Jornal 1ª Primeira Página - Jornal 1ª Primeira Página - Notícias https://www.jornalpp.com.br Mon, 18 Jun 2018 11:09:06 -0300 Joomla! - Open Source Content Management pt-br NEXT PORTAS ABERTAS https://www.jornalpp.com.br/sociais/dani-globo/item/130588-next-portas-abertas https://www.jornalpp.com.br/sociais/dani-globo/item/130588-next-portas-abertas NEXT PORTAS ABERTAS

Aconteceu no sábado, 9/6, na obra da EBM em São Carlos, o evento “NEXT Portas Abertas”. Um café da manhã para todos os clientes do empreendimento com o objetivo de apresentar o andamento adiantado das obras e um pouco do conceito construtivo desta grande incorporadora que vem encantando a nossa cidade. Confira alguns momentos deste encontro...

Fotos: Levi Mori

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DANI GLOBO) Dani Globo Mon, 18 Jun 2018 10:56:42 -0300
Dupla Zé Neto & Cristiano encerra o Rodeio de Ibaté com chave de ouro https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130587-dupla-ze-neto-cristiano-encerra-o-rodeio-de-ibate-com-chave-de-ouro https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130587-dupla-ze-neto-cristiano-encerra-o-rodeio-de-ibate-com-chave-de-ouro Dupla Zé Neto & Cristiano encanta o público

O 31º Rodeio de Ibaté chegou ao final e para encerrar com chave de outro, a dupla Zé Neto & Cristiano levou o público ao delírio. As montarias em touros e cavalos também encantaram as pessoas presentes. 

Antes de um dos shows mais aguardado da edição deste ano, os peões desafiaram os animais, onde saíram os campeões das montarias em touros e da modalidade cutiano. 

Quando a dupla Zé Neto & Cristiano subiu no palco, o púbico foi ao delírio. Também houve a apresentação do Projeto JETLAG.

A matéria completa sobre o 31º Rodeio de Ibaté estará na edição impressa do Jornal Primeira Página da terça-feira, dia 19 de junho. 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Lucas Castro) Cidades Sun, 17 Jun 2018 13:28:12 -0300
"Não tenho medo nenhum de sonhar grande", diz Neymar antes de estreia https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130586-nao-tenho-medo-nenhum-de-sonhar-grande-diz-neymar-antes-de-estreia https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130586-nao-tenho-medo-nenhum-de-sonhar-grande-diz-neymar-antes-de-estreia

O atacante Neymar postou uma mensagem em seu Instagram na manhã deste domingo dizendo que “não tem medo nenhum de sonhar grande” antes da estreia do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, às 15h (de Brasília), contra a Suíça.

Acompanhado de um vídeo com lances e momentos desde a última Copa, quando sofreu uma lesão na coluna após lance com o colombiano Juan Camilo Zuñiga nas quartas de final, Neymar escreveu na legenda sobre a "honra de defender o país" e ir "em busca de um grande sonho" depois de ter encontrado "muitas dificuldades".   

“Chegou o grande dia, depois de 4 anos estou disputando mais uma Copa do Mundo, que honra defender meu país e ir em busca de um grande sonho. Encontrei muitas dificuldades e me sinto um abençoado por chegar até aqui. Estou completamente feliz por estar não só ao lado de grandes profissionais e sim de grandes pessoas", disse.

"Não sei qual será o final, mas tenham certeza que vamos em busca da felicidade de um país. O sonho é nosso e eu não tenho medo nenhum de sonhar grande. Vamos Brasil. Rumo ao Hexa !”, completou.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DAS AGÊNCIAS) Esporte Sun, 17 Jun 2018 10:20:38 -0300
Brasil vestirá a Amarelinha duas vezes na primeira fase da Copa do Mundo https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130585-brasil-vestira-a-amarelinha-duas-vezes-na-primeira-fase-da-copa-do-mundo https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130585-brasil-vestira-a-amarelinha-duas-vezes-na-primeira-fase-da-copa-do-mundo Brasil vestirá a Amarelinha duas vezes na primeira fase da Copa do Mundo

Faltam dois dias para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Nesta primeira fase da competição, a mítica camisa amarela vai vestirá nossos atletas em dois jogos. Já neste domingo contra a Suíça às 15h (horário de Brasília), em Rostov On Don, a Seleção Brasileira vestirá o conjunto camisa amarela, calção azul e meiões brancos.

Na partida contra a Costa Rica, no dia 22, o Brasil pisa no gramado em São Petersburgo com o segundo uniforme, todo em azul. No último jogo da fase classificatória, no dia 27, a tradicional Amarelinha volta ao palco contra a Sérvia em Moscou, no encerramento da participação brasileira na fase de grupos. Em todos os três jogos, contudo, o goleiro brasileiro usará o verde.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Esporte Sun, 17 Jun 2018 10:19:44 -0300
Ronaldo visita a Seleção Brasileira e pede: 'tenham tranquilidade' https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130584-ronaldo-visita-a-selecao-brasileira-e-pede-tenham-tranquilidade https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130584-ronaldo-visita-a-selecao-brasileira-e-pede-tenham-tranquilidade Ronaldo visita a Seleção Brasileira e pede: 'tenham tranquilidade'

Quatro Copas do Mundo no currículo, dois títulos mundiais, um vice-campeonato. Se tem alguém que entende o que é disputar a competição mais importante do planeta, esse cara é Ronaldo Fenômeno. Na noite deste sábado (16), o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira aproveitou a estadia em Rostov para visitar o grupo brasileiro e compartilhar a sua experiência.

No Hotel Ramada, onde se encontra a equipe, Ronaldo aproveitou para conversar com alguns jogadores e membros da comissão técnica. A principal mensagem do jogador para a estreia foi: "tenham tranquilidade".

– Quando o grupo fecha mesmo, como estamos vendo agora, é que temos chance de ganhar. Estou muito feliz com o que estou vendo e torcendo demais por vocês – disse Ronaldo, com olhar em direção ao técnico da Seleção, Tite.

Quando ainda era jogador, Ronaldo foi treinado pelo atual comandante da Seleção. Também foi parceiro do coordenador de Seleções, Edu Gaspar, na Seleção e no Corinthians, quando os dois ainda eram jogadores; além de ter trabalhado com boa parte dos membros desta comissão técnica.

Fãs de Ronaldo, alguns jogadores fizeram questão de registrar o momento. Marcelo, Gabriel Jesus, Neymar... A lista foi grande. Todos ouviram o mesmo conselho e de forma atenta. Afinal de contas, não é todo dia que um ídolo aparece para demonstrar apoio e dizer que está na torcida. Que nossa estreia seja tranquila. Obrigado, Ronaldo!

Em campo, a Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo contra a Suíça neste domingo (17), na Arena Rostov. A bola rola às 21h (15h de Brasília).

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DAS AGÊNCIAS) Esporte Sun, 17 Jun 2018 10:16:55 -0300
Samba Rasgado faz show neste domingo https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130583-samba-rasgado-faz-show-neste-domingo https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130583-samba-rasgado-faz-show-neste-domingo Samba Rasgado faz show neste domingo

No país do samba e do futebol, o grupo decidiu unir os dois. Samba malandro, samba de recôncavo, samba de roda, Samba Rasgado! Coração apertado, olhos atentos e de repente lá está um corpo estendido no chão! Pênalti!!! Goooooooool!!!! Nesse clima de festa e emoção, segura o coração, mas pode se soltar também que vai ter aquela pitada de poesia, de malícia com o bom e velho samba de mesa. País do samba, da ginga, do suingue, do ritmo, da harmonia, sambas que retratam o futebol, o malandro, o povo brasileiro. O grupo é formado por Marcelo Theto, Fabinho Soares, João Paulo, Marcelo Ribeiro e Ilvo Vianna.

