar descentralização do SAMU

O presidente da Câmara, vereador Julio Cesar, recebeu esta semana na sala da Presidência o secretário municipal de saúde, Caco Colenci, a chefe de Gabinete da Secretaria de Saúde, Vanessa Barbutto, Crislaine Aparecida Antonio Mestre, Diretora de Gestão e Cuidado Laboratorial e Lindiamara Talita Soares, supervisora do CEME (Centro Municipal de Especialidades).

Dentre os diversos assuntos que estiveram na pauta da reunião, um deles foi a descentralização do SAMU na cidade. Através de recursos economizados pela Câmara, o SAMU em São Carlos será descentralizado, tendo bases na Vila Prado e no Bairro Cidade Aracy.

“Já cumprimos todos os requisitos necessários para que isso seja feito e estamos aguardando apenas alguns detalhes burocráticos para que tenhamos essa descentralização. Mais uma vez uma economia do Poder Legislativo que será devolvida para nossa cidade”, disse Julio Cesar.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Sat, 21 Apr 2018 09:39:16 -0300
Embrapa Agropecuária vai receber R$ 250 mil https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129741-embrapa-agropecuaria-vai-receber-r-250-mil https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129741-embrapa-agropecuaria-vai-receber-r-250-mil Embrapa Agropecuária vai receber R$ 250 mil

O deputado federal Lobbe Neto, do PSDB paulista, visitou na tarde desta sexta-feira (20), a sede da Embrapa Agropecuária Sudeste, onde anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, indicada ao Orçamento Geral da União 2018.

Lobbe foi recebido pelo chefe-geral da unidade, Dr. Rui Machado, que falou sobre a importância e o objeto principal dos recursos. “A emenda [do deputado Lobbe Neto], em especial, visa automatizar alguns sistemas, no sentido de prover uma área para divulgação, transferência de tecnologia e fomento de tecnologias avançadas para uso de pequenos e médios Produtores Rurais, especificamente, para aqueles de produção leiteira", comentou.

O diretor destacou que manter um relacionamento estreito com o Legislativo é importante para atendimento das políticas públicas. “É importante acompanhar para que rumo o estado brasileiro caminha e a gente poder atender às demandas que a sociedade coloca aos seus representantes do Legislativo”, afirmou.

Lobbe Neto enfatizou que a Embrapa é uma das melhores empresas do país, apoiando a agroindústria e a agropecuária. “Em São Carlos, temos duas unidades: a Embrapa Instrumentação e a Embrapa Agropecuária. Estamos fazendo essa visita aqui na Embrapa Agropecuária, juntamente com o Dr. Rui Machado e todos os seus diretores, trazendo a novidade de uma emenda no valor de R$ 250 mil, justamente para ampliar as questões tecnológicas para servir de modelo aos nossos produtores”, finalizou o parlamentar tucano.

Além de Rui Machado, participou do encontro o chefe adjunto de Administração, Marco Aurélio Bergamaschi; o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, André Luiz Monteiro Novo; e o supervisor do setor de Gestão da Transferência de Tecnologia, José Alberto Bastos Portugal.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Sat, 21 Apr 2018 09:33:23 -0300
Torpedos 21/04 https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/129740-torpedos-21-04 https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/129740-torpedos-21-04 Torpedos 21/04

Providências

Nelsinho Pereira cobra. Bueiro entre a rua Santa Gertrudes e Avenida Getúlio Vargas pode provocar acidentes. O ativista cobra providências do Poder Público.

Razão

O radialista e cronista esportivo Antônio Carlos Tucura tem toda a razão: o Grêmio São-carlense é querido pela torcida. No jogo contra o 15 de Jaú, foram mais de 500 torcedores, porém, o time é muito fraco. Disputa pau a pau com o Tabajara.

Razão II

O que falta à equipe é um dirigente que conheça bem a Segundona. Até sugeriu o nome do ex-presidente da equipe, Sérgio Roberto de Almeida, o Careca, que sabe bem montar equipes. Um adendo, porém: sem dinheiro, no futebol, é difícil fazer milagres.

Polêmicas

O Diário Oficial trouxe na edição de sexta-feira, a exoneração de Rickoff Aidar do Departamento de Defesa e Controle Animal. Defensores dos animais promoveram uma grita nas redes sociais por causa da nomeação. Eles acham que Rick é defensor dos rodeios.

Engraçado, né!

Interessante é que esses mesmos ativistas que, supostamente, defendem os animais, sumiram do mapa quando os tratadores de animais estavam há seis meses sem receber as horas extras devidas.

Engraçado, né! II

Esses ativistas são os mesmos que não cobraram uma vírgula qualquer sobre o desmonte do Departamento, que ficou sem viaturas e estrutura necessárias para o bom andamento dos trabalhos. “Gritar” nas redes sociais é fácil – agir é super difícil.

Sobre...

Membros do primeiro escalão do governo Airton justificaram a exoneração do veterinário Guilherme Marrara. Dizem que o trabalho dele foi muito questionado pelos servidores que estavam sob seu comando. Disseram também que Marrara não soube exercer o papel de gestor no Departamento e que não decidia nada quando era chamado a tal responsabilidade.

Ponta da corda

Vamos nos apoderar de uma frase da vereadora Laíde Simões: “os animais não votam”. E acrescentaremos: “os animais não são políticos”, mas sofrem com essas disputas políticas inconsequentes. Uma pena!

Piada

Acredite se quiser. Um sujeito de sotaque carregado, do governo Airton Garcia (PSB), queria nomear a namorada como chefe de Gabinete. A sorte é que existem pessoas de juízo (são poucas) nesta administração. Se uma coisa dessas acontecer, é melhor fechar a porta do boteco e tomar uma caixa de Cinzano.

