26 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Quando a vacina da COVID-19 chega a São Carlos?

Quando a vacina da COVID-19 chega a São Carlos?

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos ainda não tem definição da data que o Estado irá entregar as doses da vacina contra o coronavírus.

18/01/2021 12h27 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Quando a vacina da COVID-19 chega a São Carlos?

O Primeira Página apurou sobre a data de vacinação e de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, o governo do Estado só liberou para o interior, até esse momento, a vacina da COVID-19 para os Hospitais das Clínicas de Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto, Marília e o Hospital de Base de São José do Rio Preto.

No total, cerca de 60 mil profissionais que atuam nesses hospitais serão imunizados contra a COVID-19 com a vacina do Instituto Butantan.

As informações sobre quando as doses de São Carlos serão enviadas, até esse momento, não tem definição. O número de doses que a cidade irá receber no primeiro lote ainda é uma incógnita para a Vigilância Epidemiológica.

Contudo, às 14h30 o governador João Doria (PSDB) fará uma entrevista coletiva, na qual serão anunciadas outras informações sobre o envio dos lotes de vacinas às cidades paulistas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Carlos, a cidade está entre os mais de 200 municípios paulistas que contam com estrutura de câmara refrigerada e vão receber diretamente do governo do Estado as doses.

O fluxo se difere da praxe de outras vacinas, na qual as doses são enviadas para ao Departamento Regional de Saúde (DRS III), em Araraquara e lá eram feitas as distribuições para as cidades da regional.

São Carlos tem perto de 10 mil profissionais de saúde e aproximadamente 33 mil idosos acima de 60 anos, que buscaram em 2020 as unidades de saúde de São Carlos para vacinar-se contra o vírus da gripe (Influenza) e é sobre esse número de aproximadamente 43 mil pessoas que a Vigilância Epidemiológica trabalha para imunizar contra o COVID-19 o grupo prioritário em São Carlos.

O Governo de São Paulo lançou no domingo (17) no cadastro para agilizar a campanha de vacinação contra o COVID-19 no estado.

Nele, todas as pessoas aptas a receber a vacina do Butantan podem fazer um pré-cadastro. Nesta primeira etapa, o grupo prioritário é formado por profissionais de saúde e indígenas.

O pré-cadastro não é um agendamento, mas vai garantir um atendimento mais rápido nos locais de vacinação e evitar a formação de aglomerações. O fornecimento das informações é opcional, mas a participação de cada um vai ajudar toda a sociedade.

Quem não conseguir fazer o pré-cadastro, não precisa se preocupar, pois a vacinação também será feita sem ele. Apenas será necessário fazer o cadastro completo na unidade de vacinação. A maior parte dos profissionais de saúde vai receber a vacina nos seus locais de trabalho.

Leia ainda!

Anvisa aprova, por unanimidade, uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford

São Carlos prevê vacinar 43 mil pessoas até 1º de março

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x