O amor pelo samba levou, no ano de 2013, a reunião de cinco amigos músicos para reavivarem os grandes compositores dos primórdios do gênero, reconstruindo suas bases, formas mas sempre mantendo sua raiz.

Rasgar o tempo trazendo o passado aos dias de hoje é a especialidade do SAMBA RASGADO que virou referência.

Sendo o samba um patrimônio de todo Brasil e não somente carioca, no repertório há preciosidades do baiano Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Nelson Rufino. Dos mineiros Ataulfo Alves e Clara Nunes. Dos paulistas Adoniran Barbosa e Paulo Vanzollini. Do gaúcho Lupicínio Rodrigues, sem deixar de lado, claro, os mestres do Rio: Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, João Nogueira, Benito da Paula, Chico Buarque e grandes chorões como Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, Waldir Azevedo, entre outros.

 

Além da viagem pelos compositores de diversas regiões do país, neste show o grupo faz um passeio por diversos tipos de samba: o samba canção das serestas, o samba de breque, samba maxixe,  samba corrido e o samba enredo.

Show eletrizante, nostálgico, educativo e muito envolvente.

 

SERVIÇO

Dia 17, domingo, a partir de 14h30.

Área de convivência externa. GRÁTIS.

Lugares limitados. Livre

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Sun, 17 Jun 2018 10:05:10 -0300
Iscas de Salmão com Molho de Queijo é o petisco ideal para curtir os jogos do Brasil https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130582-iscas-de-salmao-com-molho-de-queijo-e-o-petisco-ideal-para-curtir-os-jogos-do-brasil https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130582-iscas-de-salmao-com-molho-de-queijo-e-o-petisco-ideal-para-curtir-os-jogos-do-brasil Iscas de Salmão com Molho de Queijo é o petisco ideal para curtir os jogos do Brasil

Já é mais que uma tradição reunir toda a turma para torcer pelo Brasil em campo. Tem os amigos que preferem ir para os bares da cidade, tem aquele primo que opta sempre por assistir o jogo sozinho e, claro, não pode faltar o pessoal que ama uma bagunça e não abre mão de fazer uma festinha em casa com os amigos.

O que essas três situações têm em comum? Os petiscos para acompanhar os jogos! Entretanto, levar horas na cozinha não deve ser uma opção, afinal a prioridade é curtir o campeonato com a galera. Pensando nisso, a Zabet, marca de biscoitos da M. Dias Branco, ensina a preparar Iscas de Salmão com Molho de Queijo.

Prático e muito saboroso, o prato fica pronto em menos de 40 minutos e rende até 25 porções. Se a turma for grande, dobre a quantidade de ingredientes da receita, assim ninguém passa vontade e pode aproveitar muito mais.

 

Veja abaixo o passo a passo do petisco e aproveite!

 

Ingredientes:

 

½ embalagem de biscoito Água e Sal Zabet picados em pedaços pequenos

 

3 colheres (sopa) de linhaça

 

500g de iscas de salmão

 

2 colheres (sopa) de azeite

 

3 dentes de alho picados

 

Suco de 1 limão

 

Ervas picadas a gosto (alecrim, tomilho, salsinha, endro, entre outras.)

 

2 claras de ovo

 

1 colher (sopa) de margarina

 

Sal

 

 

 

Molho de Queijo:

 

200g de queijo cremoso

 

50g de queijo provolone ralado

 

2 colheres (sopa) de azeite

 

2 colheres (sopa) de maionese

 

Sal

 

 

 

Modo de Preparo:

 

- Comece temperando as iscas de salmão. Em uma tigela pequena, junte as iscas de salmão, azeite, dentes de alho, suco de limão, as ervas, misture bem, acerte o sal e reserve.

 

- Bata as claras e reserve.

 

- Misture bem o biscoito com a linhaça e reserve.

 

- Passe as iscas de salmão pela clara de ovo e empane com a mistura de biscoito com linhaça.

 

- Unte uma assadeira média com margarina, acomode as iscas de salmão empanadas, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido (180º) por 20 minutos.

 

- Após os 10 minutos, retire o papel alumínio e vire as iscas, cubra novamente e deixe por mais 10 minutos.

 

- Prepare o molho de queijo. Em uma tigela pequena, junte o queijo cremoso, queijo provolone, azeite, maionese e misture até envolver bem. Acerte o sal e sirva as iscas de salmão com o molho de queijo.

 

 

 

Rendimento: 25 iscas de salmão

 

Tempo de Preparo: 40 minutos

 

Calorias por Porção: 373 kcal

 

SOBRE A ZABET – A Zabet está presente no mercado desde 1960. A marca de biscoito pertence ao portfólio da M. Dias Branco S.A Indústria e Comércio de Alimentos, companhia listada no Novo Mercado da BM&FBovespa sediada em Eusébio (CE). A M.Dias Branco produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos. É líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil e é a sexta em massas e a sétima em biscoitos no ranking global por faturamento.  Suas operações geram mais de 16 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Sun, 17 Jun 2018 10:04:03 -0300
Receitas saudáveis com grãos integrais https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130581-receitas-saudaveis-com-graos-integrais https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130581-receitas-saudaveis-com-graos-integrais

Dieta é um assunto que nunca sai de moda, e não só no sentido de perder peso, mas também de recomeçar uma vida nova com uma alimentação equilibrada. E para quem busca uma rotina com alimentos saudáveis, não é novidade que os grãos integrais são uma ótima fonte de saúde, além de auxiliar na diminuição do peso. Mas você realmente conhece os benefícios dos grãos da moda? Confira:

Quinoa: 100 g equivalem a 398 calorias e 1 colher de sopa equivale a 70 calorias. O grão é fonte de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais, aminoácidos e cálcio. A quinoa é rica em fibras e ajuda no funcionamento intestinal, reduz a absorção de lipídeos, diminui os sintomas da TPM, fonte de vitamina E, D e do complexo B.

Chia: 1 colher de sopa equivale a 70 calorias. A chia é uma semente mexicana que pode ser encontrada em forma de grão, óleo ou farinha. A composição do grão ajuda perder até 3 kg em dois dias. Além disso, chia ajuda a controlar a pressão, melhorar o humor, auxiliar no tratamento de câncer de mama e reduzir diabetes.

Linhaça: 100 g equivalem a 450 calorias. A linhaça é rica em fibras, regula o intestino, diminui a ansiedade e a inflamação em células de gordura. Uma das finalidades da linhaça é a de ocupar o espaço no estômago e impedir que seja esvaziado rapidamente. Sem contar que as fibras existentes no grão também estimulam a produção de hormônios ligados à saciedade, que avisam ao cérebro que a barriga está cheia.

E, se você ficou em dúvida sobre como incluir essas maravilhas em sua dieta, confira dicas de receitas com grãos da chef Juliana Furlan Braz elaboradas com apoio da nutricionista esportiva funcional Dra. Hanna Medici.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Sun, 17 Jun 2018 10:02:48 -0300
Comitê elabora diagnóstico para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130580-comite-elabora-diagnostico-para-o-plano-municipal-de-residuos-solidos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130580-comite-elabora-diagnostico-para-o-plano-municipal-de-residuos-solidos Comitê elabora diagnóstico para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos

O comitê intersecretarial de coordenação, criado por meio do Decreto Nº 216/2017, para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) está finalizando a primeira fase do estudo que consiste no diagnóstico da situação.  Estão sendo analisados o volume de resíduos, o tipo e a localização das áreas onde se acumulam o maior volume.

Com o decreto, a cidade passou a atender a Lei Federal 12.305, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos, em que todos os municípios devem ter o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. De acordo com a Lei, os planos precisam ter um conteúdo mínimo apontando para soluções técnicas que estejam respaldadas no diagnóstico de cada município e suas particularidades.