Coisa feia

Um balde de água fria. É assim que dá para resumir a história da demissão de 75 funcionários da Toalhas São Carlos. E as informações que chegam não são nada animadoras. Mais 40 funcionários podem ser demitidos a qualquer momento.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Torpedos Sat, 21 Apr 2018 09:13:24 -0300
Eficácia e segurança na hora de cuidar do corpo https://www.jornalpp.com.br/sociais/dani-globo/item/129739-eficacia-e-seguranca-na-hora-de-cuidar-do-corpo https://www.jornalpp.com.br/sociais/dani-globo/item/129739-eficacia-e-seguranca-na-hora-de-cuidar-do-corpo Eficácia e segurança na hora de cuidar do corpo

Se o assunto for eliminar a gordura localizada, aquela gordurinha que insiste em ficar alojada em determinadas áreas do nosso corpo, como abdômen, flancos, culotes e braços... Simmm! Tem tratamento eficaz e seguro!

A novidade israelense, recém chegada ao Brasil, o PRIME, é o mais novo queridinho das clínicas mais qualificadas do Brasil. Também não é pra menos, em apenas alguns minutos esta tecnologia, que possui uma onda chamada vetorial, cisalha as células de gordura, os nódulos de celulite e ao mesmo tempo promove a produção do fibroblasto. (A principal função do fibroblasto é sintetizar colágeno e elastina, além de proteoglicanas, glicosaminoglicanas e glicoproteínas, que ajudam no combate da flacidez de pele. Até então, a maioria dos equipamentos estimulavam apenas a produção do colágeno).

Com o Prime, essas células cisalhadas são eliminadas do nosso corpo, sem qualquer risco ou dano à saúde.

Esse equipamento israelense já chegou à Fisioforma, e associado a outras tecnologias combinadas entre si, a um bom conhecimento fisiológico e técnico, é possível obter resultados incríveis com segurança.

E quando falamos sobre emagrecimento, os riscos podem ser grandes, pois apesar da proibição e controle da vigilância sanitária, algumas pessoas são verdadeiras viciadas em medicamentos para emagrecer. A maioria dos remédios para emagrecer são controlados. Isso quer dizer que os pacientes podem adquirir um vício. Pesquisas também indicam que a administração continuada pode resultar em ganho de peso. Isso pode ocorrer porque o paciente desenvolve tolerância ao medicamento. Outra explicação, é que pode ser que esses medicamentos tenham eficácia limitada. Algumas pessoas que tomam medicamentos para perda de peso, às vezes sentem que os medicamentos irão alcançar os resultados sozinhos, e se recusam a ajustar seus estilos de vida. Eles continuam a comer demais ou errado e não fazem atividades físicas.

Para emagrecer rapidamente e de maneira saudável, já existem técnicas, ferramentas comportamentais, que auxiliam as pessoas para terem uma melhor relação com o alimento. O Método T4D da Fisioforma é prova disto!

Recentemente apresentado em Rede Nacional pelo Programa do GUGU, no quadro 100 Mil Para Mudar, o T4D mudou a vida de duas telespectadoras escolhidas pelo apresentador para serem transformadas. Welna e Kátia, em apenas 30 dias mudaram de vida! Emagreceram, adquiriram novos hábitos e um novo corpo. Welna passou do manequim 48 para 38 e Kátia do 42 para 38. “Isso se deve a uma somatória de técnicas”, explica Luciana Sensini, fisioterapeuta diretora da Fisioforma. Elas contaram com um circuito alimentar que torna o corpo uma verdadeira usina de queimar gorduras, técnicas comportamentais para mudar os pensamentos, controlar as compulsões, suplementos alimentares que equilibram os nutrientes corporais, cosméticos inteligentes e equipamentos estéticos diferenciados que modelam o corpo rapidamente. O melhor de tudo, transformaram seus estilos de vida.

Então lembre-se: Não vale tudo em nome da beleza. Cuide-se com quem entende do assunto e se preocupa com a sua saúde.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DANI GLOBO) Dani Globo Thu, 19 Apr 2018 08:40:45 -0300
Esquema sem centroavante dá certo outra vez e faz Carille celebrar opções https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/129738-esquema-sem-centroavante-da-certo-outra-vez-e-faz-carille-celebrar-opcoes https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/129738-esquema-sem-centroavante-da-certo-outra-vez-e-faz-carille-celebrar-opcoes Esquema sem centroavante dá certo outra vez e faz Carille celebrar opções

O esquema sem centroavante adotado por Fábio Carille há dois meses deu resultado mais uma vez. O Corinthians venceu o Independiente por 1 a 0, na Argentina, e disparou na liderança do Grupo 7 da Libertadores.

Os três pontos conquistados fora de casa fizeram o treinador corintiano celebrar o desempenho em Avellaneda e ainda ressaltar a estratégia alvinegra. Sem um camisa 9, a equipe voltou a mostrar boa movimentação no meio-campo ofensivo.

O Corinthians, mesmo pressionado pelo Independiente, conseguiu em alguns lances chegar à área adversária com mais de dois jogadores em condições de finalizar. No gol da vitória marcado por Jadson, por exemplo, Mateus Vital alçou a bola na área para a conclusão do camisa 10, que tinha Rodriguinho ao seu lado. No primeiro tempo, Romero, Clayson e até Maycon tiveram chance de chutar a gol já próximos à meta do Independiente.

Carillle ganhará nos próximos dias a opção de escalar um jogador de área - Roger assinará com o clube nas próximas horas -, mas o 4-2-4 não será colocado de lado. A ideia é se adequar aos rivais e ter opções para ganhar jogos.

"Eu estou indo muito no jogo a jogo. Que bom que está chegando mais um jogador, o Corinthians tem a possibilidade da chegada de mais jogadores. Vai me dar mais opção para discutir e colocar os melhores em campo para aquilo que o adversário nos mostra. É um sistema, o 4-2-4, que está dando certo", explicou Carille.

Ralf foi mais uma vez titular do Corinthians

O treinador citou os clássicos diante do Palmeiras, quando o time alvinegro atuou sem centroavante e levou a melhor em duas oportunidades. Na decisão, sem Clayson, Carille contou com o bom desempenho de Mateus Vital, que atuou aberto à esquerda e fez a jogada do gol marcado por Rodriguinho. O meia, diante do Independiente, entrou em campo no segundo tempo.