José Galizia Tundisi, coordenador do comitê e secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos, disse que o diagnóstico já está sendo finalizado e que o município vai promover um Seminário sobre Logística Reversa. “Em São Carlos são produzidas 700 toneladas por dia de resíduos da construção civil, sendo que 180 toneladas por dia são absorvidas pela usina da Prohab, o restante deveria ser recolhido por 4 empresas que fazem reciclagem, o que na prática não é feito já que muito desse resíduo hoje é jogado em locais não apropriados. Os pneus são levados para um barracão alugado pela Prefeitura e são repassados para uma empresa que dá o destino final. São Carlos dispensa 500 toneladas de pneus por ano. Também estamos fechando um local para que o município descarte as lâmpadas das repartições públicas. A população vai precisar se valer da Lei da Logística Reversa, por isso vamos realizar esse seminário para que os comerciantes e os empreendedores se integrem ao processo, até porque isso pode representar um ganho econômico para o empreendedor. Vamos chamar o CIESP, ACISC, SEBRAE para a discussão. A Prefeitura está disposta a resolver o problema”, explica o secretário Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia lembrando que os eletrônicos são recolhidos pelas universidades públicas e que uma empresa está se instalando no município e vai trabalhar nessa área com a implantação de coletores em várias regiões da cidade.

A Lei da Logística Reversa estabelece que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinado produto que possa causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana criem um sistema de recolhimento e destinação final, independente dos sistemas públicos de limpeza urbana.

Após a conclusão o documento passará pela Câmara Municipal. O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é condição necessária para que o município possa fazer solicitações de recursos destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para receber incentivos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade. A ideia é que até o próximo mês de outubro o anteprojeto de lei já esteja na Câmara Municipal para discussão do documento.

 

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sun, 17 Jun 2018 10:01:20 -0300
Polícia Militar lança operação “Servir e Proteger” https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130579-policia-militar-lanca-operacao-servir-e-proteger https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130579-policia-militar-lanca-operacao-servir-e-proteger Polícia Militar lança operação “Servir e Proteger”

A Polícia Militar iniciou, nesta sexta-feira (15), a operação “Servir e Proteger” para reduzir os indicadores de criminalidade na Capital e na Região Metropolitana de São Paulo. O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participou do lançamento da ação, que aconteceu nesta tarde, no Vale do Anhangabaú, no centro da Capital.

O objetivo da ação é dar continuidade ao trabalho desenvolvido em operações anteriores, como a Operação 100 dias, Endurance e Plano de Comando. Visando manter a redução dos indicadores de criminalidade, a operação é deflagrada com foco em crimes de motivação econômica - latrocínios e todas as modalidades de roubo.

“Servir e Proteger” se desenvolve a partir da intensificação do policiamento ostensivo, com saturação em locais específicos de cada região, definidos pelos Comandos de Policiamento Área (CPAs) e unidades especializadas. As equipes também atuam em locais com maior concentração de público, como bares, casas de show e no entorno de grandes eventos.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sun, 17 Jun 2018 10:00:15 -0300
Casos de corrupção expõem autoridades da Espanha e de Portugal https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/130578-casos-de-corrupcao-expoem-autoridades-da-espanha-e-de-portugal https://www.jornalpp.com.br/mundo/item/130578-casos-de-corrupcao-expoem-autoridades-da-espanha-e-de-portugal Casos de corrupção expõem autoridades da Espanha e de Portugal

A condenação de Iñaki Urdangarin, cunhado do rei Felipe VI da Espanha, a cinco anos e dez meses de cadeia expôs um quadro de suspeitas de corrupção por políticos e pessoas ligadas ao poder na Europa. No dia 13, ele foi condenado por desvio de fundos, prevaricação, fraude contra o Erário, delitos fiscais e tráfico de influências.

Ex-atleta de handebol, Urdangarin é casado com a infanta Cristina de Bourbon, irmã do rei. Espanha e Portugal estão no foco de uma série de investigações sobre corrupção e enfrentam escândalos envolvendo nome de autoridades e políticos.

Portugal

Em Portugal, a Operação Marquês, iniciada em 2014, revelou que José Sócrates, primeiro-ministro do país entre 2005 e 2011, esteve envolvido em 31 crimes, entre eles, o de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Sócrates foi detido preventivamente em 2014, ficando 9 meses na cadeia. Em 2015, passou a cumprir prisão domiciliar e, atualmente, aguarda julgamento em liberdade.

O Partido Socialista (PS), após anos de silêncio em relação ao caso, busca distanciar-se da imagem de Sócrates. António Costa, atual primeiro-ministro de Portugal, foi ministro na administração de Sócrates.

Ao tomar conhecimento das denúncias, Costa se manteve neutro e defendeu a presunção de inocência de Sócrates. Uma frase sua tornou-se célebre em terras portuguesas: "à política o que é da política, à Justiça o que é da Justiça". Mais recentemente, no último congresso do Partido Socialista, em maio, Costa procurou afastar-se da figura de Sócrates.

Reações

A deputada federal pelo PS Ana Gomes disse que é importante que o partido se descole do ex-primeiro-ministro, mas que assuma os erros cometidos. "Não vale a pena varrer para debaixo do tapete o que do passado pode envergonhar a credibilidade do PS, partido de gente séria e trabalhadora”, afirmou.

Na liderança do atual governo, o PS sofreu derrota nas últimas eleições, perdendo espaço para o Partido Social Democrata (PSD) – legenda que esteve à frente do governo durante severo programa de ajuste fiscal, com corte de pensões e aumento de impostos.

O PSD venceu as últimas eleições, mas o PS conseguiu formar governo após associar-se ao Bloco de Esquerda (BE) e ao Partido Comunista Português (PCP). A estratégia de distanciamento da imagem de José Sócrates mostra que o PS sonha alto nas próximas eleições, quando pretende conquistar maioria absoluta no Parlamento e montar governo sem fazer concessões a parceiros de esquerda.

Espanha

Enquanto em Portugal um partido (PS) tenta se desvincular da imagem de um político acusado de corrupção, na Espanha é o ex-primZiro ministro, Mariano Rajoy, que tenta se desvencilhar da imagem do partido corrompido.

No começo deste mês, Rajoy perdeu o cargo em moção de censura. A legenda dele, o Partido Popular – PP, está no centro de uma gigantesca investigação de corrupção envolvendo políticos e empresários há décadas. A Audiência Nacional espanhola condenou 29 dos 37 acusados a penas que totalizam 351 anos de prisão.

É a primeira vez desde a redemocratização do país, nos anos 70, que um primeiro-ministro é forçado a sair do cargo por perder apoio do parlamento. O Caso Gürtel - nome pelo qual ficou conhecida a investigação sobre a rede de corrupção envolvendo o PP - envolve um esquema que pode ter lesado os cofres públicos em mais de 40 milhões de euros entre 2000 e 2008.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DAS AGÊNCIAS) Internacionais Sun, 17 Jun 2018 09:59:22 -0300
Brasil é país mais preocupado com notícias falsas, diz estudo global https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/130577-brasil-e-pais-mais-preocupado-com-noticias-falsas-diz-estudo-global https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/130577-brasil-e-pais-mais-preocupado-com-noticias-falsas-diz-estudo-global Brasil é país mais preocupado com notícias falsas, diz estudo global

O Brasil aparece como o país mais preocupado com as chamadas “notícias falsas” (fake news) em um estudo global que analisou a realidade de 37 nações. Dos entrevistados brasileiros, 85% manifestaram preocupação com a veracidade e a possibilidade de manipulação nas notícias lidas. A lista é seguida por Portugal (71%), Espanha (69%), Chile (66%) e Grécia (66%). Na opinião dos autores, a polarização política nesses países provocada por eleições, referendos e outros grandes processos de disputa na sociedade podem ter favorecido essa percepção.