Solidez defensiva se repete

O Corinthians chegou à marca de três partidas sem levar gols na Libertadores ao vencer por 1 a 0 na Argentina. No segundo tempo, o time corintiano ainda viu o árbitro uruguaio Daniel Fedorczuk anular um gol legal do Independiente.

O desempenho defensivo foi citado por Carille após a vitória que deixou o Corinthians com sete pontos na tabela de classificação do Grupo 7, quatro a mais que o Millonarios, da Colômbia, o segundo colocado.

A solidez, marca dos últimos times do Corinthians comandados por Tite e Mano Menezes e o próprio Carille, faz da equipe alvinegra ter a melhor defesa da Libertadores 2018, assim como na única conquista da equipe na Libertadores. Em 2012, o time levantou a taça com apenas quatro gols sofridos.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DAS AGÊNCIAS) Esporte Thu, 19 Apr 2018 08:09:31 -0300
Sesc São Carlos traz Luzia Dvorek e Caetanagem https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129737-sesc-sao-carlos-traz-luzia-dvorek-e-caetanagem https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129737-sesc-sao-carlos-traz-luzia-dvorek-e-caetanagem Sesc São Carlos traz Luzia Dvorek e Caetanagem

Luzia Dvorek

Pestaneja

Após uma temporada na Itália divulgando o álbum "Luzia", que contou com as participações de André Mehmari e Carlinhos Brown, Luzia Dvorek apresenta agora canções do seu novo CD, "Pestaneja" com canções de Chico César, Bruno Capinan, Fátima Guedes, Jam da Silva, Péri, entre outros. A artista é acompanhada por João Cristal (teclado), Fernando Nunes (baixo) e Daniel de Paula (bateria). A direção musical do show é do violonista Paulo Dáfilin, companheiro musical de Luzia há sete anos e recém-chegado de turnê em Portugal com a cantora Maria Bethânia.

Dia 20, sexta, às 20h.

Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados. Livre

Neste dia, o cardápio da Comedoria traz novidades como entradas, petiscos e porções.

 

SONS DA TARDE – Programação que privilegia a diversidade dos estilos musicais e busca transformar as tardes de domingo em uma opção de lazer diferenciada para o público.

 

Caetanagem

Inspirado no clima de revolução e nos rompimentos estéticos da Tropicália, a Caetanagem traz interpretações de canções de um dos maiores compositores da música popular brasileira, Caetano Veloso. A banda é composta por Bruno Del Rey (voz e violão), Leo Mattos (bateria, percussão e vocais), Kaneo Ramos (guitarra) e Augusto Passos (baixo).

Dia 22, domingo, às 16h.

Área de convivência externa. GRÁTIS. Lugares limitados. Livre

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Thu, 19 Apr 2018 08:08:33 -0300
“O abismo social do país dificulta o acesso à leitura” afirmou Maria Silvia https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129736-o-abismo-social-do-pais-dificulta-o-acesso-a-leitura-afirmou-maria-silvia https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129736-o-abismo-social-do-pais-dificulta-o-acesso-a-leitura-afirmou-maria-silvia “O abismo social do país dificulta o acesso à leitura” afirmou Maria Silvia

Com o surgimento da internet, que aconteceu nos anos 60, e consequentemente com as novas tecnologias que foram sendo desenvolvidas, o mundo digital alcançou o mundo literário. Com esse acontecimento passam a surgir os livros digitais, mais conhecidos como e-books.  O livro digital, que é considerado por muitos uma evolução dos livros comuns, é um arquivo que funciona em computador, tablet ou celular e que pode ser uma versão eletrônica de um livro que já foi impresso ou um texto original publicado apenas na forma digital. Mas será que essa “novidade” é acessível para todos ou para uma boa parte da população brasileira?

De acordo com Maria Silvia Cintra Martins, professora doutora associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, o Brasil tem um profundo abismo social, o que conduz a um número restrito de consumidores de certos produtos do mercado editorial. “Enquanto nosso país mantiver o abismo social ao qual me refiro, as novidades tecnológicas tendem, em parte, a aguçar as diferenças entre jovens e crianças de diferentes extratos sociais. O acesso precisa ser garantido a todos. Nesse sentido, enquanto não se dá uma mudança social de raiz, precisamos, ao menos, contar com iniciativas governamentais no sentido de equipar escolas e garantir que essas novidades tecnológicas possam chegar, também, às crianças que frequentam as escolas públicas. Da minha parte, como professora e pesquisadora de uma universidade pública, coordenei uma equipe em que produzimos o aplicativo "a caça ao tigre de bengala e a outros animais em extinção", disponível para download gratuito. Ele foi idealizado com vistas a agilizar o acesso à leitura e à escrita por parte de crianças menores com a utilização de recursos tecnológicos. Trata-se de proposta inovadora, porque une o aspecto lúdico ao pedagógico, em conjunto com a temática da preservação da natureza, de caráter voltado à formação para a cidadania”, Destacou Maria Silvia.

O aplicativo mencionado pela pesquisadora caracteriza-se como um livro digital pela presença de mobilidade, de sons e de resposta aos toques na tela. O aplicativo, que foi montado em uma plataforma específica, é o tipo de produto mais atraente para jovens e crianças, pois foram inseridos no aplicativo alguns jogos, o que garantiu adquirir características híbridas. Para ela, os livros digitais de modo geral – que implicam em princípio a alteração da materialidade do papel para aquela da tela do computador, do tablete, do kindle ou do celular – estão em franco crescimento e as editoras estão atentas a esse movimento do mercado, em um momento em que o público leitor encontra uma forma mais ágil e mais barata de ter acesso ao texto escrito.

 

PESQUISAS SOBRE LEITURA – Ainda de acordo com Maria Silvia, há muitas pesquisas diferentes nessa área, seja no âmbito da aquisição de linguagem, no âmbito da leitura propriamente dita, no âmbito editorial, entre outros. “Precisamos tomar o devido cuidado, de toda forma, para não trazer ideias de fora para aplicar a nossa realidade, que é diferenciada. Nesse sentido, cabe ainda muita pesquisa que se volte - sem pré-julgamentos - para entender o que é a nossa realidade, como ela se dá, e por quê. Uma vez, por exemplo, escutei o professor de literatura Miguel Wisnik  dizer, em palestra, que o Brasil é um país mais musical, e que a literatura aqui não se dá da mesma maneira que no contexto europeu. Entendo que esta seja uma forma sóbria e científica de se dirigir aos fatos: sem preconceito, nem assombro. Apenas dentro de uma constatação, mostrando que somos diferentes. O momento, aliás, desta entrada no século XXI, mostra-se muito propício para isso, para aprendermos a pensar e a entender as diferenças”, finalizou Maria Silvia.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Siméia Nunes) Cultura Thu, 19 Apr 2018 08:07:05 -0300
Teto de escola infantil desaba https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129735-teto-de-escola-infantil-desaba https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129735-teto-de-escola-infantil-desaba Teto de escola infantil desaba

O teto da Escola Infantil “Diomira Napoleone Paschoal”, localizada em Agudos (a 310 quilômetros de São Paulo, no centro-oeste do estado), desabou na manhã de ontem (18) deixando, segundo informações, cerca de 13 crianças feridas e quatro adultos.

As vítimas foram socorridas em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que fica na região de Bauru.

A escola fica localizada na rua Faustino Ribeiro, no centro. Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil, além de pais dos alunos, estão no local.

Temer manifesta apreensão

Na conta do Twitter, o presidente Michel Temer (MDB) disse que está acompanhando com apreensão as consequências do desabamento e que “calamidades dessa natureza não podem acontecer impunemente”.

“Estou acompanhando com muita apreensão as consequências do desabamento do teto de uma escola infantil em Agudos, São Paulo. Calamidades desta natureza não podem acontecer impunemente. Mas primeiro vamos dar atenção às crianças e adultos atingidos. E rezar por eles”, registra a mensagem.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Thu, 19 Apr 2018 08:06:01 -0300
ITIRAPINA: Festival Churros, Bacon e Chopp acontecerá no final de semana https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129734-itirapina-festival-churros-bacon-e-chopp-acontecera-no-final-de-semana https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/129734-itirapina-festival-churros-bacon-e-chopp-acontecera-no-final-de-semana ITIRAPINA: Festival Churros, Bacon e Chopp acontecerá no final de semana

No próximo final de semana a cidade de Itirapina Festival Churros, Bacon e Chopp, que acontecerá a partir de amanhã (20) até o domingo (22) e apresentará a gastronomia sobre rodas na Praça Central.

O festival, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Itirapina, conta com vários Food Trucks, sendo que esses possuem as mais diversas opções de alimentação, não estando somente restrita para Churros, Bacon e Chopp. “O evento tem Food Trucks de lanches, pastel, churros, milk-shakes, comida mexicana, japonesa, doces dos mais variados, comida vegetariana, chopps entre outros”, explicou a organizadora do evento, Débora Ferraz. “É válido ressaltar que a gastronomia abrange todos os gostos e é preparada com a maior higiene e com os melhores ingredientes”, completou.

A organização também busca levar um ambiente familiar. “O Festival Churros, Bacon e Chopp é um evento com ambiente familiar, que busca a interação das pessoas em um ambiente gostoso que proporcione o melhor da gastronomia sobre rodas, em que toda a família possa estar junta”, disse Débora.

Amanhã, o Festival terá início às 19h e contará com a apresentação de Dany Santoro, o rei da mandioca. No sábado (21), começa às 16h e a partir das 20h terá show com Denis Lucas. No domingo, último dia, das 10h às 13h acontecerá exposição de carros antigos e rebaixados, com  premiações com troféus aos participantes, e depois seguirá até às 22h com animações da Banda 80’ Rocks, Gil Marques Araújo e Kaike Ferreira.

 A segurança também será um dos pontos fortes do Festival. “Além das animações e toda a infraestrutura necessária para proporcionar o ambiente mais confortável e seguro para todos os frequentadores, em toda a praça terão seguranças particulares e para proporcionar tranquilidade aos frequentadores”, destacou Débora.

Para as crianças, será montado um espaço com pula-pula, cama elástica, carrinhos motorizados e diversos outros brinquedos.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Thu, 19 Apr 2018 08:04:52 -0300
IBATÉ: Guarda Municipal participa de apresentação de armas não letais https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129733-ibate-guarda-municipal-participa-de-apresentacao-de-armas-nao-letais https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129733-ibate-guarda-municipal-participa-de-apresentacao-de-armas-nao-letais IBATÉ: Guarda Municipal participa de apresentação de armas não letais

Na última terça-feira (17), o comandante da Guarda Civil Municipal de Ibaté, Vitor Reis, e os vereadores Luís Marino da Silva (PSDB) e Silvano Vaz do Carmo (PSB), participaram de uma apresentação de armas não letais. O evento foi organizado pela Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

A capacitação foi mais uma etapa de qualificação da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, que convida as cidades da região para participar, e a instrução foi comandada pelo coordenador de treinamento da empresa Condor, Ricardo Soares. “As tecnologias não letais possibilitam aos agentes da lei, o emprego proporcional da força, reduzindo os casos da utilização de armas de fogo”, apontou.

O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) e o comandante da Guarda Civil Municipal de Ibaté observaram a importância de participar dessa capacitação. “A ideia é sempre trazer novidades para implantar na Guarda Municipal de Ibaté, então, sempre buscamos novos conhecimentos e alternativas para que possamos melhorar o nosso trabalho e ajudar a população ibateense, cada dia mais”, destacaram.

O ciclo de atualização técnica engloba atividades teóricas e práticas e, na ocasião, foram demonstradas as mais avançadas tecnologias de armas não letais, tais como, munições de impacto controlado, projéteis de borracha e outros materiais, granadas explosivas lacrimogêneas, granadas e munições fumígenas e sprays de pimenta.