Já os menos preocupados com a possibilidade de uma notícia não ser verdadeira ou contar algum tipo de desinformação são Holanda (30%), Dinamarca (36%), Suécia (36%), Alemanha (37%) e Áustria (38%). Os autores destacaram na análise que, diferentemente dos Estados Unidos, a Alemanha passou recentemente por eleições em que a disseminação de notícias falsas não apareceu como um problema grave.

Quando tomada a amostra de forma conjunta, a média geral das pessoas consultadas pelo levantamento preocupadas com a veracidade das informações lidas na Internet ficou em 54%.

O Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, uma das mais importantes pesquisas do mundo sobre o tema, foi divulgado nesta semana. O levantamento fez entrevistas para identificar hábitos de consumo da população em relação a veículos de mídia e produtos jornalísticos.

Percepção

Os autores da pesquisa apontam uma percepção maior do que a realidade vivida pelas pessoas. Do total dos entrevistados, 58% disseram estar preocupados com notícias “fabricadas” mas apenas 26% conseguiram identificar casos concretos. Essa diferenciação, entretanto, não foi feita por país, não permitindo identificar se essa disparidade ocorre nas nações onde a preocupação foi maior, como no Brasil.

“Quando olhamos para os resultados do nosso estudo, descobrimos que quando consumidores falam sobre ´fake news´ eles estão preocupados também com mau jornalismo, práticas de caça de cliques e enviesamento”, argumentam os autores da pesquisa.

Providências

Mesmo assim, as pessoas consultadas colocaram a necessidade de providências sobre o assunto. Na avaliação dos entrevistados, os principais responsáveis por adotar medidas de combate às chamadas notícias falsas deveriam ser os veículos tradicionais de mídia (75%) e as plataformas digitais (71%).

Na compreensão dos autores, essa percepção estaria relacionada ao fato de muitas reclamações com foco na veracidade ou manipulação estarem relacionadas a mídias tradicionais, e não a conteúdos fabricados por sites desconhecidos.

A adoção de alguma regulação pelo Estado para atacar o problema ganhou aceitação sobretudo entre asiáticos (63%) e europeus (60%). Na Europa, a regulação do tema tem ganhado espaço. No último ano, a Alemanha aprovou uma lei que passa a responsabilidade pela fiscalização de conteúdos falsos e ilegais às plataformas. No Brasil, já há diversos projetos de lei tramitando no Congresso visando estabelecer regras sobre o tema.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DAS AGÊNCIAS) Brasil Sun, 17 Jun 2018 09:58:31 -0300
Justiça Federal aceita 24ª denúncia contra Sérgio Cabral https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/130576-justica-federal-aceita-24-denuncia-contra-sergio-cabral https://www.jornalpp.com.br/brasil/item/130576-justica-federal-aceita-24-denuncia-contra-sergio-cabral Justiça Federal aceita 24ª denúncia contra Sérgio Cabral

O juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, aceitou na sexta-feira (15) uma nova denúncia contra o ex-governador fluminense Sérgio Cabral.

A 24ª denúncia contra o político, que está preso desde novembro de 2016, acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, é no processo que tem origem na Operação Câmbio, Desligo, da Polícia Federal.

A operação investiga um esquema de contratação de doleiros, por Cabral, para organizar propinas recebidas enquanto era governador do Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2014.

Segundo a denúncia, a suposta organização criminosa chefiada pelo ex-governador contratou os doleiros Vinícius Claret Vieira Barreto, conhecido como Juca Bala, e Cláudio Fernando Barboza de Souza, conhecido como Tony ou Peter.

Claret e Cláudio Fernando tinham amplo conhecimento do mercado de câmbio paralelo e operavam com Dario Messer, conhecido como “o doleiro dos doleiros”.

Os três também se tornaram réus na ação penal, junto com outras 58 pessoas. Tanto Claret quanto Fernando recorreram à delação premiada.

O juiz Marcelo Bretas também desmembrou o processo em três. Além da ação principal, haverá uma ação para julgar os réus que estão foragidos e outra para processar aqueles que estão no exterior.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DAS AGÊNCIAS) Brasil Sun, 17 Jun 2018 09:56:29 -0300
RODEIO DE IBATÉ: Dois shows agitam o público (VEJA AS FOTOS) https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130575-rodeio-de-ibate-dois-shows-agitam-o-publico https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130575-rodeio-de-ibate-dois-shows-agitam-o-publico RODEIO DE IBATÉ: Dois shows agitam o público (VEJA AS FOTOS)

A penúltima noite da 31ª edição do Rodeio de Ibaté foi marcada por muito carisma e diversão na última sexta-feira (15). Com as montarias em touros e cavalos e dois shows, que seguiram até a madrugada de ontem (16), o público pôde se divertir.

Nas montarias em touros e na prova de cutiano, modalidade de montaria em cavalo, tipicamente brasileira, pois seu surgimento se deu no Brasil, nas arenas de Barretos, os peões e os animais mostraram porque o rodeio é uma competição emocionante.

Os locutores, Michel Tchá Tchá Tchá e Gleydson Rodrigues transmitiram cada detalhe das montarias e agitaram o público.

Logo no começo da madrugada de ontem, a dupla Marcos & Belutti subiu e cantou seus maiores sucessos, encantando o público com o carisma e atenção, apontando o motivo pelo qual se tornou uma das mais queridas do Brasil.

Em seguida, João Neto & Frederico fizeram um show agitado do começo ao fim, interagindo com o público.

A matéria completa sobre a 31ª edição do Rodeio de Ibaté estará na edição impressa do Jornal Primeira Página da próxima terça-feira (19).

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Sun, 17 Jun 2018 09:51:25 -0300
Ibaté: Atividades marcarão o aniversário de 125 anos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130574-ibate-atividades-marcarao-o-aniversario-de-125-anos https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130574-ibate-atividades-marcarao-o-aniversario-de-125-anos Ibaté: Atividades marcarão o aniversário de 125 anos

A cidade de Ibaté comemora 125 anos de emancipação política-administrativa no próximo dia 24 de junho. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal preparou uma série de atividades com o objetivo de comemorar junto com a população.

As comemorações tiveram início com o 31º Rodeio de Ibaté, que está acontecendo em dois finais de semana, entre os dias 8 e 16 de junho, trazendo o que tem de melhor nas rádios brasileiras e também os melhores peões de montarias em touros e cutiano.

No dia 23, às 16h, acontece a apresentação do Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA), carinhosamente chamada de Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves sobrevoarão o céu de Ibaté, na região do lado do novo Paço Municipal, no final da avenida São João, Centro, com lindas e emocionantes manobras aéreas.

No dia 24, aniversário da cidade, será realizado o tradicional Desfile Cívico com a participação dos alunos das redes municipal e estadual de ensino, a partir das 9h. A concentração também será no novo Paço Municipal. “Como todos os anos, vamos ter o Desfile Cívico para comemorar os 125 anos de Ibaté, uma linda festa pela avenida São João que reúne milhares de pessoas”, destacou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).

Já entre os dias 22 a 24, a cidade receberá o 1º Festival de Balonismo de Ibaté, que colorirá o céu ibateense durante três dias

Zé Parrella tem a honra de convidar toda a população para prestigiar as festividades. “A festa só será completa se tiver a participação de toda a população ibateense, então deixo o meu convite para que as pessoas participem das atividades e faça parte dessa festa com a gente, pois a presença de cada um é muito importante”, observou. “Ibaté é uma cidade que cresce e mantém viva sua história e conquistas”, completou.

História

Em 29 de janeiro de 1893, por iniciativa de João Evangelista de Toledo e seus genros, foi fundado um patrimônio em terra de sesmarias, com o nome de São João Batista da Lagoa. Mais tarde, em 1900, o nome do povoado passou a ser Ibaté, que significa lagoa seca, quando foi elevado a distrito de São Carlos.

De acordo com a municipalidade, a denominação se justifica por haver até hoje, na região, principalmente no leito das estradas de rodagem, "visões" de lagoas imaginárias, seca.

Dizem os habitantes de Ibaté que conforme se vai andando pela estrada, e olhando em frente, na pista, há como que poças d'agua (provavelmente confundidas com o fenômeno ótico resultante da evaporação da água do solo quente, denominado dioptria).

Histórias à parte, pela língua tupi não se pode abonar essa explicação. Lagoa em tupi é ypaba e seco é tininga, o que pouco tem a ver com o topônimo em questão. Por outro lado, talvez não estivesse muito errado afirmar que Ibaté venha de ybaté e signifique, portanto, alto, alturas, cume, o que se justificaria, uma vez que a cidade está situada em um planalto a 840 metros do nível do mar.

Interessante notar que esta palavra, depois da chegada dos português ao Brasil, passou também a designar as casas de dois andares por eles construídas; e assim também, igualmente sobrados, ou certos edifícios de alguns poucos andares.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sun, 17 Jun 2018 09:50:19 -0300
ITIRAPINA: Classes são premiadas por arrecadação de garrafas https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130573-itirapina-classes-sao-premiadas-por-arrecadacao-de-garrafas https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130573-itirapina-classes-sao-premiadas-por-arrecadacao-de-garrafas ITIRAPINA: Classes são premiadas por arrecadação de garrafas

Na última sexta-feira (15), a primeira-dama, Mari Leila Bacciotti Cândido, e a secretária de Educação e Cultura, Mylene de Fátima Rodrigues Vieira, estiveram nas unidades de ensino de Itirapina para anunciar as salas de aula que mais arrecadaram garrafas PET’s  para o Projeto "Natal EsPETacular".

Lançado no mês de abril pela Prefeitura de Itirapina, por do Fundo Social de Solidariedade de Itirapina e das Secretarias da Assistência Social, Educação e Cultura, Turismo e Meio Ambiente e Serviços Públicos, junto com a Penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho” (P-I) e o Sesi de Rio Claro, mobilizou toda a rede de ensino e a ideia é enfeitar toda a Praça Central.

De acordo com a administração, as classes vencedoras são:  na Escola “José Cruz” 4°ano A e 5°ano C; EMEI “Professora Eneida Cario Cornachioni” o Maternal II B e o Pré D; EMEF “Professora Aracy Leal Bernardi” o 5° ano A e o 4° ano B; EMEF “Professora Marilei Schmidt de Oliveira” o 7° ano A e o 6° ano C; na Creche Ana Cândida Rossler B2B; CEI “Professora Hilda Barros” o 4° ano; e no CEI “Dulce de Faria M Migliorini” o  5° ano.

A primeira-dama parabenizou todos os envolvidos. “Parabéns gestores, professores, alunos, pais e toda comunidade pelo envolvimento no Projeto ‘Natal EsPETacular’. É gratificante ver o empenho de todos vocês”, ressaltou.

Lançado no mês de abril pela Prefeitura de Itirapina, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Itirapina e das Secretarias da Assistência Social, Educação e Cultura, Turismo e Meio Ambiente e Serviços Públicos, junto com a Penitenciária “Dr. Antônio de Queiroz Filho” (P-I) e o Sesi, o projeto mobilizou a cidade e a ideia é enfeitar toda a Praça Central.

Todo o material arrecadado foi levado para a P-I, que com o apoio do Sesi de Rio Claro,  se transformará em objetos decorativos de Natal e paralelo a isso, capacita também os integrantes do Projeto Girassol, que serão responsáveis  pela montagem da decoração natalina e a Casa do Papai Noel,  que ficarão expostos para a visitação na Praça Central de Itirapina,  além  de aprender fazer o artesanato sustentável para comercializar, tendo uma geração de renda, valorizando o artesanato sustentável. “O papel do Sesi Rio Claro será o de capacitar e orientar os internos da Penitenciária I e mulheres da comunidade para a confecção das peças natalinas e decoração da Praça Central do Município de Itirapina e Casa do Papai Noel. Através de aulas práticas, os participantes serão capacitados a produzir peças de grande escala com as garrafas Pet’s arrecadadas pelos alunos. Além de resultar na decoração de Natal da cidade, o Sesi Rio Claro abordará a questão ecológica com os participantes, revelando ser possível dar um destino a resíduos que, muitas vezes, são descartados de forma incorreta, impactando negativamente no meio ambiente”, observou Nilce Aparecida Campagnone Surpili, agente de responsabilidade social do Sesi. 

Segundo Mari Leila, o projeto ultrapassou as expectativas. “O projeto já está além da nossa expectativa. O resultado final, além de retirar esse material reclicável da natureza, é enfeitar nossa praça com decorações de Natal”, finalizou.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sun, 17 Jun 2018 09:49:49 -0300
Emprego Industrial tem resultado positivo na regional São Carlos https://www.jornalpp.com.br/economia/item/130572-emprego-industrial-tem-resultado-positivo-na-regional-sao-carlos https://www.jornalpp.com.br/economia/item/130572-emprego-industrial-tem-resultado-positivo-na-regional-sao-carlos Emprego Industrial tem resultado positivo na regional São Carlos

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em São Carlos (região composta por 12 municípios) apresentou resultado positivo no mês de maio, informa relatório divulgado nesta semana. A variação ficou em 0,23%, o que significou um aumento de aproximadamente 100 postos de trabalho.

“No ano, temos um acumulado de 1,42%, representando um aumento de aproximadamente 500 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -0,56%, representando uma queda de aproximadamente 200 postos de trabalho”, informa o balanço da CIESP.

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em São Carlos no mês de maio, segundo a entidade, foi influenciado pelas variações positivas de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (1,69%); Produtos de Minerais Não-Metálicos (1,15%) e Bebidas (0,08%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

REGIONAL ARARAQUARA: O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Araraquara (região composta por 17 municípios) apresentou resultado negativo no mês de maio/2018. A variação ficou em -0,49%, o que significou uma queda de aproximadamente 250 postos de trabalho.

“No ano, temos um acumulado de 5,52%, representando um aumento de aproximadamente 2.650 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 2,68%, representando um aumento de aproximadamente 1.350 postos de trabalho”, informa o documento divulgado pela CIESP.

Segundo a entidade, o nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Araraquara no mês de maio/2018 foi influenciado pelas variações negativas de Produtos Alimentícios (-0,58%); Produtos Têxteis (-1,01%); Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (-0,29%) e Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-2,48%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região.

REGIONAL RIO CLARO: O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Rio Claro (região composta por sete municípios) apresentou resultado praticamente estável no mês de maio/2018. A variação ficou em 0,10%, o que significou uma pequena queda de aproximadamente 50 postos de trabalho.

“No ano, temos um acumulado de 2,13%, representando um aumento de aproximadamente 900 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 1,87%, representando um aumento de aproximadamente 800 postos de trabalho”, informa a pesquisa da entidade.

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em Rio Claro no mês de maio/2018 foi influenciado pelas variações negativas de Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (-1,62%) e Produtos de Minerais Não-Metálicos (-0,04%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região. O resultado só não foi pior devido às variações positivas dos setores de Produtos Alimentícios (0,39%) e Móveis (1,15%), que também influenciaram o cálculo do indicador. (*com informações da Assessoria de Imprensa da CIESP).

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Economia Sun, 17 Jun 2018 09:45:24 -0300
Amazona são-carlense vence Copa SHRP https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130571-amazona-sao-carlense-vence-copa-shrp https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130571-amazona-sao-carlense-vence-copa-shrp Amazona são-carlense vence Copa SHRP

Na manhã de ontem, Luísa Casale Fauvel de Moraes conquistou o 1º lugar na categoria 40cm da Etapa da Copa da Sociedade Hípica Ribeirão Preto, da Federação Paulista de Hipismo.  Montando o Possêidon, ela alcançou o tempo de 69,50, sem faltas.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Esporte Sun, 17 Jun 2018 09:44:33 -0300
Reunião técnica discute aplicação de R$ 4 mi do recape https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130570-reuniao-tecnica-discute-aplicacao-de-r-4-mi-do-recape https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130570-reuniao-tecnica-discute-aplicacao-de-r-4-mi-do-recape Reunião técnica discute aplicação de R$ 4 mi do recape

Uma reunião entre representantes da Prefeitura e da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, realizada na manhã desta sexta-feira (15), definiu detalhes da aplicação dos R$ 4 milhões anunciados pelo governador Márcio França para o recapeamento de ruas no município.