Quem também esteve presente foi Carlinhos Silva, CGM de São Paulo e assessor parlamentar do deputado estadual Chico Sardelli (PV), além de colaborador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo. “Nosso trabalho é buscar o reconhecimento das guardas municipais como forças de segurança. Entendemos que os GCMs atuam na manutenção do patrimônio mais importante de qualquer município - a vida dos cidadãos”, disse.

Além das Guardas Civis de Rio Claro e Ibaté, o curso contou com a participação das corporações municipais de São Carlos, Brotas, Limeira, Piracicaba e Guarulhos, além de representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Thu, 19 Apr 2018 08:03:08 -0300
Projeto de lei institui Programa de Educação Empreendedora https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129732-projeto-de-lei-institui-programa-de-educacao-empreendedora https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129732-projeto-de-lei-institui-programa-de-educacao-empreendedora Projeto de lei institui Programa de Educação Empreendedora

Foi aprovado por unanimidade na sessão plenária desta terça-feira (17) na Câmara Municipal de São Carlos o Projeto de Lei Substitutivo de autoria do vereador Elton Carvalho (PSB) que institui o Programa de Educação Empreendedora no município de São Carlos.

“Fico muito feliz com mais esta grande conquista. Este é um projeto de lei que tem como objetivo institucionalizar em São Carlos um programa de educação empreendedora (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) oferecido e subsidiado com excelência pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que irá beneficiar, já no segundo semestre, mais de 400 alunos da rede municipal de ensino”, disse o parlamentar.

Para o secretário municipal de Educação, Orlando Mengatti Filho, o projeto não tem como objetivo apenas educar os alunos para se tornarem empreendedores, mas também desenvolver características do comportamento empreendedor como: iniciativa, persistência, comprometimento, busca de informações e outros comportamentos que agregam muito valor na vida dos alunos como cidadãos e cidadãs. “Este projeto é fruto de uma importante parceria entre a Prefeitura Municipal, o Legislativo, representado pelo vereador Elton, e o SEBRAE. Podemos observar que em municípios que já implantaram o programa, como Porto Ferreira, já obtêm resultados excelentes”, afirmou o secretário.

“Agradeço ao secretário de Governo Edson Fermiano e ao secretário de Educação Orlando Mengatti Filho por atender a minha solicitação prontamente. Não poderia de deixar de enaltecer o trabalho desenvolvido pela professora Cissa Cerminaro no CePFE (Centro de Formação Profissional da Educação) e agradecer ao gerente Elton do SEBRAE São Carlos por todo suporte prestado ao nosso gabinete. Concluindo minha fala, agradeço imensamente à assessoria administrativa da Câmara Municipal de São Carlos, aos assessores técnicos legislativos e à minha equipe pela grande contribuição”, afirmou o parlamentar.

São Carlos é uma cidade que dispõe de um ecossistema empreendedor admirado pelo Brasil todo, destacou o vereador Elton. Os espaços de coworking, startups, universidades e consequentemente spin offs acadêmicas, as multinacionais, empresas de alta tecnologia e o alto índice de doutores por habitante, demonstram o diferencial da capital da tecnologia com relação ao empreendedorismo. Agora, a exemplo de países de ponta da América do Norte e da Europa, a cidade dá um garante passo em relação à educação empreendedora na rede pública de ensino do município.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Thu, 19 Apr 2018 08:02:20 -0300
“As dificuldades em Empreender no Brasil” é tema de palestra https://www.jornalpp.com.br/economia/item/129731-as-dificuldades-em-empreender-no-brasil-e-tema-de-palestra https://www.jornalpp.com.br/economia/item/129731-as-dificuldades-em-empreender-no-brasil-e-tema-de-palestra “As dificuldades em Empreender no Brasil” é tema de palestra

Em uma realização da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) e do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) acontece no dia 24 de abril (terça-feira), às 19h30, no auditório da ACISC, à rua General Osório, 401, a palestra  “As dificuldades em Empreender no Brasil”, com o empresário de Campinas, SP, Alexis Fonteyne.

A proposta é discutir as dificuldades de se empreender no Brasil, os desafios e as soluções para isso. “Vamos falar de empreendedorismo como ferramenta de inclusão social sustentável. Como essa ferramenta teve ser aplicada para podermos incluir as pessoas de novo na sociedade”, adiantou Alexis.

Alexis Joseph Steverlynch Fonteyne é Engenheiro Mecânico, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV.

É sócio proprietário das empresas SOLEPOXY Ind. e Comércio de Resinas e da Klann&Fonteyne.

É presidente da Associação Nacional Pisos Revestimentos Alto Desempenho (ANAPRE); diretor adjunto do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e conselheiro da Sociedade Hípica de Campinas (SHC).

A entrada para a palestra será um quilo de alimento não perecível que será doado, posteriormente, para entidades beneficentes de São Carlos.

 

SERVIÇO

PALESTRA  “AS DIFICULDADES EM EMPREENDER NO BRASIL”, COM O EMPRESÁRIO DE CAMPINAS, SP, ALEXIS FONTEYNE

 

DIA 24 DE ABRIL (TERÇA-FEIRA), ÀS 19H30, NO AUDITÓRIO DA ACISC, À RUA GENERAL OSÓRIO, 401

ENTRADA: UM QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL

Realização: Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) e Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio)

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Economia Thu, 19 Apr 2018 07:51:50 -0300
Campanha de Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129730-campanha-de-vacinacao-contra-influenza-comeca-na-proxima-segunda https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129730-campanha-de-vacinacao-contra-influenza-comeca-na-proxima-segunda Campanha de Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, 23 de abril e seguirá até o dia 1º de junho.  No sábado, dia 12 de maio, será realizado o dia de mobilização nacional. Em São Carlos, aproximadamente 52.500 pessoas compõe os grupos prioritários, sem contar os professores e comorbidades.