Com a presença do prefeito Airton Garcia, a reunião contou com a participação do diretor do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, Newton José Cainelli, do engenheiro do escritório, Márcio Renato Negrini; do secretário de Obras Públicas, Reginaldo Peronti; do vereador Roseli Françoso e técnicos das secretarias de Planejamento e Gestão, Obras, Habitação e Desenvolvimento Urbano e Fazenda.

O projeto de recapeamento para a utilização dos R$ 4 milhões foi protocolado na última quarta-feira, 13 de junho, em São Paulo. Esses recursos serão a fundo perdido e não necessitam de contrapartida da Prefeitura.

Os representantes da Secretaria Estadual orientaram a Prefeitura sobre o uso da tabela referencial de custos que é usada pelo Governo do Estado de São Paulo para a liberação dos créditos e o prazo limite para a assinatura do acordo e também sobre os trâmites para a liberação dos recursos.

Além dos R$ 4 milhões a fundo perdido, o Governador já determinou o repasse de mais R$ 20 milhões pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), por meio de linhas de créditos para o setor público com juros baixos e prazos longos.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cidades Sun, 17 Jun 2018 09:43:43 -0300
Murilo Félix vai ao MP Federal pela abertura da UPA https://www.jornalpp.com.br/politica/item/130569-murilo-felix-vai-ao-mp-federal-pela-abertura-da-upa https://www.jornalpp.com.br/politica/item/130569-murilo-felix-vai-ao-mp-federal-pela-abertura-da-upa Murilo Félix vai ao MP Federal pela abertura da UPA

Murilo Félix protocolou na tarde de sexta-feira, 15, uma representação no Ministério Público Federal para que a prefeitura reabra a UPA no Santa Felícia. Isso foi feito tendo em vista que o recurso para a obra veio da União. Na UPA foram aplicados mais de 2 milhões de reais, inaugurada em 2015, ela foi fechada em janeiro de 2017, fazendo com que a Santa Casa e as duas outras UPAs, Vila Prado e Cidade Aracy, passassem a receber mais pacientes.

No curto tempo em que funcionou, a UPA Santa Felícia atendeu a milhares de pessoas que estavam com dor, sofrendo em estado de urgência; para Murilo Félix, a situação não pode continuar como está, moradores do próprio Santa Felícia, Jd. Embaré, Jardim Araucária e toda a região estão sem atendimento próximo.

Para solucionar a falta de médicos, a prefeitura poderia contratar alguma entidade por meio de chamamento público. Além disso, o governo federal irá destinar aproximados 200 mil reais por mês para a UPA. “O problema não é dinheiro, mas gestão”, afirma Murilo. A omissão da prefeitura é passível de penalidade com base na improbidade administrativa, há um enorme prejuízo com perda de dinheiro público, deterioração do prédio público, prejuízo a milhares de pessoas, principalmente idosos, crianças, mulheres. Pessoas com dor, sofrendo na espera, sem serem atendidos, sendo que há uma UPA muito próxima de suas casas. O vereador Dimitri Sean apoia a ideia e este contribuindo para a representação.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Sun, 17 Jun 2018 09:42:43 -0300
Transparência põe Câmara entre finalistas do Prêmio Innovare 2018 https://www.jornalpp.com.br/politica/item/130568-transparencia-poe-camara-entre-finalistas-do-premio-innovare-2018 https://www.jornalpp.com.br/politica/item/130568-transparencia-poe-camara-entre-finalistas-do-premio-innovare-2018 Transparência põe Câmara entre finalistas do Prêmio Innovare 2018

A transmissão ao vivo pela TV Câmara, portal de internet e redes sociais, de todos os processos licitatórios realizados na Câmara Municipal, adotada na gestão do presidente Julio Cesar no ano passado, ampliou mecanismos de controle dos atos administrativos e ganhou reconhecimento público. Essa prática acaba de ser incluída entre as finalistas da 15ª. edição do Prêmio Innovare “Premiando boas práticas”, considerado a mais importante premiação da Justiça brasileira.

Na última quinta-feira, cumprindo uma das etapas do cronograma do Innovare, Julio Cesar recebeu na Câmara Municipal consultores do Instituto Datafolha, que acompanharam a transmissão de licitação realizada pelo Legislativo são-carlense, cumprindo a tarefa de verificar e coletar informações “in loco” de práticas selecionadas na categoria “Justiça e Cidadania”. Entre os pontos importantes verificados se incluem a eficiência, exportabilidade (capacidade de reprodução em outros locais), alcance social e desburocratização, entre outros. As demais categorias são: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia. Os vencedores em cada categoria serão anunciados no final do ano.

“Estar entre os finalistas de um prêmio tão conceituado como este nos deixa bastante feliz, pois mostra que estamos no caminho certo. Quero agradecer aos servidores, vereadores, assessores, estagiários e todos que participaram desta conquista”, afirmou Julio Cesar.

Logo que implantou a transmissão ao vivo das licitações, no final de julho do ano passado, o presidente da Câmara Municipal de São Carlos recebeu consultas de Prefeituras e órgãos legislativos interessados em adotar a modalidade pregão eletrônico em processos licitatórios e também realizar a transmissão ao vivo desses procedimentos pela TV e internet.

Na ocasião, Julio Cesar verificou que a  participação popular necessitava do aprimoramento de seus mecanismos na Câmara, por meio de maior interação e informação direta aos cidadãos sobre os atos da gestão.

AGENDA PARTICIPATIVA - A maior publicização dos procedimentos realizados na Casa representa um divisor de águas no tocante à transparência administrativa. Os pregões eletrônicos a partir de 2017 passaram a ser disponibilizados à população, que também pode acompanhar eletronicamente outras etapas dos processos de compras realizados pelo Legislativo.

A transmissão direta dos procedimentos licitatórios fez parte de uma agenda participativa voltada a aproximar os cidadãos do poder público, sobretudo no tocante ao controle dos gastos públicos.

Na mesma direção, o acesso a dados relativos a contas públicas foi agilizado e realizou-se uma audiência pública na qual foram disponibilizados dados acerca dos pagamentos realizados pela Câmara, contratos e processos licitatórios, com demonstração detalhada das despesas realizadas durante o exercício financeiro de 2017.

No primeiro ano da gestão de Julio Cesar, o Legislativo são-carlense implantou o sistema de pregão eletrônico, que nas primeiras compras efetuadas já alcançou uma economia significativa de recursos públicos, da ordem de 40%. A gestão encontrou nesse procedimento um aliado importante para a redução de custos na aquisição de materiais de consumo, serviços, bens permanentes e outros. Permite, basicamente, aumentar a quantidade de participantes,  diminuir os custos do processo licitatório, dar mais celeridade e garantir transparência aos processos da administração da Câmara.

“Transparência é a nossa lei. É assim que tenho conduzido meu mandato como presidente, com a ajuda de todos os vereadores e de toda mesa diretora. Sei que temos muitos desafios pela frente, e nosso objetivo é proporcionar que todos os munícipes possam ter todas as informações que desejam da forma mais fácil possível”.

COMBATE À CORRUPÇÃO -  O Prêmio Innovare, no qual a Câmara inscreveu sua prática de cidadania, tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.  Em sua 15ª. Edição o Innovare dá destaque ao Combate à Corrupção. Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça ( STJ), desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento de nosso país.

Dentre todas as inscrições recebidas, uma iniciativa que melhor represente os esforços para prevenir, combater ou que se destine a dar transparência ao poder público poderá ser premiada.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Política Sun, 17 Jun 2018 09:41:45 -0300
Torpedos 17/06 https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/130567-torpedos-17-06 https://www.jornalpp.com.br/torpedos/item/130567-torpedos-17-06 Torpedos 17/06

 

Audiência pública

A audiência pública sobre o plano de carreira e salários aconteceu na noite de sexta-feira. Mais uma vez, houve pouca participação do funcionalismo público nesse importante debate na Câmara Municipal.

Nomeação

Conforme já anunciado nesta coluna, o biólogo Fernando Magnani foi nomeado neste sábado como novo Diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Prefeitura Municipal.

Agenda

Tem um Secretário Municipal que está com a sua agenda cheia esses próximos meses. Mas quem pensa que é assunto de sua pasta está plenamente enganado. Ele está focado na campanha do atual governador.

Conselho

O Conselho Municipal de Saúde está atento a todos tipos de emendas parlamentares a Santa Casa. Nessa última reunião foi solicitado mais informações acerca da compra de um aparelho.

Denúncia

Moradores entraram em contato com a redação do jornal para denunciar a falta de iluminação em um trecho da avenida que interliga o Bairro Montreal ao Terra Nova

Décadas

Depois de quase vinte anos o certificado de habite-se do CDHU será emitido pela Secretaria de Habitação. Ponto positivo para Marcos Toledo que irá conseguir regularizar a situação do local.

Gripe

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa que o Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (15), a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 22 de junho

Santa Felícia

A Prefeitura Municipal, após um ano e meio, pode reabrir a Unidade de Pronto Atendimento do Santa Felícia. As vagas do último concurso podem preencher o número de funcionários suficientes para atender a demanda desta unidade.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Torpedos Sun, 17 Jun 2018 09:40:13 -0300
Dois shows agitam o púbico no Rodeio de Ibaté https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130566-dois-shows-agitam-o-pubico-no-rodeio-de-ibate https://www.jornalpp.com.br/cidades/item/130566-dois-shows-agitam-o-pubico-no-rodeio-de-ibate Marcos & Belutti mostraram muito carisma e carinho com o público

A penúltima noite da 31ª edição do Rodeio de Ibaté foi marcada por muito carisma e diversão na última sexta-feira (15). Com as montarias em touros e cavalos e dois shows, que seguiram até a madrugada deste sábado (16), o público pôde se divertir. 

Nas montarias em touros e na prova de cutiano, modalidade de montaria em cavalo, tipicamente brasileira, pois seu surgimento se deu no Brasil, nas arenas de Barretos, os peões e os animais mostraram porque o rodeio é uma competição emocionante. 

Os locutores, Michel Tchá Tchá Tchá e Gleydson Rodrigues transmitiram cada detalhe das montarias e agitaram o público. 

Logo no começo da madrugada deste sábado, a dupla Marcos & Belutti subiu e cantou seus maiores sucessos, encantando o público com o carisma e atenção, apontando o motivo pelo qual se tornou uma das mais queridas do Brasil. 

Em seguida, João Neto & Frederico fizeram um show agitado do começo ao fim, interagindo com o público. 

A matéria completa sobre a 31ª edição do Rodeio de Ibaté estará na edição impressa do Jornal Primeira Página da próxima terça-feira (19).

]]>
mobile@jornalpp.com.br (Lucas Castro) Cidades Sat, 16 Jun 2018 08:42:36 -0300
São Carlos Clube: Festa Junina terá as duplas João Carlos & Bruno e Munhoz & Mariano https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130565-sao-carlos-clube-festa-junina-tera-as-duplas-joao-carlos-bruno-e-munhoz-mariano https://www.jornalpp.com.br/cultura/item/130565-sao-carlos-clube-festa-junina-tera-as-duplas-joao-carlos-bruno-e-munhoz-mariano São Carlos Clube:  Festa Junina terá as duplas João Carlos & Bruno e Munhoz & Mariano

Um dos eventos mais aguardados do ano, a Festa Junina do São Carlos Clube, este ano promete. No dia 23 de junho, as barracas com diversas opções de comidas e bebidas típicas agradarão a todos os gostos e, para espantar o frio que geralmente faz nessa época do ano, preparamos atrações de peso. Confira:

 

João Carlos & Bruno

 

Naturais de São Carlos, os irmãos João Carlos e Bruno sempre gostaram de misturar a viola caipira com o batidão sertanejo, tornando o som deles diferenciado.  A dupla já se classificou em cinco edições do Festival Viola de Todos os Cantos, da EPTV.

Os irmãos têm quatro cd’s gravados e suas músicas estão entre as mais tocadas em várias rádios do Brasil. No último cd, gravaram uma música chamada “Moderno Absurdo” com participação da dupla Cézar e Paulinho.

Em 2015, a dupla lançou seu mais novo projeto, o dvd “Violada no Buteco”, um show acústico, que inclui o sucesso “Eu só vou pro céu se for open bar”.

 

 

Munhoz & Mariano

 

Com sete anos de carreira, Munhoz e Mariano são figuras conhecidas na música sertaneja. Naturais de Campo Grande, MS, Raphael Calux Munhoz Pinheiro e Ricardo Mariano Bijos Gomes são amigos de infância e começaram a tocar por hobby em um boteco da cidade.

Em 2009 gravaram e lançaram o primeiro cd na cidade natal e em julho do mesmo ano, realizaram um grande sonho: gravar o primeiro dvd da dupla.

Poucos meses depois, venceram o 1°Concurso Sertanejo da Garagem do Faustão, inscritos por uma fã. Como prêmio, se apresentaram no maior festival de música sertaneja do país: o Sertanejo Pop Festival, em São Paulo. Depois disso, receberam o convite para lançar o CD e o DVD titulado "Ao vivo em Campo Grande" pela Gravadora Som Livre.

Conhecidos por suas canções animadas e com letras despojadas, Munhoz e Mariano foram destaque até em um site americano de notícias, pelo sucesso na música sertaneja. Com apenas cinco meses nas redes sociais, o hit "Camaro Amarelo" ocupou o segundo lugar no ranking música do Youtube Brasil com mais de 29 milhões de acessos. Segundo pesquisas, a música já foi ouvida em mais de 192 países.

Com três dvds lançados, a dupla traz para o São Carlos Clube as músicas inéditas de sua nova turnê “Nunca Desista” e seus grandes sucessos.

 

 

O Bando da Rosa

 

Anaí Rosa sempre cantou para as pessoas dançarem. A paixão pela música a levou a estudar violão aos oito anos. Quando a família se mudou para Piracicaba, conseguiu uma bolsa de estudos para aprender viola de arco com o maestro Ernest Mahle. Mais tarde, matriculada na Unicamp, dividia o tempo entre estudos de música clássica, apresentações com a Orquestra Sinfônica de Campinas e shows de música popular. Desta forma, adquiriu um repertório enorme e eclético. O sanfoneiro Thadeu Romano é influenciado por Sivuca. Ele logo percebeu que a música brasileira não se restringia a rótulos, choros, valsas, chamamés, milongas, gafieiras, tango, sambas e sim numa saborosa mistura. O encontro desses dois músicos é uma deliciosa viagem pelas regiões do Brasil, do mundo e em diversas épocas diferentes. Para completar o Bando da Rosa, Thadeu convidou Paulo Ribeiro no violão, Marcellus Meirelles no contrabaixo e André Rass na percussão.

 

No domingo, dia 24, haverá o Almoço Junino, com porco no rolete, costela fogo de chão e a música fica por conta de Thadeu Romano.