“Na cidade, os grupos vão entrando na campanha semanalmente. A vacina da influenza tem uma proteção de 12 meses. Se eu tomei o ano passado, a proteção está terminando agora. Eu tenho que procurar para me proteger para esse inverno. É importante lembrar que a vacina muda a composição anualmente, pois são vírus diferentes que circulam todo ano. É difícil o mesmo vírus circular novamente. Todo mundo que está nos grupos prioritários devem tomar a vacina”, explicou Kátia Spiller, chefe da Vigilância Epidemiológica. 

A campanha prioriza a vacinação de pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

São Carlos vai acompanhar o cronograma do Estado de São Paulo com a vacinação por etapas: A partir de 23 de abril – trabalhadores da Saúde, indígenas e pessoas com mais de 60 anos; a partir de 2 de maio – crianças, gestantes e puérperas; a partir de 9 de maio – comorbidades, professores, população privada de liberdade e no dia 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional, todas as unidades de saúde estarão abertas para a vacinação das 8h às 17h.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Thu, 19 Apr 2018 07:45:37 -0300
Lucão faz apelo ao prefeito para que o recape seja feito em diversos bairros https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129729-lucao-faz-apelo-ao-prefeito-para-que-o-recape-seja-feito-em-diversos-bairros https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129729-lucao-faz-apelo-ao-prefeito-para-que-o-recape-seja-feito-em-diversos-bairros Lucão faz apelo ao prefeito para que o recape seja feito em diversos bairros

Na sessão da Câmara desta terça-feira (17), o foco do discurso do vereador Lucão Fernandes (MDB) foi o recape, serviço pelo qual o parlamentar fez um apelo ao prefeito municipal, Airton Garcia.

Segundo Lucão, neste momento a nova pavimentação asfáltica (recape) está sendo realizada no bairro Cidade Aracy. “Todos nós nos deparamos diariamente com o asfalto precário das ruas de toda a cidade. Reconheço que o Cidade Aracy cresceu muito e que necessitava do serviço, mas outras regiões do município também precisam de um novo asfalto”, destacou Lucão.

O objetivo é recapear 83 mil metros quadrados (10 Km), cerca de 100 quarteirões (40 quadras) do Cidade Aracy II, porém outras oito etapas já estão sendo projetadas. O recape nesse local teve início no dia 3 de abril.

No entanto, o vereador Lucão reconhece a necessidade de que o recape e tapa-buracos sejam executados em diversos outros bairros do município. Um recurso da ordem de R$ 2,5 milhões em vistas de ser recebido pela cidade poderia custear a pavimentação asfáltica em outras regiões da cidade, segundo o vereador. “Estaremos votando aqui hoje o processo que trata da ordem de R$ 2,5 milhões do Programa Desenvolve SP, onde a Prefeitura pede a autorização para essa abertura de crédito (...) e eu gostaria de fazer um apelo ao prefeito para que esse valor seja usado, inicialmente, para refazer o asfalto dos bairros que compõe a região do grande Santa Felícia, e em seguida, contemplar outros bairros, porque eu reconheço que existem ruas intransitáveis em todo o município”, disse Lucão. E completou, “(...) sabemos que esse valor não irá contemplar todo o bairro, mas seria de fundamental importância para sanar boa parte do problema. Gostaria que o prefeito se sensibilizasse com a situação das ruas da nossa cidade”.

DESENVOLVE SP - O recurso foi obtido junto ao Desenvolve SP, uma agência de Desenvolvimento Paulista, que incentiva o crescimento dos municípios e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população paulista. Nesse sentido oferece linhas de financiamento para o setor público a juros baixos e prazos longos para apoiar a administração municipal na realização dos investimentos necessários à infraestrutura da cidade, sem comprometer o financeiro do município.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Thu, 19 Apr 2018 07:31:49 -0300
Gestão dos resíduos sólidos é tema de evento https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129728-gestao-dos-residuos-solidos-e-tema-de-evento https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129728-gestao-dos-residuos-solidos-e-tema-de-evento Gestão dos resíduos sólidos é tema de evento

A promotora de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA – Núcleo XII – PCJ – Piracicaba), Drª Alexandra Facciolli Martins, dentro do Programa Brasil Pensa, São Carlos Pensa, ministrou palestra nesta quarta-feira (18), no auditório do Paço Municipal, com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos”.

O Programa Brasil Pensa, São Carlos Pensa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e tem como objetivo promover na cidade um fórum de discussão de alto nível. Para isso, foram convidados pesquisadores, cientistas, educadores, médicos, engenheiros, pessoas que trabalham para o desenvolvimento do país, nas áreas de Ciência, Educação, Tecnologia, Saúde, Artes, Esportes, Economia, Trabalho, Justiça, Meio Ambiente, Comunicação, Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Energia e Segurança Alimentar.

Os chamados Resíduos Sólidos são resultantes da atividade doméstica e comercial dos centros urbanos. A composição varia de população para população, dependendo da situação socioeconômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Esses resíduos podem ser classificados das seguintes maneiras: matéria orgânica (restos de comida), papel e papelão (jornais, revistas, caixas e embalagens); plásticos (garrafas, garrafões, frascos, embalagens); vidro (garrafas, frascos, copos); metais (latas) e outros como roupas, óleos de motor, resíduos de eletrodomésticos.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Profº Drº José Galizia Tundisi, disse que propôs o tema porque a cidade tem problemas com relação à gestão dos resíduos sólidos. “A palestra da Drª Alexandra Facciolli Martins vai nos ajudar no desenvolvimento do Programa Integrado de Resíduos Sólidos de São Carlos. A implantação de um programa de gestão trará reflexos positivos no âmbito social, ambiental e econômico, pois não só tende a diminuir o consumo dos recursos naturais, como proporciona a abertura de novos mercados, gera trabalho, emprego e renda, conduz à inclusão social e diminui os impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos”, explica Tundisi.