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Cultura Sat, 16 Jun 2018 07:55:16 -0300
GM recupera carro furtado https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130564-gm-recupera-carro-furtado https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130564-gm-recupera-carro-furtado GM recupera carro furtado

 

A equipe da Guarda Municipal de São Carlos localizou um carro produto de furto na madrugada de ontem (15), na rua Dom Pedro II, no Centro.

Os agentes Risomar e Robles viram um Gol, vinho, abandonado e após consultar o emplacamento foi constatado que o carro havia sido furtado no dia 12 de junho.

Como o proprietário não foi encontrado, o veículo foi rebocado até o pátio municipal.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sat, 16 Jun 2018 07:53:43 -0300
PM acaba com tentativa de roubo https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130563-pm-acaba-com-tentativa-de-roubo https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130563-pm-acaba-com-tentativa-de-roubo PM acaba com tentativa de roubo

A Polícia Militar de São Carlos impediu o assalto a boxes no conhecido camelódromo localizado no Centro da cidade, na noite da última quinta-feira (14).

Por volta das 20 horas, os soldados Izomar, Claudinei, tenente Regazone e sargento Anderson, além do cabo Davi e o soldado Michel, desbarataram uma tentativa de roubo no Camelódromo e também apreenderam drogas e uma arma calibre 32.

Dois homens que tentaram roubar o box da Baixada do Mercado,  acabaram detidos no terreno da Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CICA) “Dario Placeres Cardoso Júnior”.

Depois da prisão, a PM foi até uma casa no Residencial Eduardo Abdelnur e encontrou outro homem que também foi detido. Nesta casa, os militares encontraram 20 pinos de cocaína, 320 pinos vazios, caderno de anotações e dinheiro.

O caso foi apresentado no Plantão Policial.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sat, 16 Jun 2018 07:53:02 -0300
PM detém suspeito durante operação https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130562-pm-detem-suspeito-durante-operacao https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130562-pm-detem-suspeito-durante-operacao PM detém suspeito durante operação

A Polícia Militar de São Carlos promovia uma ronda preventiva pela avenida Bruno Ruggiero, perto do shopping, quando tentou abordar dois homens que estavam em atitude suspeita em uma motocicleta, no final da manhã de ontem (15).

Porém a dupla não respeitou a ordem de parada dos policiais e começou uma perseguição.

Quase na rotatória do shopping, os suspeitos abandonaram a moto e se embrenharam na mata. A Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) com o apoio do Águia realizou o cerco na área, sendo que um dos suspeitos foi localizado e detido.

O detido foi apresentado na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) onde será apurado se o mesmo pode ter envolvimento com assaltos em residência ocorridos na cidade.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sat, 16 Jun 2018 07:50:30 -0300
Idoso morre em acidente na Washington Luís https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130561-idoso-morre-em-acidente-na-washington-luis https://www.jornalpp.com.br/policia/item/130561-idoso-morre-em-acidente-na-washington-luis Idoso morre em acidente na Washington Luís

Um idoso, de 69 anos, morreu após um grave acidente na noite da última quinta-feira (14) na rodovia Washington Luís (SP-310), entre os quilômetros 238 e 242, em São Carlos.

Não se sabe ao certo o ocorrido, as versões são desencontradas. Porém, o que se tem conhecimento é que um homem que estava no automóvel no banco da frente e morreu preso às ferragens. A colisão teria sido lateral.

No banco traseiro, duas mulheres estavam sendo transportadas e tiveram ferimentos graves.  A Perícia Técnica foi acionada e analisou a cena onde ocorreu o provável choque entre o carro e o caminhão e emitirá um laudo sobre a situação. O carro ficou completamente destruído.

Como de praxe, a Polícia Rodoviária preservou a área e orientou o trânsito na região.

O caso agora será investigado para que seja apurado o que realmente motivou essa tragédia.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Polícia Sat, 16 Jun 2018 07:49:52 -0300
Objetivo/Illic/Smel busca reabilitação na APV https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130560-objetivo-illic-smel-busca-reabilitacao-na-apv https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130560-objetivo-illic-smel-busca-reabilitacao-na-apv Objetivo/Illic/Smel busca reabilitação na APV

A derrota por 3 sets a 0 na estreia, para Limeira, faz parte do passado. Várias lições foram assimiladas pelas atletas do Objetivo/Illic/Smel e para o segundo compromisso pela fase de classificação do Campeonato da Associação Pró Voleibol (APV), a meta é a vitória.

O jogo acontece hoje (16), a partir das 19h, no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Santa Felícia, encara o Vôlei Mais, de Araraquara.

A equipe adulta são-carlense, orientada pelo técnico Zé Sérgio, intensificou os treinos e não quer repetir os erros. A afirmação é unânime ao afirmar que a preparação foi boa. Contudo estão cientes que o adversário é difícil, mas somente um resultado positivo é aceito.

“Após a derrota fora de casa, precisamos de um bom resultado. O adversário é de muita qualidade técnica, mas temos que nos preparar bem e aproveitar o fato de jogar em nosso ginásio e fazer uma boa partida”, analisou Zé Sérgio.

O treinador afirmou que o Objetivo/Illic/Smel está bem estruturada tecnicamente e emocionalmente. “Mas sabemos da dificuldade que vamos ter contra um adversário forte e qualificado. Trabalhamos para chegar entre os primeiros colocados e brigar pelo título. Mas estamos cientes que a APV tem adversários fortes. Temos que entrar focados para as partidas em casa e fazermos os resultados positivos para que possamos chegar entre os quatro primeiros e estar na final da série ouro”, finalizou Zé Sérgio.

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Esporte Sat, 16 Jun 2018 07:48:34 -0300
Sub-15 e Sub-17 do São Carlos recebem o Rio Claro https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130559-sub-15-e-sub-17-do-sao-carlos-recebem-o-rio-claro https://www.jornalpp.com.br/esporte/item/130559-sub-15-e-sub-17-do-sao-carlos-recebem-o-rio-claro Sub-15 e Sub-17 do São Carlos recebem o Rio Claro

 

Após folgar na última rodada, as equipes Sub-15 e Sub-17 do São Carlos Futebol Clube retornam a campo na manhã de hoje (16) para enfrentarem o Rio Claro, no Estádio Municipal “Professor Luís Augusto de Oliveira – Luisão”, em partidas válidas pela 11ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

 A partir das 9 horas, o Sub-15 são-carlense luta por uma vitória para seguir com chances de classificação. Na sexta posição com 5 pontos a Águia da Central tem confronto direito para se aproximar da zona de classificação. O Rio Claro é o terceiro com 13 pontos e um triunfo da equipe de Marcus Vinícius diminuiria a distância do adversário, que ainda terá que folgar no segundo turno.

 Já às 11 horas será a vez do Sub-17 treinado por Julimar Francisco entrar em campo. Com a conquista da primeira vitória e a folga para poder trabalhar sua equipe, o técnico são-carlense crê em boa atuação de seus atletas. Nesta categoria o São Carlos é o sétimo com 3 pontos enquanto o Rio Claro é o quarto com 9 pontos.

 

Veja os jogos da rodada do grupo 4 e a classificação:

 

Guarani x XV de Piracicaba

Independente x Rio Branco

São Carlos x Rio Claro

 

Sub-15:

1º Guarani – 22 pts

2º XV de Piracicaba – 17 pts

3º Rio Claro – 13 pts

4º União Barbarense – 12 pts

5º Rio Branco – 7 pts

6º São Carlos – 5 pts

7º Independente – 2 pts

 

Sub-17:

1º União Barbarense – 21 pts

2º XV de Piracicaba – 18 pts

3º Guarani – 17 pts

4º Rio Branco – 9 pts

5º Independente – 8 pts

6º Rio Claro – 6 pts

7º São Carlos – 3 pts

 

]]>
mobile@jornalpp.com.br (DA REDAÇÃO) Esporte Sat, 16 Jun 2018 07:47:56 -0300