 Países como o Japão, Estados Unidos e da Europa, já possuem programas muito bem estabelecidos de gestão de resíduos sólidos. “Alguns países já produzem energia a partir do lixo urbano. A nossa proposta é transformar toda a gestão de resíduos sólidos em uma nova economia”, garante o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

De acordo com Drª Alexandra Facciolli Martins, as características de cada tipo de resíduo exigem um modelo de gestão adequado, que não tenha como objetivo apenas a coleta e o afastamento, mas o tratamento ideal para cada um, com a finalidade de evitar problemas de saúde. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos trouxe uma série de instrumentos, de mecanismos, que propiciam a melhoria da gestão de gerenciamento de resíduos sólidos, no entanto, ainda temos inúmeros desafios para a implementação dessa sistemática, refletindo diretamente na questão ambiental, econômica e social. Nós ainda percebemos uma série de dificuldades, a lei foi aprovada em 2010, porém agora é inadiável a implementação, porém para isso é necessário fazer um bom planejamento”, explica a palestrante.

Alexandra Facciolli Martins ressaltou, também, que essa questão repercute economicamente no município, inclusive porque o município que implanta o plano pode receber recursos da União. “Por isso é importante que cada local identifique as suas dificuldades e busque soluções. A participação da sociedade é muito importante”, finaliza.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos o cidadão é responsável não só pela disposição correta dos resíduos que gera, mas também é importante que repense e reveja o seu papel como consumidor; o setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva e pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, sempre que possível; os governos federal, estaduais e municipais são responsáveis pela elaboração e implementação dos planos de gestão de resíduos sólidos, assim como dos demais instrumentos previstos na PNRS.

Estima-se que cada pessoa produza, em média, 1,3 kg de resíduo sólido por dia. No Brasil, são geradas aproximadamente 198 mil toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos, o que equivale a aproximadamente 62 milhões de toneladas anuais.

Participaram da palestra o vice-prefeito Giuliano Cardinali, os secretários Mariel Olmo (Serviços Públicos) e José Paulo Gomes (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), os vereadores Moisés Lazarine, Azuaite Martins de França, Robertinho Mori, Laíde das Graças Simões e Edson Ferreira, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAAE e profissionais da área ambiental.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Thu, 19 Apr 2018 07:30:57 -0300
PM diz que roubos e homicídios tiveram redução em São Carlos https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129727-pm-diz-que-roubos-e-homicidios-tiveram-reducao-em-sao-carlos https://www.jornalpp.com.br/policia/item/129727-pm-diz-que-roubos-e-homicidios-tiveram-reducao-em-sao-carlos PM diz que roubos e homicídios tiveram redução em São Carlos

O tenente-coronel Alexandre Wellington de Souza, comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar esteve, na última terça-feira, na Câmara de Vereadores, para apresentar os números da criminalidade em São Carlos. Segundo as estatísticas mostradas aos parlamentares, os roubos tiveram uma queda de 43,14% na comparação entre o primeiro trimestre de 2017 e o mesmo período desse ano. Os homicídios caíram pela metade, segundo a PM – 50%.

A Polícia registrou oito mortes no primeiro trimestre do ano passado ante quatro ocorrências do gênero nesse ano. Já no quesito roubo, foram 204 casos no ano passado e 116 em 2018.

Os furtos de veículos apresentaram queda de 26,47%. Foram 170 em 2017 e 125 em 2018. Os furtos apresentaram uma queda tímida de 5,11% - 803 casos no ano passado e 762 no primeiro trimestre deste ano. “A queda na criminalidade já foi, inclusive, objeto de bonificação à tropa, um reconhecimento da Secretaria de Segurança Pública ao trabalho dos nossos policiais”, aplaudiu o comandante do 38º Batalhão da PM.

Efetivo

Hoje o efetivo de policiais existentes na rua é de 155, número 35,6% abaixo do fixado para São Carlos, que é de 241 homens. “O efetivo fora reduzido, principalmente, em função das aposentadorias, mas certamente o Estado vislumbra a recuperação desses números”, comentou.

Para recompensar, segundo o comandante da PM, dois programas foram efetivados em São Carlos. A Atividade Delegada, que possui 360 vagas por mês, o que dá uma média de 12 policiais por dia nas ruas de São Carlos e a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem), que abre 270 vagas mensais, o que perfaz uma média de 9 policiais por dia em patrulhamento pela cidade. “Os dois programas ajudam na redução dos índices de violência em São Carlos”, enfatizou o tenente-coronel Wellington.

O policial militar aproveitou e apresentou uma pauta de reivindicações à Câmara, com oito itens, entre eles: o reajuste dos valores da Atividade Delegada, o reaparelhamento das áreas de lazer, melhorias na iluminação pública, fiscalização e adequação de calçadas, fiscalização sobre os vazios urbanos, ampliação do videomonitoramento – algo que está em estágio bem avançado com o Detecta e fiscalização em praças e terrenos públicos. “Não estamos dizendo que falta a fiscalização, mas precisamos ainda mais de fiscalização”, ponderou o tenente-coronel da PM.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Polícia Thu, 19 Apr 2018 07:29:26 -0300
Audiência pública discutirá trânsito e estacionamento https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129726-audiencia-publica-discutira-transito-e-estacionamento https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129726-audiencia-publica-discutira-transito-e-estacionamento Audiência pública discutirá trânsito e estacionamento

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, agendou para esta sexta-feira (20) às 18 horas a realização de uma audiência pública para o debate de assuntos relacionados ao trânsito e estacionamento de veículos na região do bairro Vila Prado.

 A audiência, que foi solicitada pelo vereador Gustavo Pozzi (PR), é aberta ao público e será realizada no Salão de Festas da paróquia Santo Antônio (Praça Roque Pinto de Barros - avenida Sallum, s/n), no bairro de Vila Prado.

Conforme relatou Pozzi, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito está planejando alterações no trânsito dessa região, que serão apresentadas durante o evento. “É um momento que está aberto para o diálogo. Eu convido toda a população e os vereadores a participarem, pois depois que as mudanças são feitas, fica muito mais difícil voltar atrás”, afirmou o vereador.

 INFORMAÇÕES:

Data: 20/04/2018 (sexta-feira)

Horário: 18 horas

Local: Salão de Festas da paróquia Santo Antônio (Praça Roque Pinto de Barros - Avenida Sallum, s/n – bairro Vila Prado)

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Thu, 19 Apr 2018 07:28:17 -0300
Julio Cesar propõe melhorias na sinalização da XV de Novembro https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129725-julio-cesar-propoe-melhorias-na-sinalizacao-da-xv-de-novembro https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129725-julio-cesar-propoe-melhorias-na-sinalizacao-da-xv-de-novembro Julio Cesar propõe melhorias na sinalização da XV de Novembro

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, protocolou um requerimento solicitando da Prefeitura um estudo para a implantação de travessia segura ou faixa de pedestres na rua XV de Novembro na altura dos números 913/981/1033, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

Julio Cesar alegou que existe a necessidade da implantação de uma travessia segura ou uma faixa de pedestres nesta via, visando melhorar o trânsito neste local. Ele ainda apontou que os doentes e familiares que precisam atravessar a rua XV de Novembro nesse trecho sofrem diariamente.

“Muitas pessoas que saem da Santa Casa todos os dias têm dificuldade para atravessar até o ponto de ônibus, pois não há nenhuma sinalização no local. Há inclusive, um grande número de veículos que transitam em alta velocidade, dificultando ainda mais. Protocolei este documento para que a Prefeitura tome alguma providência”, disse Julio Cesar.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Thu, 19 Apr 2018 07:27:25 -0300
Marquinho Amaral destina emenda para Nave Sal da Terra https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129724-marquinho-amaral-destina-emenda-para-nave-sal-da-terra https://www.jornalpp.com.br/politica/item/129724-marquinho-amaral-destina-emenda-para-nave-sal-da-terra Marquinho Amaral destina emenda para Nave Sal da Terra

O vereador Marquinho Amaral (MDB) informou nesta terça-feira (17) que destinou emenda parlamentar à ONG (organização não governamental) Nave Sal da Terra, localizada no bairro Jardim Zavaglia.

A instituição proporciona lazer, entretenimento, atividades culturais, sociais, esportivas e de ensino a 270 crianças e adolescentes de um a 15 anos em turno  contrário ao escolar ou em período integral para aqueles que ainda não  frequentam a escola. A entidade atende de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.

Marquinho ressaltou a importância da Nave Sal da Terra na formação das crianças do Jardim Zavaglia e de bairros próximos. “A ONG atua na formação dos cidadãos, dando a eles conhecimento e uma oportunidade melhor de vida. Estarei sempre à disposição de entidades sérias e trabalhos como esse”, disse.

Entre as atividades oferecidas estão aulas de violão, canto, percussão, violino, flauta, balé, dança, karatê, informática, reforço escolar, entre outras. Além das atividades, as crianças e os adolescentes também recebem refeições diárias.

APOIO – Em sua gestão como presidente do Legislativo Municipal no biênio 2013-2014, Marquinho destinou diversas emendas à entidade, bem como viabilizou recursos da economia da Câmara aos cofres da instituição.

O vereador reafirmou sua intenção de continuar sendo parceiro e auxiliar as ações da ONG. "Ajudar a Nave Sal da Terra tem sido um dos meus objetivos. É uma entidade muito séria, que realiza um maravilhoso trabalho com crianças e jovens, muitas vezes mudando suas vidas, dando oportunidades de estudo, lazer e educação", destacou.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Thu, 19 Apr 2018 07:25:34 -0300
Nefrologia recebe até R$ 370 mil por mês, diz Prefeitura https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129723-nefrologia-recebe-ate-r-370-mil-por-mes-diz-prefeitura https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/129723-nefrologia-recebe-ate-r-370-mil-por-mes-diz-prefeitura Nefrologia recebe até R$ 370 mil por mês, diz Prefeitura

O setor de Nefrologia da Santa Casa recebe entre R$ 350 mil e R$ 370 mil por mês, segundo informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Carlos. O dinheiro vem do Ministério da Saúde, de acordo com o secretário da pasta, Caco Colenci. “Nós recebemos denúncia de usuários, que relatam a situação precária do espaço em que é feita a hemodiálise. E, diante disso, já solicitamos uma auditoria nas contas para apurarmos se existem irregularidades”, informou.

Em 5 de março, Colenci recebeu uma carta assinada por ‘pacientes da Hemodiálise São Carlos, lutando pela vida, filtrando o sangue quatro horas por dia, três vezes por semana, 12 meses por ano’.

Nela, eles relatam a falta de higiene, por exemplo. “Antes, haviam lençóis nas cadeiras, que eram trocados depois das sessões. Agora, não tem mais e pacientes já viram sangue nas cadeiras depois de, supostamente, terem sido limpas”.

Também reclamam da falta de apoio psicológico no tempo em que os pacientes estão dialisando, medicamentos e insumos. “Não temos, em tempo integral, a permanência de médicos dentro das salas de hemodiálise e, às vezes, nem mesmo das enfermeiras-chefes”, relatam os pacientes. A Santa Casa ainda não se manifestou sobre o assunto. A Câmara deve promover uma audiência pública para debater o tema.

Debate

Na sessão de terça-feira, o vereador Marquinho Amaral (MDB) fez um discurso duro contra o serviço de hemodiálise da Santa Casa de São Carlos. Ele pediu que a Mesa Diretora do hospital, mais os responsáveis pelo setor, compareçam à Câmara para prestarem esclarecimentos.

No discurso, o parlamentar pontuou as condições físicas do espaço – na opinião dele precárias, citou que o sistema ‘está falido’ para o usuário, que depende do serviço semanalmente. “Pessoas estão morrendo por infecção hospitalar por causa das péssimas condições de higiene do serviço de hemodiálise”, comentou Marquinho.

Na visão do vereador, o serviço é muito lucrativo para poucos. “Precisamos ter vergonha na cara e chamarmos, para uma audiência pública, a provedoria da Santa Casa. Algo precisa ser feito”, observou Marquinho. Ele disse que uma mulher de 32 anos morreu, na semana passada, por suposta negligência no setor.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Fábio Taconelli) Cidades Thu, 19 Apr 2018 07:23:44 -0300